terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Trilha da Cachoeira da Velha, no Jalapão, é reaberta à visitação após manutenção preventiva

Tânia Caldas
Nos dias 23 e 24 de janeiro, a Trilha da Taboca, localizada na Cachoeira da Velha, no município de Mateiros, recebeu manutenção nas estruturas para reabertura ao público. Além da limpeza do local, foi realizada a recomposição de decks, bancos e placas de identificação de espécies nativas e medicinais.
Fotos: Divulgação

As atividades foram desenvolvidas pelos brigadistas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), em parceria com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e a Prefeitura Municipal de Mateiros.
Situada na APA do Jalapão, a trilha tem início na Cachoeira da Velha e segue com acesso até a Prainha do Rio Novo, totalizando 1 km de extensão. A gerente da APA, Rejane Ferreira Nunes, destaca a importância da parceria na recuperação da trilha e recomenda acompanhamento por guias credenciados.

“O apoio dos parceiros foi muito relevante na recuperação da trilha. Com o retorno, solicitamos aos visitantes que ao percorrerem a trilha, façam o percurso com o acompanhamento de guia ou condutor ambiental credenciado. Eles conhecem a região e desta maneira podem proporcionar uma caminhada tranquila e segura”, afirmou.
O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, disse que a recuperação da Trilha da Taboca ocorreu em razão de determinação do Governo do Estado, para restaurar pontos turísticos, recuperar estradas e adequar infraestruturas. Ele contou que recentemente representantes do governo e da iniciativa privada estiveram no Jalapão, ocasião que foi realizado levantamento das necessidades de melhoria nos atrativos turísticos.
“Fizemos uma análise das demandas, juntamente com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços e responsável pela Adetuc, Tom Lyra, a secretária de Infraestrutura, Cidades e Habitação, Juliana Passarin e o diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardek Ferreira. A reabertura da Trilha da Taboca vai favorecer a visitação de mais um atrativo turístico do Jalapão, uma ótima opção de lazer ao visitante”, frisou.
Cachoeira da Velha
Considerada a mais famosa cachoeira do Jalapão, a Cachoeira da Velha está localizada no Rio Novo, com acesso rodoviário por 6 km, desde a Fazenda Tri Agro. Com aproximadamente 15 metros de desnível, a cachoeira impressiona pelo volume de água e pelo formato em ferradura dupla, que ocupa toda a largura do Rio Novo com aproximadamente 100 metros de uma margem a outra. (Fonte:Naturatins)



Nenhum comentário:

Postar um comentário