sábado, 9 de maio de 2020

Governança Turística de Taquaruçu prepara retorno às atividades


A Govenança Turística de Taquaruçu-Goverta, após reunião virtual de seus membros, emitiu nota pública sobre as medidas a serem tomadas para o retorno das atividades no distrito de Palmas. O presidente da Goverta, Wertemberg Nunes, disse que “vamos começar uma preparação dos empreendimentos para o retorno das atividades com adaptações de novos procedimentos.”

Acreditamos que, com as devidas adequações, vamos reposicionar o Destino Taquaruçu superando impactos da pandemia em Palmas e, inclusive, melhorando o referido Destino como opção de turismo de experiências e ações benéficas para nosso desenvolvimento empresarial como também para o atendimento dos usuários e prestadores de serviços da cadeia turística”, afirma a Goverta.

Leia a íntegra da nota púbica da Governança Turística de Taquaruçu:

Nota pública

Governança Turística de Taquaruçu-GOVERTA

A Governança Turística de Taquaruçu-Goverta, tem como objetivo desenvolver e implementar, em cooperação com os poderes e meios competentes, instrumentos metodológicos, conceituais e estratégicos para políticas propícias às atividades de Turismo em Taquaruçu, distrito de Palmas – TO.

A Goverta fez uma consulta ao segmento de serviços, produtos e parceiros do turismo em Taquaruçu e Taquaruçu Grande sobre a situação do momento por que passam os empreendimentos desse Destino Turístico.

Foi criado, também, o Comitê Temático do Instituto Aponte com a finalidade de direcionar e alinhar ações possíveis nesse momento de crise e também para apontar caminhos e inovações no retorno às nossas atividades. A partir da análise dos dados da consulta, feita com todos os segmentos de 05 a 10 de abril, o referido Comitê estabeleceu quatro eixos de trabalho:

- Indicadores e análise de dados do destino
- Estratégias para retomada das atividades
- Plano de ação continuada
- Gestão e política pública

Reunidos, o Comitê Temático e o Conselho da Goverta, no dia 20 de abril, em vídeo conferência, chegaram às seguintes considerações:
Apesar dos efeitos e dos impactos negativos da paralisação, do ponto de vista econômico e sociocultural, chegamos à conclusão de que ainda não é o momento adequado para uma abertura destas atividades nem tanto pelo ponto de vista da atividade em si, mas em especial pelo que pode resultar do movimento de pessoas, seja para acesso aos produtos e serviços, seja para manter os mesmos em funcionamento para o atendimento.

As consequências poderiam ser ainda maiores em caso de uma retomada, nesse momento, mesmo que de forma controlada e seletiva e obedecendo os princípios e cuidados legais apontados pelas organizações de saúde.

Portanto a Governança, mantem os estudos e se dedica à elaboração de protocolos que serão necessários assim como a negociação e alinhamento com os organismos públicos de controle e gestão para, no momento adequado, promover o retorno das atividades de turismo no destino.

Nesse sentido e para uma adaptação de atividades no momento atual resolve, criar e manter um programa permanente de análise e informações técnicas para subsidiar ações da governança e realizar um programa de preparação e elaboração de protocolos que aponte mudanças de comportamento. As atividades de capacitações serão realizadas pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Palmas qualificando os empreendedores do trade com cursos e palestras de: Higienização e boas práticas, comunicação visual, marketing do destino e dos empreendimentos.

Nossos esforços têm por objetivo fortalecer um cenário de economia integrada dos atrativos e geração de trabalho com distribuição de riquezas, bem como, preparar a retomada das atividades de forma mais qualificada com medidas compensatórias de resguardo da cadeia
produtiva, pelo poder público.

Acreditamos que, com as devidas adequações, vamos reposicionar o Destino Taquaruçu superando impactos da pandemia em Palmas e, inclusive, melhorando o referido Destino como opção de turismo de experiências e ações benéficas para nosso desenvolvimento empresarial como também para o atendimento dos usuários e prestadores de serviços da cadeia turística.

Taquaruçu 22 de abril de 2020

Governança Turística de Taquaruçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário