sábado, 16 de outubro de 2021

Inventariação da Oferta Turística do Tocantins chega à Filadélfia

Informações levantadas durante a inventariação serão inseridas na Plataforma Integrada do Turismo (PIT). 

Executado pelo Governo do Tocantins, ação faz levantamento da oferta turística e outras informações. - Foto: Divulgação / Adetuc

Conhecida por abrigar um dos maiores patrimônios paleontológicos do norte do país, o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, o município de Filadélfia, localizado a 483 km, de Palmas, recebe durante esta semana a visita da equipe da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), durante mais uma etapa do projeto de inventariação turística dos municípios, executado pelo Governo do Tocantins com o objetivo de fazer um levantamento da oferta turística e outras informações, como infraestrutura, serviços básicos e turísticos nas cidades tocantinenses. 

Previsto para ser realizado nas setes regiões turísticas do estado, o projeto, que já passou por cidades das regiões Encantos do Jalapão e Serras Gerais, consiste no levantamento, na identificação e no registro dos atrativos turísticos, dos serviços, dos equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável, com foco na formulação de políticas públicas eficientes para o desenvolvimento do turismo e a geração de emprego e renda. 

Ao todo, quatro técnicos da Adetuc realizam as atividades de inventariação, que seguem até esta sexta-feira, 14. As informações coletadas durante o processo serão inseridas na Plataforma Integrada do Turismo (PIT), com a função de manter a interatividade com turistas de diversas localidades, além de ser uma importante ferramenta para a gestão e a promoção do turismo.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente do município, secretário Sávio Santos, com o apoio do Governo do Estado o município tem despertado a sua vocação para o turismo. "Estamos trabalhando incansavelmente para trazer oportunidade de emprego e renda à população de Filadélfia. A inventariação da oferta turística elevará Filadélfia à categoria de cidade turística e posteriormente incluí-la no Mapa Nacional do Turismo”, destacou o secretário ao afirmar que a inclusão no Mapa do Turismo ajudará os gestores a arrecadar fundos destinados ao turismo.

Frisando a determinação do Governador Mauro Carlesse para que o turismo seja um dos propulsores na geração de emprego e renda em todo o Estado, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, salientou a importância da inventariação para o desenvolvimento do segmento. “Esse processo de coleta e detalhamento da oferta turística permite que os gestores e o Estado planejem suas ações com maior eficiência. O fortalecimento do turismo no Tocantins tem sido uma das prioridades da gestão e a implementação da inventariação em todos os municípios, o pontapé inicial dessa nova fase”, completou Jairo Mariano.

Fonte: Adetuc Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário