segunda-feira, 17 de maio de 2021

5ª edição do Fiacult recebe inscrições de filmes

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sergio Moreira


Além da grande final, realizada em todas as edições com mostras dos filmes, os vídeos inscritos no Fiacult são disponibilizados no site fiacult.com e nas redes sociais

A 5ª edição do FIACULT (Festival Internacional de Audiovisuais do Comércio, Cultura, Esporte e Turismo), já conta com produções inscritas no site, pois as inscrições já estão abertas.  São filmes institucionais e corporativos de curta metragem, publicitários ou informativos. 

Os filmes já inscritos no Fiacult são: Córdoba Mágica, Toledo e Afonso X, Awesome, Chilean Patagonia, São Francisco do Sul (SC), a mais bela cidade histórica do Brasil e do Hotel Renar, que fez 39 Anos. Os vídeos podem ser assistidos no site https://fiacult.com/videos-2017-2018/filmes-2020-2021/ ou nas redes sociais do evento.

Nesta 5ª edição do Fiacult será realizada com mostras online e presenciais, com premiações previstas para final de 2021, nos dias 02 e 03 de dezembro. O evento conta com um longo período de interação com o público e divulgação dos vídeos em sites, jornais, revistas, blogues e redes sociais, mídias espontâneas e nas mostras de turismo realizadas até a data final do evento.

As belezas da Patagônia Chilena podem ser conferidas no filme Awesome, Chilean Patagonia. O Vídeo promocional traz de forma incrível uma “viagem” sobre o destino, com a direção de Juan Eduardo Ossa, um dos finalistas e campeão em Festivais Internacionais de Turismo.

O filme espanhol, Toledo e Afonso X, da Produtora Readmore Basic, será divulgado pelo mundo nos grandes festivais de cinema também. A produção faz parte das próximas comemorações, em 2021, do VIII aniversário do nascimento de Alfonso X, rei de Castela, chamado "os Sábios" em Toledo, cidade Patrimônio Mundial da UNESCO.  O filme mostra cenas de Toledo com imagens de uma energia extraordinária, em movimentos combinados com músicas, tornando-se uma história emocionante.

O filme Córdoba Mágica transmite a memória de uma viagem a Córdoba que deixa intrigantes recordações em diferentes pessoas, de variadas raízes culturais; em uma linguagem íntima e emocional, destinada a fazer com que os espectadores compartilhem esse sentimento. O objetivo é provocar o desejo de conhecer Córdoba através da empatia emocional alcançada, mostrando o que parece ser uma coleção de memórias pessoais e íntimas da viagem. O filme é do Conselho Provincial de Turismo de Córdoba e Radmore. 

A produção São Francisco do Sul - SC, a mais bela cidade histórica do Brasil traz as belezas naturais, sendo a terceira cidade mais antiga do Brasil, descoberta em 1504.  São Chico tem o charme dos casarios em estilo colonial português, além de suas praias, a Mata Atlântica é preservada e demonstra a Baía de Babitonga, que encantam os milhares turistas. O filme narra com amor e exatidão as histórias através do tempo, nas construções e cultura local.

O filme do Hotel Renar 39 anos traz este conceito considerado um dos principais atrativos de Friburgo (SC). A cidade que é conhecida como a terra das maçãs, fica localizada no meio-oeste de Santa Catarina. É um Hotel com vistas privilegiadas e com bons atrativos de lazer e descanso, oferecendo experiências únicas quando o assunto é hospedagem. Luxo, glamour, conforto e aconchego é um dos fortes temas no audiovisual que o descreve e demonstra o que realmente alguém pode sentir.

Inscrições de audiovisuais na 5ª edição do Fiacult


Os interessados em inscrever seus filmes no Fiacult deverão acessar o site do Fiacult.com ou clicar em https://fiacult.com/categoria-produto/inscricoes/. Para proposta de empresas e órgãos para apoio ao evento deverão solicitar a proposta pelo e-mail: contatofiacult@gmail.com.

As produções podem englobar o turismo desde: cultural, social, econômico, recreativo, religioso, esportivo, moda, gastronômico, hoteleiro, empresarial, naval e aéreo, sustentabilidade, ecologia. O evento reúne diversas produções audiovisuais do Brasil e do exterior, em diferentes categorias com produções profissionais, amadores e estudantes, nacionais e internacionais, qualquer setor e área que desejar divulgar seus produtos e serviços com ampla visualização.

Exibições e divulgações dos filmes online e mostra



Teatro onde realiza a premiação

Além da grande final, realizada em todas as edições com mostras dos filmes, os vídeos inscritos no Fiacult são disponibilizados no site fiacult.com para votação e nas redes sociais como Youtube, Facebook, Instagram, twitter e Linkedin para visualizações e divulgação até a data final do evento.  Os vídeos na página do Fiacult no You Tube já somam mais de 800 mil visualizações e mais de 3 milhões de impressões.

O Fiacult vem sendo realizado desde 2014, sendo sua primeira edição, a segunda em 2015, com exibições e premiações e Mostras de Filmes em Florianópolis (SC). Desde 2016, a 3ª edição do Fiacult, que contou com mostras de filmes, exibições online, jantar de gala e premiações, sucederam em Castelfranco – Itália, na região do Vêneto, no famoso teatro Acadêmico.  Em setembro de 2017, a 4ª Edição do Fiacult, que passou então a ser realizado uma vez a cada dois anos, teve sua grande final no dia 21 de março de 2018 em Roma, no Teatro Santa Chiara, no centro de Roma (Piazza di Santa Chiara, 14), ao lado da Piazza Navona. A Edição 2020/2021 promete muito, será realizada a mostra no Brasil, a entrega da grande premiação nos dias 02 e 03 de dezembro em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena 



Em 2021, o Tiradentes em Cena foi atravessado pelo desejo de afetar. A temática proposta pela Mostra traz para o palco virtual os novos processos do fazer teatral, os universos simbólicos, novas linguagens e ferramentas, a expressão, a reinvenção, os novos territórios. Tudo passará pelo afeto e como ele nos torna mais humanos, assim como a arte, que atravessa e expande as pessoas.

A atriz e poeta Elisa Lucinda é a homenageada deste ano e abrirá a mostra numa apresentação ao vivo pelo Instagram. Elisa também apresentará o espetáculo "A paixão segundo Adélia Prado" no canal do Youtube e encerra o festival com o recital inédito na Boca da Palavra construído dramaturgicamente através do mergulho poético da sua obra, fará essa live com sua parceria e atriz Geovana Pires.

Assim como nos anos anteriores, o Tiradentes em Cena mantém sua característica de oferecer ao público um leque variado de gêneros, desta vez num formato inédito tanto para quem está fazendo quanto para quem está assistindo. Encontros virtuais, seminários, rodas de conversa e oficinas darão um panorama atual do cenário cultural.

A internacionalização da mostra é mais um sonho que começa a ser concretizado primeiro no campo virtual. Esse desejo surge da necessidade de criar um pólo de intercâmbio e difusão de obras e grupos. Em parceria com a atriz, diretora e coordenadora do Corredor Latinoamericano de Teatro, Carolina Correa, viabilizaremos dois espetáculos e um roda de conversa com artistas de outros países.

De Buenos Aires vem o espetáculo “Devil”, dirigido por Sergio Albornoz e que conta histórias de violência na vida de cinco mulheres. Já o espetáculo espanhol “No Fi”, dirigido pelo argentino Mauro Molina, aborda as questões atuais da sociedade. Também acontece um bate papo sobre os possíveis caminhos e desafios da internalização das Artes Cênicas nos festivais brasileiros.

"Desde nova lutei e sonhei por uma maior integração cultural entre os países da América Latina. É comum escutar que o Brasil está de costas para os outros países latinos ignorando suas culturas e histórias que, afinal, nos pertencem também. Apesar da globalização, as culturas não se comunicam tanto quanto poderiam", expõe Carolina Correa, parceira da Mostra e coordenadora da residência artística do Tiradentes em Cena.

A diversidade de apresentações e o intercâmbio entre artistas sempre fizeram parte do Tiradentes em Cena e este ano não será diferente.

O Festival Cenas Curtas, realizado em parceria com o espaço de criação OAndarDeBaixo, continuará toda on-line e voltada para experimentação desse campo artístico no qual teatro e audiovisual se entrelaçam, criando poéticas tecnológicas.

Uma comissão formada por profissionais das artes cênicas e visuais selecionarão dez propostas que serão exibidas no canal do Youtube do Tiradentes em Cena. O público irá escolher três delas para serem premiadas com valor em dinheiro e destaque na plataforma.

O Campus Cultural DAC - UFMG em Tiradentes segue como parceiro de mais uma edição da Mostra. Esse ano ele apoia o Seminário “Modos de Produção e Gestão Cultural”, com organização Professora Heloisa Marina (EBA – UFMG), nomes como Daniele Sampaio (Sim! Cultura/Campinas), Sérvulo Matias (EntreVista/secretário de Cultura de Tiradentes), Felipe de Assis (FIAC\Bahia), Andrea (Segunda Preta/BH), Tina Dias (Grupo Arma Trux/BH), Juliano Pereira (Teatro da Pedra/SJDR), entre outros estarão presente na mesa.

Outra novidade é a residência artística de Criação Autoficcional Sensorial, com a diretora e atriz Carolina Correa coordenando as criações de quatro atrizes da região das vertentes.

Ampliando ainda mais esse encontro, teremos na programação do festival a MUND’AUMA, da Gira Auto ficcional – Grupa de Investigação e Reflexão em Arte. Esta mostra é composta por criações artísticas elaboradas pelas residentes da edição GIRA 2020/2021.

Serão apresentadas elaborações audiovisuais – vídeo-artes e documentários, foto performances e gravações de textos inéditos. Intitulada como MUND’AUMA, a mostra traz como temática a relação em constante trânsito que se estabelece entre MUNDO e ALMA - explica, Fabricio Trindade, Coordenador do GIRA - Grupo de Investigação e Reflexão em Arte, do Produção e Memória Projeto de Extensão do Teatro Universitário.

Continuando a parceria com o Sesc Minas, o Ciclo de Capacitação Sesc Tiradentes em Cena traz rodas de conversa, workshop e oficina. Nele serão abordados temas atuais como: a cultura e o turismo em tempos de isolamento social, as cenas curtas e o microteatro nas plataformas virtuais, workshop gestão cultural de mostras/festivais em tempos de pandemia e escrita criativa em isolamento social.

Compõem esse encontro nomes como: Marco Túlio Zerlotini (La Movida Microteatro) Chico Pelúcio (Cenas Curtas/Galpão Cine Horto), as artistas e gestoras Layane Holanda e Soraya Portela (idealizadoras e diretoras do Canteiro e do Festival Trisca), Nieve Matos (mestra em Artes Cênicas, História e crítica Teatra), Fernanda Fonseca (Bacharel em Turismo pela UNA, MBA em Gestão de Projetos pela UNA, mestrado em Desenvolvimento Turístico pela Universidade de Reims, na França), entre outros nomes. A ideia é levantar discussões que se enquadram no momento atual, propostas colaborativas e formas possíveis de criação.

- O Sesc em Minas tem um enorme prazer, em, mais uma vez, ser parceiro cultural da Mostra de Teatro Tiradentes em Cena. Mesmo em formato on-line, o evento conseguiu manter sua agenda ampla e plural. E, com o público participando de dentro de suas casas, será, ainda assim, capaz de conectar milhares de pessoas, pontos de vistas e uma enorme diversidade cultural. Acreditamos na Cultura como um setor fundamental que mobiliza ampla cadeia produtiva e criativa, e na potência do setor como vetor essencial de transformação social. Arte, entretenimento, reflexão é o que a cultura proporciona, como um impulso permanente para a melhoria da qualidade de vida da população - destaca Janaína Cunha, gerente de Cultura do Sesc em Minas”.

A programação da nona edição da mostra vem recheada de mais de 20 espetáculos dos mais variados gêneros. As apresentações acontecerão em diferentes plataformas, promovendo uma experiência virtual diversa e plural. O público poderá conhecer a atual produção brasileira de onde ele estiver, sendo esta uma das vantagens do formato digital.

Teremos duas estreias: uma do grupo Corpo Coletivo (Juiz de Fora), com a peça "Listas, números, assuntos inacabados" e "Fragmentos Possíveis" (São Paulo) com texto/direção de Gabriela Mellão e atuação de Clovys Tôrres e Eucir de Souza.

O “teatro-web” veio mesmo para ficar e evoluir. Sendo assim, escolhemos algumas cenas que terão destaque no Tiradentes em Cena como:

"CLÃ_DESTIN@: Uma viagem cênico-cibernética", da cia ClownsdeShakespeare de Natal; "Vaca", de Bruna Betito, que fala sobre transfobia, machismo, misoginia e amor. Sucesso na internet durante a pandemia, Silvero Pereira apresentará o comentado espetáculo "Bixa Viado Frango", com direito a bate papo com os internautas, e "Manual para náufragos", de Londrina, que cruza elementos do teatro e do cinema.

A Mostra de Teatro Tiradentes em Cena é realizada com a parceria cultural SESC em Minas, Campus Cultural UFMG e Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, parceria de internacionalização Corredor Latinoamericano de Teatro, promoção cultural Jornal O Tempo Rádio Super 91.7 FM, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal através da Lei Aldir Blanc.

Web: www.tiradentesemcena.com.br    Instagram: @tiradentesemcena  Youtube: youtube.com/tiradentesemcena   Twitter: @Tiradentes_Cena

Facebook: tiradentesemcena

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sergio Moreira @sergiomoreira63 informações sergio51moreira@bol.com.br




 





Nenhum comentário:

Postar um comentário