quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Taquaruçu receberá eventos culturais no período de Carnaval


Fotos: Divulgação

Com uma programação diferenciada voltada para toda a família, a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Agência Municipal de Turismo (Agtur), Fundação de Meio Ambiente (FMA) e Fundação Infância e Juventude, apoiará a realização dos eventos do Carnaval Taquaruçu 2020, realizado pela Governança Turística de Taquaruçu. As tratativas para a realização do evento aconteceu na tarde de segunda-feira, 20, na sede da Agtur, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

Segundo os organizadores, o evento terá uma programação diurna e noturna, com matinês e bailes durante os quatro dias de Carnaval, oferecendo opções diferenciadas e de resgate da tradição da cultura popular brasileira, com músicas, fantasias, alegorias, cortejo percorrendo algumas das principais praças e ruas do distrito Turístico de Taquaruçu.


Para o presidente da Agtur, Eudes Assis, o Carnaval de rua vem para reconhecer as manifestações tradicionais, e o projeto tem esse intuito de valorizar as marchinhas carnavalescas, forró pé de serra, o capoiboicongo, bonecos gigantes, blocos de foliões, fantasias, artesanato e, principalmente, a união da comunidade. “Apoiamos o Carnaval de Taquaruçu, pois, propomos um modelo de Carnaval unificado, lúdico e familiar, preservando o trabalho já realizado há alguns anos pelas tradicionais organizações culturais do distrito: Canto das Artes, Aldeia Taboca Grande Trupe Açu e Circo os Kaco, etc.”, explica.

Durante o encontro, a empreendedora do ramo de hospedagem, Kênia Borges (membro da Governança Turística de Taquaruçu), explanou a importância de ter um Carnaval de rua em Taquaruçu, pois vem na proposta de integrar todas as entidades culturais, empreendedores, turistas, visitantes e moradores da região/ para proporcionar ao trade turístico uma nova opção cultural.

“Outra proposta para esse Carnaval de rua será a conscientização do meio ambiente como, por exemplo, o que será feito com o lixo, logo após a festa. Por isso a necessidade da parceria também da secretária do meio ambiente, entre outras secretarias”, disse Kênia.

A Presidente da Fundação de Meio Ambiente, Meire Carreira, esteve na reunião e afirmou da necessidade de levar o trabalho de conscientização do meio ambiente. “Sabemos que quando tem festa popular, deixa a desejar a questão da limpeza no dia seguinte, pois há quantidades imensas de resíduos para trás. A intenção é de firmamos esse tipo de parceria, justamente para ajudarmos o meio ambiente, e já temos algumas ideias”, contou.


O presidente da Fundação Infância e Juventude, João Pedro Claret, salienta a importância de terem diversos eventos de Carnaval, que acontecerão, simultaneamente, sendo um deles é o Carnaval em Taquaruçu. “Esse projeto apresentado, que é o de Taquaruçu, conta com diversas atrações musicais e culturais, e nós da fundação, vamos apoiar, com certeza, em parceria com outras secretarias, como a de turismo”, disse.

Já o presidente da Fundação Cultural, Giovanni Assis, ressaltou o quanto o Carnaval é cultura. “Carnaval em si é cultura! Então, há todo tipo de manifestação popular nessa época, tudo isso é uma manifestação cultural, e a Fundação Cultural de Palmas está apoiando também, juntamente com outras parcerias, que são as demais secretarias.  Juntos, vamos vão organizar essa festa, representando o apoio da prefeitura para o Carnaval tradicional, que acontece em Taquaruçu",  finalizou.

Governança Turística de Taquaruçu

A governança foi criada para promover atividades com sustentabilidade econômica, social e ambiental, ressignificando a qualidade de vida e a proteção efetiva da região administrativa de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, berço das águas de Palmas. E, ainda, incentivar e realizar, direta ou indiretamente, ações e atividades nas áreas educacionais e sociais, cultura e artes, meio ambiente e cultura digital, audiovisual e comunicação, esportes e turismo, priorizando a preservação dos recursos naturais e ecológicos, bem como dos bens materiais e imateriais da memória histórica e cultural brasileira.

A instituição tem como objetivo articular ações empresariais dos empreendedores turísticos do destino Taquaruçu, demais agentes da cadeia de apoio e agentes públicos de turismo, em órgãos do estado do Tocantins, município de Palmas e região, para o encaminhamento de solução de problemas que dizem respeito a seus associados nos campos social, técnico, econômico, financeiro, jurídico e administrativo, bem como atuar para o desenvolvimento institucional e da pesquisa nas questões turísticas e da cultura visando à regulação das atividades econômicas de serviços e produtos turísticos. Fonte: Fundação Cultural de Palmas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário