sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Rota Amazônica, um projeto para fortalecer o turismo na Região Norte

Em entrevista exclusiva ao blog, o superintendente do Sebrae-TO, Moisés Gomes, falou sobre o projeto Rota Amazônica e anunciou que o mesmo  será divulgado na Expo Dubai 2022, durante a Semana da Amazônia. O projeto está sendo elaborado pelos Sebraes da Região Norte

"É uma tendência hoje o turista procurar atrativos em ambiente outdoor", diz Moisés Gomes. Crédito: melhorviagemlp.com

Segundo Moisés Gomes, o projeto Rota Amazônica nasceu da percepção de que hoje, no mundo pós pandemia, as pessoas cada dia mais vão buscar o turismo a céu aberto, o turismo out door, em que a beleza natural é valorizada e, sobretudo, a possibilidade de não estar aglomerado em espaços fechados.

“Nós percebemos”, disse Moisés, “que no Brasil esses espaços interiores ainda são pouco conhecidos lá fora, em que pese termos o Jalapão no ¨Tocantins, que é uma estrela do turismo brasileiro, já conhecido no exterior. Temos outras regiões na Amazônia, como Alter do Chão, no Pará, a Chapada das Mesas, no Maranhão, que são espaços já conhecidos. Mas esses espaços ainda não são integrados em uma única rota”.

O superintendente esclareceu que a Rota Amazônica, em um trabalho que está sendo desenvolvido pelos Sebraes da Região Norte (que vai envolver os governos estaduais, através de suas estruturas de turismo), quer levar esse conceito de rota unindo os atrativos já conhecidos do público no Brasil e alguns também no exterior, para os grandes operadores de turismo mundial.

Em nível mundial, os operadores são poucos, concentram um grande fluxo de turistas e descentralizam os produtos turísticos já elaborados para as agências do mundo todo. “Com isso, pretendemos focar a parte de divulgação em conjunto, que é a Amazônia, um nome forte lá fora e que está atrelada a essa nova busca por turismo mais sustentável, por turismo ligado ao meio ambiente”, reforçou Moisés Gomes.

Moisés disse que o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional estarão envolvidos no projeto, articulando em nível nacional. “Os grandes financiamentos acabam vindo dessas estruturas. Estamos falando de pesquisa de opinião internacional, para entender a vontade do turista que virá ao Brasil. A gente precisa entender o que eles buscam em uma viagem desse tipo, para se preparar melhor para eles. Isso envolve, por exemplo, uma estrutura de comunicação unificada e de grande porte que vai envolver certamente o Sebrae Nacional, o Governo Federal, através da Embratur e do Ministério do Turismo”, pontuou.

O superintendente do Sebrae Tocantins disse ainda que, na estratégia de venda desse produto, serão feitas algumas viagens esporádicas para tratar com os operadores internacionais. As grandes feiras internacionais, como a Expo Dubai 2022, que ocorre em março deste ano, são as portas mais fáceis de serem acessadas para vender os grandes projetos em nível mundial.

O Sebrae Tocantins estará lá, revelou Moisés Gomes. Na primeira quinzena de março deste ano, junto com os demais Sebraes da Região Norte, uma comissão técnica do Sebrae Tocantins estará na Expo Dubai para divulgar o projeto. “Nessa época vai ocorrer a Semana da Amazônia.  Nada melhor do que levar esse produto para ser apresentado ao mundo num espaço tão privilegiado quanto aquele”, anima-se Moisés.

Segundo ele, esse é um projeto que envolver a economia do Estado como um todo. “Esse é um projeto de muitas mãos. Além do Sebrae, temos a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur), da Fecomércio, onde todo o trade tem assento... todo o Sistema S, cada um na sua alçada, vai ter envolvido nesse projeto. Não temos como falar de gastronomia, de preparação da gastronomia, sem envolver o Senac. Não temos como falar de venda de artesanato, de peças de souvernirs, sem envolver a indústria”, detalhou.

“O Cetur deve ser utilizado como um grande centro das discussões do projeto Rota Amazônica, porque ali conseguimos sentar à mesa com todas essas instituições. Vamos dedicar a atuação do Sebrae internamente, para preparar nossas micros e pequenas empresas para o fluxo que virá de um projeto muito maior, que faz parte de um conceito maior de rota. E vamos focar o nosso esforço para preparar bem os nossos empresários para receber essas pessoas”, finalizou.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário