quarta-feira, 13 de maio de 2020

Plano de retomada do Turismo é discutida com municípios do Bico do Papagaio

Por Fábia Lázaro 

A Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do do Tocantins (Adetuc) deu continuidade, nesta terça-feira, 12, a série de reuniões virtuais com prefeituras das regiões turísticas do Estado, dessa vez com representantes dos municípios do Bico do Papagaio, extremo Norte do Estado. 


Secretário Tom Lyra em videoconferencia com prefeitos do Bico do Papagaio. Foto: Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Com o tema Turismo no Tocantins Pós Covid-19 – o que Podemos Fazer Agora, a reunião virtual discutiu as dificuldades enfrentadas pelo setor e a elaboração de um plano para a retomada das atividades turísticas.
Os gestores municipais apresentaram a realidade enfrentada devido à pandemia, demostrando, principalmente, preocupação com o crescimento no número de casos de Covid-19 na região que afeta ainda mais a economia dos municípios. 

Com a proximidade do período de temporada de praias nos rios Araguaia e Tocantins que cortam a região, os prefeitos relataram as dificuldades enfrentadas pelos donos de quiosques, barracas e os barqueiros que estão com as atividades suspensas, sem expectativa de retornar às atividades. 
 
“Precisamos procurar uma forma de ajudar estas pessoas “,afirmou a prefeita de Augustinópolis Maria Neiva. O diretor de Cultura e Turismo de Ananás também reiterou a preocupação com as pessoas que trabalham com o turismo na cidade e pediu apoio do Governo do Tocantins com a entrega de cestas básicas, como apoio emergencial.

A videoconferência foi conduzida pelo presidente da agência e secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra e mediada pela superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, Maria Antônia Valadares. 

O secretário esclareceu aos gestores que o Governador Mauro Carlesse está empenhado em apoiar as pessoas que foram fortemente impactadas pela pandemia. Tom Lyra destacou ainda a importância da elaboração de um planejamento das ações para retomada do Turismo pós-pandemia, reiterando a importância do diálogo entre governo e município para buscar soluções de enfretamento da crise. “Esta reunião é parte deste processo, entre outras que acontecerão e contamos com o apoio de todos, de forma participativa na elaboração deste plano de retomada”, afirmou.

Fonte: Adetuc Tocantins



Nenhum comentário:

Postar um comentário