sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Paulo Albuquerque encerra as apresentações de outubro do Aperitivo Sonoro do Sesc


O cantor e compositor radicado em Gurupi encerra Aperitivo Sonoro do Sesc em outubro nesta sexta, 29. O espetáculo será totalmente autoral e de forma online, das 19h30 às 20h30, nos canais do Sesc Tocantins no Youtube (SescTO) e Facebook: www.facebook.com/sescto. Informações pelo email cultura@sescto.com.br ou pelo telefone (63) 3212-9949.

O Aperitivo Sonoro do Sesc é um projeto que busca oferecer à população o acesso gratuito à boa música popular brasileira, por meio de um rodízio entre músicos de Palmas e de outras cidades do Estado e do país. Antes da pandemia as apresentações eram ao vivo na unidade Tênis Sesc, que fica no Jardim Aureny III. Agora vai ser de forma online nos canais do Sesc Tocantins no Youtube (SescTO) e Facebook: www.facebook.com/sescto.

Paulo Albuquerque

Compositor e cantor, tem 58 anos e mora em Gurupi. Desde que chegou ao Tocantins, além das atividades que sempre desenvolveu como advogado, jornalista e professor, participou de dezenas de festivais de música tanto no Tocantins como em outros estados, tendo gravado canções como Cantos do Tocantins, entre outras coletâneas.

Em 2.000 lançou o CD Em Tempo, com 12 canções inéditas. Desde então, sistematicamente, compõe e produz músicas lançadas periodicamente em suas redes sociais, inclusive em serviços de streaming digital, tais como Spotify e Deezer. Paulo é pesquisador da identidade tocantinense, tendo lançado recentemente o livro Cantos em Si, onde analisa narrativas de seis artistas do Estado em 24 canções.

No Aperitivo Sonoro do Sesc, Paulo irá apresentar o show Em Tempo, que revela as várias fases do compositor. Letrista e melodista, é dono de interpretações suaves; um soprano, que mostra neste trabalho a pluralidade de influências músicas que recebeu durante toda a sua trajetória como artista, iniciada no Rio Grande do Sul em 1980 e que tem prosseguimento no Tocantins, desde 1989 até os dias atuais.

No repertório estão músicas como a que dá título ao show, (Em tempo), composta em parceria com Gilson Cavalcante. Esta canção data do final da década de 90, trata-se da migração das pessoas do interior do Tocantins para a jovem capital do Estado.

Já a música Quebradeiras de Coco é o resultado de uma parceria com o poeta e escritor Paulo Aires Marinho. Nesta obra, os autores juntam letra e melodia para se pronunciar sobre um tema político-social muito relevante vivido especialmente pelas populações da região Norte do Estado.

Não Vivo Mais em Mim é uma das finalistas do Festival Cantos do Tocantins; foi composta juntamente com o poeta Reneu do Amaral Berni. Os autores dão voz aos Javaé, povo nativo da Iha do Bananal, que no confronto diário com a cultura do ‘povo conquistador’ se vê no papel de coadjuvante e com suas identidades ofuscadas.

Céu da Boca é uma parceria com Chico Chokolate. Mais recente, esta canção, um baião estilizado, traz numa abordagem leve o romantismo dos compositores. Na Mesma Levada Está Olhe Pra Mim, que foi produzida em parceria com Ronaldo Teixeira e Antonio Roveroni. Letra fácil, poética e contemporânea, ganhou vida em uma melodia limpa e de compreensão fácil.

Filhos De Um Solo Só, tem a roupagem dos festivais: a letra consiste em um refrão que marca presença. Esta foi feita em parceria com o premiadíssimo Genésio Tocantins, e ficou em segundo lugar no GuruFestival, realizado em Gurupi em 2019.

O show tem a direção musical de Chico Chokolate e a participação dos instrumentistas Dito Albuquerque (violão e viola), Tarcisio Ranhel (percussão) e Moisés Ribeiro Netto (flauta e teclado).

Fonte: Ascom Sesc Tocantins


Nenhum comentário:

Postar um comentário