quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Destinos de natureza brasileiros têm recorde de visitação em 2021

Parque Estadual do Jalapão (TO) e Bonito (MS) registraram bons números no último ano

Parque Estadual do Jalapão teve o maior número de visitantes dos últimos 7 anos. Crédito: Manoel Júnior

Após um ano de retomada gradual das atividades turísticas, alguns destinos de natureza do país registraram recorde de visitação em 2021. É o caso do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, que recebeu mais de 55 mil visitantes, o maior número desde 2014.

Outro local que apresentou bons índices foi Bonito, em Mato Grosso do Sul. A cidade registrou mais de 205 mil visitantes e teve, em 2021, o seu melhor ano em número de visitações nos atrativos.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a alta procura por destinos de natureza é uma tendência mundial que o Brasil deve aproveitar, visto toda a sua potencialidade. “Nós temos um país com belezas naturais ímpares e com locais para turista nenhum botar defeito. E é para isso que temos trabalhado, destinando ações de promoção e de investimentos para que esses números possam ser cada vez maiores e que, ano após ano, possamos ver esses recordes em nossas unidades naturais”, destacou.

No ano passado, o Ministério do Turismo lançou a campanha promocional “Turismo em Natureza”, que buscava reposicionar o país no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças retrataram a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro.

Na última semana, outra campanha foi lançada pela Pasta, desta vez, com foco nas ações já desenvolvidas em benefício do setor turístico e que buscam promover um ambiente mais seguro para a retomada das atividades turísticas no país.

Além das campanhas, o Ministério do Turismo vem trabalhando na concessão de parques nacionais e na implementação da RedeTrilhas, iniciativas conjuntas com o Ministério do Meio Ambiente, que garantirão infraestrutura adequada para a visitação turística, de forma sustentável, já que os investimentos e as ações provenientes destas medidas aprimorarão a conservação das unidades do país.

DADOS DO BRASIL 

  

O Turismo de Natureza foi responsável por motivar a viagem de 18,6% dos turistas internacionais, em 2019, registrando o maior índice dos últimos cinco anos. No mesmo ano, o IBGE apontou que cerca de 1,5 milhão de turistas brasileiros viajaram dentro do país motivados pela aventura e natureza, o que representa 26% das viagens realizadas a lazer. Entre os destinos mais procurados, atualmente, para Turismo em Natureza estão: Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Angra dos Reis (RJ) e Florianópolis (SC).


Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário