segunda-feira, 25 de maio de 2020

Participantes de capacitação para condutores de pesca esportiva recebem certificados

Lucas Ferreira

O documento habilita os profissionais para atuarem no segmento de forma legal e especializada


Foto: Flávio Cavalera. Dois participantes representaram o grupo de condutores durante a entrega de certificados 

Representando os 58 participantes do curso, finalizado em janeiro deste ano, Jeová Lima e Heber Vieira, receberam, na manhã desta segunda feira, 25, os certificados que os habilitam, oficialmente, como condutores de pesca esportiva. A cerimônia aconteceu no gabinete do secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra.

A capacitação foi desenvolvida pelos professores Kelvin Lopes e Sérgio Zurita, respectivamente especialistas em pesca esportiva e turismo. Ao todo, participaram do curso condutores das cidades de Palmas, Peixe, São Salvador, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Gurupi, Porto Nacional, Lajeado, Caseara e da Aldeia Boto Velho (Javaé), da Ilha do Bananal. “Este incentivo do Estado no turismo é muito importante para que nós possamos crescer ainda mais. Com este certificado, nós podemos trabalhar de forma legal e segura”, comemorou Heber Vieira, que, a partir de agora, é um condutor habilitado.

Durante a entrega, Tom Lyra lembrou que o Tocantins possui a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, sendo a pesca esportiva um de seus maiores potenciais, enfatizando o incentivo rotineiro que o governador Mauro Carlesse tem dado ao segmento. “Nossa função, como Estado, é capacitar os profissionais do trade turístico para que o turismo tocantinense seja cada vez mais valorizado e lembrado como referência do esporte”, destacou o gestor.

Projeto

O curso fez parte de uma das etapas do projeto de “Elaboração do Plano Estratégico e Operacional de Pesca Esportiva do Estado do Tocantins”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). Os recursos são do Programa de Desenvolvimento Regional, Integrado e Sustentável (PDRIS) por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Além da formação de condutores especializados, o consórcio licitado para conduzir o projeto realizou o diagnóstico das áreas com potencial de pesca, elaboração estratégica, indicadores do setor e elaboração e formatação de roteiros para os municípios de Palmas, Porto Nacional, Lajeado e Peixe.

Fonte: Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário