Sebrae maio 1

Sebrae maio 1
Consultores

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Projeto propõe encontro de crianças com as tradições de Taquaruçu

Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

Primeira saída está programada para esta quinta, 16, com destino à Aldeia TabokaGrande.

Simone (e) entregou kit aos pais dos alunos e explicou projeto - Divulgação

Um momento de interatividade lúdica com o boneco Gigante Amarelo e o despertar para os valores culturais; uma vivência na roça com técnicas de agricultura ancestral; a arte de manusear o barro. Estes são apenas alguns dos temas previstos no Programa Culinária de Identidades - Memórias de Taquaruçu. O primeiro roteiro, com alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Crispim Pereira, está programado para esta quinta, às 14 horas, com destino à Aldeia TabokaGrande, segundo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Segundo a especialista em patrimônio Simone Moura, a ideia é oferecer uma programação sustentável que respeite a diversidade e o diálogo com a comunidade local. “Tivemos reuniões pedagógicas e formalizamos contratos com os pais, garantindo a segurança das crianças”, revela, lembrando que todos os custos operacionais do roteiro, incluindo materiais didáticos, alimentação, transporte e todo suporte de logística de apoio são custeados com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de edital da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

O roteiro programático propõe visitas em alguns pontos de Taquaruçu para compartilhar conhecimentos vividos e produzidos na comunidade. “Os alunos entenderão em todo o processo metodológico da vivência a preciosidade dos saberes que habitam este lugar”, ressalta Simone Moura.

Com tema o principal “Conhecendo seu Território”, os roteiros de até 4 horas de duração propõem vivenciar histórias de vida de antigos conhecedores de Taquaruçu, que vão apresentar seus conhecimentos sobre Agricultura Regenerativa, Cultura Popular e, claro, os Sabores e Aromas da Culinária de Identidades do Distrito.

“Ações lúdicas e educativas, que ressaltam nossa cultura, são muito bem-vindas pelo Governo do Estado”, afirma o presidente Jairo Mariano, pontuando a importância dos saberes e fazeres preservados em Taquaruçu.

Maiores informações com Simone Moura: (63) 98441-1783

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário