sábado, 30 de outubro de 2021

Inscrições para o Programa Inova Amazônia encerram na terça, 2

Ação do Sebrae visa impulsionar o mercado de bionegócios no país


Pesquisadores, empreendedores, empresários ou donos de startups no ramo de produtos ou serviços de bioeconomia devem ficar atentos ao Programa Inova Amazônia, lançado pelo Sebrae com o objetivo de incentivar e impulsionar o mercado de bionegócios sustentáveis.

As inscrições vão até terça-feira (2), e podem ser feitas aqui. O objetivo desta fase é a seleção de até 50 projetos por Estado, que receberão capacitação on-line durante dois meses. 

O programa oferta mentorias e capacitações, com uma bolsa de até R$ 72 mil para serem aplicadas conforme o plano de negócios a ser desenvolvido com apoio do Sebrae e, assim, desenvolver todo o seu potencial inovador. “Como o próprio nome do programa diz, quem pretende inovar, fazer algo diferente para alcançar mais mercado, seja com a adequação do seu produto, ou uma nova embalagem, algo que surgiu a partir de uma nova ideia, deve se inscrever no programa. Até o plano de aplicação dos recursos da bolsa, o participante terá mentoria do Sebrae”, explicou Rogério Maracaípe, analista e consultor do Sebrae no Tocantins.

O Inova Amazônia é uma estratégia focada em fomentar e que tem como premissa a exploração e o uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia. O programa tem a meta de gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, aproveitando os temas atuais como consumo consciente e cuidados com a saúde e o meio ambiente alimentam uma demanda crescente por produtos e serviços sustentáveis.

O gerente do Sebrae, Wolney Nóbrega, afirma que a idealização do Inova tem como base, dados que apontam que cerca de 20% da biodiversidade mundial está no Brasil e grande parte na Amazônia, pois as "vocações e potenciais de cada um desses biomas, foram estudadas para construir soluções para que essa riqueza possa gerar desenvolvimento econômico e sustentável”.

Os projetos podem contemplar aporte de recursos financeiros, em benefício de pessoa física, que não importe contraprestação de serviços, destinado à capacitação de recursos humanos ou à execução de projetos de pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento de produto ou processo e às atividades de extensão, proteção da propriedade intelectual e de transferência de tecnologia.

Serão apoiados projetos inovadores que partam da preservação, conservação ou utilização sustentável de recursos naturais da Amazônia Legal, e que tenham suas soluções aplicadas às seguintes áreas: Alimentos; Agricultura; Aquicultura e Pesca; Bebidas; Biocombustíveis; Bioenergia; Bioplásticos e Embalagens; Casa e construção; Ecodesign; Ecoturismo; Farmoquímico e Farmacêutico; Fitoterápicos e Nutracêuticos; Florestas; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; Indústria Têxtil e Moda; Química e Novos Materiais; e Tecnologia da Informação e Logística aplicadas aos segmentos de Bioeconomia. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário