domingo, 23 de maio de 2021

Palmas 32 anos: Caminhando para um futuro de novas experiências no turismo

Palmas está entre as dez capitais escolhidas pelo Ministério do Turismo para integrar o projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes

Avenida JK, vista do Palácio Araguaia. Foto: Edu Fortes

Em 32 anos de história, a Capital mais nova do país já se estabeleceu como um marco turístico, desde o centro geodésico do Brasil rodeado de construções altivas e do próprio Palácio Araguaia, até as mais belas cachoeiras, acompanhadas de trilhas e atividades eco esportivas. Palmas foi projetada para receber grandes centros comerciais ao mesmo passo que oferece a beleza exuberante da serra e do lago.

Mesmo nova, a cidade de Palmas está entre as dez capitais escolhidas pelo Ministério do Turismo para integrar o projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), uma iniciativa inédita no Brasil, que busca preparar os municípios para ofertar experiências inovadoras aos visitantes e promover melhorias da gestão e dos níveis de competitividade turística.

Com a implantação deste projeto, a cidade vai oferecer aos seus visitantes produtos e experiências inovadoras e de qualidade, tendo como base a estruturação e a convergência de cinco pilares: governança; inovação; tecnologia; sustentabilidade; e acessibilidade.

No caminho para consolidação de Palmas como um Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) está sendo elaborada pela equipe técnica da Prefeitura Palmas um portal totalmente voltado para a promoção e divulgação da cidade. Trata-se de uma plataforma chancelada pelo Ministério do Turismo (MTur) para a gestão e divulgação do turismo na Capital, que servirá como meio de promoção turística de Palmas, ou seja, uma vitrine online dos atrativos turísticos.

A ferramenta permitirá atualizar informações online, com foco na interatividade para os turistas de diversas localidades. Entre os principais benefícios estão o sistema simples e intuitivo, com boa navegabilidade e acesso facilitado por diversos tipos de equipamentos eletrônicos, que agregará de forma organizada informações turísticas do município, gerando dados estatísticos importantes para melhor gerir o setor.

DestinoTaquaruçu

Taquaruçu Grande, Cachoeira das Raízes. Foto: Regiane Rocha

O distrito de Taquaruçu, que fica cerca de 30 km de Palmas, vem se destacando no ecoturismo e o turismo de aventura. Além de proporcionar aos visitantes confortáveis pousadas, onde poderão aproveitar para conhecer cachoeiras, trilhas ecológicas, fazendas restaurantes, também se destaca nos eventos, como o Festival Gastronômico de Taquaruçu (que este ano chega a sua 15° Edição), Festival de Circo de Taquaruçu, Festival da Colheita da Jabuticaba, dentre outros.

Para deixar um local que proporcione melhor infraestrutura para receber eventos, este ano Taquaruçu vai ser contemplado com duas grandes obras destinadas para a realização de eventos no distrito. Serão mais de dois milhões destinados à construção do Centro de Cultura e Arte de Taquaruçu (CCA) e Centro de Comercialização de Produtos Turísticos (CCPT).

O CCA conta com auditório de 290m2, com capacidade para 240 cadeiras, e 50m2 de módulo aberto para eventos, com palco, rampas e área de circulação, além de área administrativa. Já o CCPT terá 5.500m2 e contará com tendas, mesas, espaços para circulação e paisagismo.

Palmas, um cartão postal

Com tantas belezas arquitetônicas e naturais, Palmas é fonte de grande inspiração de fotógrafos profissionais e amadores, que por meio de suas lentes criativas, captam a sutileza dos detalhes de cada canto da cidade. Para estimular a criatividade destes profissionais e divulgar a cidade por meio da fotografia, a Agtur realizará ainda este ano, o III concurso cultural ‘Minha Foto, Um Postal’.

Além das suas belezas, Palmas também é uma cidade com boa infraestrutura, organizada, e tem um grande potencial turísticos. “Temos um trade turístico organizado, com bons hotéis, restaurantes, e receptivo, que estão preparados para receber nossos turistas, além da infraestrutura que a cidade oferece, por isso, o foco agora é dar continuidade a todos esses serviços que já estão em andamentos e trazer a cidade para uma plataforma online que possa facilitar o acesso dos turistas a tudo que temos de bom na cidade”, ressaltou o presidente da Agtur, Márcio Neres.

Fonte: Dicom Prefeitura de Palmas/TO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário