terça-feira, 12 de maio de 2020

Setor hoteleiro e Governo do Tocantins deverão definir protocolos de ocupação em conjunto

Por Seleucia Fontes

Em busca de uma sinergia público-privada, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra, participou de uma “live” com a diretora do Vivence Hoteis & Resorts, Vanessa Pires Morales, na noite desta segunda, 11.
Tom Lyra: “a tendência é a retomada primeiro do turismo interno” - Flávio Cavallera/Governo do Tocantins
Com os tema Perspectivas para o Turismo do Tocantins no pós pandemia, o bate-papo girou em torno das medidas em execução e das ações a serem realizadas para reerguer esta cadeia produtiva que envolve 52 atividades.
Entre as boas notícias, o gestor confirmou que o Governo realiza estudo de viabilidade para a construção de um centro de convenções em Palmas, que será de grande importância para a futura captação de eventos para a Capital.
Ao comemorar a notícia sobre o centro de convenções, que atende uma antiga reivindicação da classe, Vanessa lembrou que o turismo foi o primeiro setor da economia a ser atingido pela pandemia e será o último a se reerguer.
Mas apesar das dificuldades apresentadas, ela se mostrou otimista diante da disposição do Governo do Tocantins em ouvir a classe para buscar soluções conjuntas, inclusive na elaboração de protocolos de saúde.
Vanessa: “é importante adotar ações que passem segurança aos hóspedes” - Reprodução
“É importante adotar ações que passem segurança aos hóspedes”, disse Vanessa, enquanto Tom Lyra fez o convite para a parceria junto a Superintendência de Turismo, que já tem trabalhado este conteúdo.
O secretário também se comprometeu a levar ao governador Mauro Carlesse a demanda da hotelaria pela redução da carga tributária, em especial o ICMS da energia elétrica.
“O Governo não tem autonomia para garantir essa redução, é preciso anuência do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), mas vamos levar a proposta”, afirmou Tom Lyra, enfatizando ainda outras ações do Estado para reduzir o impacto da pandemia na economia, como abertura de crédito às empresas estabelecidas e a distribuição de cestas básicas aos profissionais da economia criativa que estão na informalidade.
Gestor e empresária também concordam que a retomada do turismo terá regiões como o Tocantins com forte apelo atrativo. “A tendência é a retomada primeiro do turismo interno e regiões como o Jalapão, Cantão e Serras Gerais, que já propiciam um isolamento natural deverão ser beneficiadas”, disse.
“Realmente, os estados do Tocantins e Goiás são muito privilegiados pelo turismo de natureza”, concordou Vanessa, enfatizando o perfil do novo viajante, que exige ações sustentáveis dos equipamentos turísticos. “Ele quer vivenciar uma experiência, não quer apenas apreciar, quer sentir aquela situação. Este novo turista vai buscar lugares com pouca aglomeração de pessoas”, enfatizou a empresária convidando Tom Lyra para participa da Expo Turismo Goiás, marcada para o mês de dezembro.
Fonte: Adetuc Tocantins


Nenhum comentário:

Postar um comentário