sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Natal Luz em Gramado

Coluna Minas Turismo Gerais, jornalista Sérgio Moreira


Ruas de Gramado decoradas para o Natal Luz

As ruas de Gramado, na Serra Gaúcha já estão sendo decoradas para o tradicional Natal Luz. Quem transita pelas ruas da cidade já encontra alguns elementos da decoração do 36° Natal Luz de Gramado. Em locais estratégicos estão sendo colocadas a decoração do evento que é amparada na sustentabilidade, memória afetiva e ludicidade. O trabalho deve ser concluído até 28 de outubro, quando um Concerto no Lago Joaquina Rita Bier dará abertura ao evento que se encerra em 30 de janeiro de 2022.


Fotos – Cleiton Thiele

Algumas peças decorativas já estão sendo colocadas em rótulas da Rua São Pedro, da Avenida das Hortênsias, praça Major Nicoletti e no Lago Negro, onde nunca teve decoração.

Cerca de 3 mil empregos diretos serão gerados na edição deste ano. São diferentes profissionais que recebem uma oportunidade com os espetáculos.

A decoração deve remeter os visitantes às primeiras edições do evento. Em torno de 80% dos elementos decorativos estão sendo reaproveitados de edições anteriores, não só por questão de economicidade e sustentabilidade, mas pelos efeitos visuais que eles proporcionam. É uma repaginação de elementos cenográficos marcantes que remetem ao passado e à infância das pessoas. “A proposta é que o visitante encontre uma cidade aconchegante e cheia de novidades, proporcionando um Natal de renovação e fé”, destaca Neka Pante.

Basílica São Pedro, centro de Gramado

Passaporte de vacinação e protocolos

O Governo do Estado determinou que será necessário exigir o passaporte de vacinação para o acesso aos espetáculos e atrações do 36º Natal Luz de Gramado.

Além do comprovante vacinal, que pode ser físico ou eletrônico, o uso de máscara continua obrigatório, assim como a disponibilidade de álcool gel e distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

O 36º Natal Luz de Gramado tem a apresentação oficial do BRADESCO. O evento que acontece de 28 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022 é uma realização da Gramadotur, Autarquia Municipal que é responsável pelos eventos públicos da cidade e promoção da Prefeitura de Gramado.

O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer e Stemac Grupos Geradores com apoio da Vinícola Miolo, Azul Viagens e Adylnet. A Rede Laghetto é o Hotel Oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com o Natal Luz como ‘Receptivo Oficial”. A Azul Linhas Aéreas é a Cia aérea oficial nos eventos de Gramado. Mais informações no site oficial do evento: natalluzdegramado.com.br

Festuris reúne o trade do Brasil e de vários países



O evento acontece no Serra Park

 

Feira Internacional de Turismo de Gramado foi a primeira feira de negócios turísticos da América Latina a ser realizada presencialmente desde o início da pandemia, tendo rigorosos protocolos sanitários em acordo com os governos municipal e estadual, a 33ª edição conta com novidades em relação às novas determinações sanitárias do Estado e município.


A nova determinação para 2021 é de que será obrigatória a apresentação do comprovante vacinal oficial conforme calendário de imunização do Rio Grande do Sul. A tabela determina que pessoas acima de 30 anos deverão estar com a segunda dose até 1º de novembro. Para acessar ao evento nos dias 4, 5 e 6 de novembro, a comprovação se dará via aplicativo Conecte Sus ou carteira de vacinação impressa, ou carteira de imunização internacional.

A organização do evento informa que a ausência da comprovação da carteira vacinal, impressa ou digital, impedirá o acesso do participante à feira. Conforme o decreto Estadual 56.120, assinado em 1º de outubro, os testes RT-PCR ou antígeno negativo não substituem a comprovação  oficial da imunização. No entanto, àquelas pessoas que não concluíram o esquema vacinal conforme calendário do Rio Grande do Sul por motivo de doença, devem apresentar atestado médico apontando o impedimento da imunização contra a Covid-19 e poderão ter o acesso à feira liberado.

Além disso, as demais regras são similares às do ano passado, como, por exemplo, controle de acesso, conforme decreto, para evitar aglomerações, monitores para fiscalização de cumprimento aos protocolos, testagem para os trabalhadores, a obrigatoriedade do uso de máscara, utilização de álcool em gel, aferição de temperatura, distanciamento controlado e higienização do local.

O Festuris acontece de 4 a 7 de novembro e pretende alcançar o máximo de 10 mil inscritos em um espaço de 22 mil m2. “A exemplo de 2020, a saúde será a nossa questão prioritária. O Governo do Estado, muito empenhado, vem encontrando alternativas para flexibilizar a realização de mais eventos. A exemplo do ano passado, seguiremos com protocolos e orientações do Estado. Pedimos a colaboração de todos para o sucesso do evento e o controle do vírus”, comenta Eduardo Zorzanello, CEO do evento.

Coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63  informações para sergio51moreira@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário