terça-feira, 25 de junho de 2019

Gestores e empresários estão otimistas com o lançamento do Investe Turismo no Tocantins

“A hora do turismo chegou”. Foi em clima de entusiasmo que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, lançou oficialmente o programa Investe Turismo no Tocantins. 
Marcelo Álvaro Antônio: “Esta é apenas a primeira etapa do projeto” - Emerson Silva/Governo do Tocantins
A cerimônia ocorreu no Palácio Araguaia, quando o representante do Governo Federal anunciou que esta é apenas a primeira etapa do projeto, que terá R$ 200 milhões para 30 destinos em todo o País, mas a meta é atingir R$ 500 milhões em investimentos.“Hoje temos 60 milhões de brasileiros que viajam, e queremos atender mais 40 milhões em quatro anos; para isso, temos que reduzir o custo Brasil”, completou, citando ainda ações de atração de turistas estrangeiros.
Mauro Carlesse: “o turismo é uma bênção para o Tocantins” - Emerson Silva/Governo do Tocantins

Já o governador Mauro Carlesse confirmou que sua gestão irá trabalhar para melhorar a condições estruturais dos atrativos turísticos do Estado, sendo este o papel do Governo do Estado. “O turismo é uma bênção para o Tocantins, e vamos conseguir alavancar todas as regiões”, comprometeu-se.
Tom Lyra: “é por meio do turismo que passa o desenvolvimento” -Emerson Silva/Governo do Tocantins

“É por meio do turismo que passa o desenvolvimento do Tocantins”, ressaltou o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa”, Tom Lyra, que ressaltou o esforço do governador Mauro Carlesse neste sentido. Lembrou ainda da parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae é fundamental para este setor, que tem tudo para se tornar o maior gerador de emprego e renda para a população tocantinense.
O programa do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), objetiva convergir ações e investimentos para promover o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e a competitividade de 30 Rotas Turísticas estratégicas do Brasil.
De acordo com a superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares, após os lançamentos em Palmas e Ponte Alta, dia 29, representantes da Adetuc e do Sebrae/TO se reunião para definir uma planilha de ações a serem desenvolvidas a partir de agora.
Empresários
Lançamento reuniu gestores do Estado, políticos e empresários -Emerson Silva/Governo do Tocantins

Os empresários, representantes de entidades ligadas ao trade turístico e prefeitos saíram otimistas do lançamento. Segundo Ana Paula Setti, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a entidade é parceira em iniciativas como esta, que podem alavancar o turismo regional e beneficiar todos os empresários do trade. “Esperamos que este projeto tenha continuidade e possa trazer melhorias às nossas cidades e alavanquem nosso turismo”, ressaltou.
Empresário no Jalapão e vice-presidente do Conselho Empresárial de Turismo (Cetur), Nilton Roverssi enfatizou que a iniciativa de levar investimentos nas áreas de infraestrutura e profissionalização vai gerar condições para que o Jalapão se consolide como destino nacional e internacional. “A região tem imenso potencial, pessoas com um comprometimento muito grande com o trabalho, mas falta qualificação”, disse enfatizando a importância de preparar estes profissionais para um receptivo que torne o turismo uma experiência cultural, que ultrapasse as visitas aos atrativos.
Para Marcelo Azevedo Constantino, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Tocantins (ABIH), a possibilidade de capacitações para os empresários e seus colaboradores, bem como a divulgação, é muito positiva. “Ainda teremos investimento federal e possibilidade de ampliação de negócios por meio de instituições financeiras”, pontuou.
Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), no Tocantins, Marcelo Perim, pontuou que os empresários são cautelosos na hora de investir, pois enfrentam dificuldades tanto burocráticas como na hora de aportar recursos, o que, segundo o ministro Marcelo Álvaro, irá mudar. “Acredito que esse trabalho de gestão de recursos, entre Governo e Sebrae, vai deixar o empresário mais otimista”, disse.
O prefeito de São Félix do Tocantins, Marlem Ribeiro Rodrigues, disse que a expectativa das prefeituras beneficiadas é grande. “Acreditamos na execução do Investe Turismo e isso nos deixa com um grande otimosmo”, comemorou, confirmando a importância dos aportes financeiros para os municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário