segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Festival Gastronômico de Taquarçu: júri técnico inicia fase de degustação

Avaliação começou na manhã desta segunda-feira, 27, e vai até o dia 01 de outubro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues

Degustação FGT. Crédito: Luciana Pires.

Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade são alguns dos itens avaliados pelo corpo de jurado técnico na fase de degustação dos pratos inscritos no 15º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). A avaliação começou na manhã desta segunda-feira, 27, e vai até o dia 01 de outubro, na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), na Arse 33, Avenida NS-10, Área Verde, Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

Nesta edição, todas as 80 receitas que foram inscritas dentro das normas do edital irão passar por esta etapa de degustação. O preparo dos pratos será avaliado por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas. Serão selecionados os 42 melhores para o festival, que acontecerá de 28 a 31 de outubro.

Com a experiência de quem já participou por quatro vezes do evento, inclusive conquistando o primeiro lugar na categoria Prato Salgado, Débora Almeida investiu no queridinho do Tocantins, o chambari. Mas ela não se deu por satisfeita e acrescentou à receita o cajuí, servido com licor de baru. “Sempre procuro trabalhar com pratos que tenham memórias afetivas, e também sou uma apaixonada pelo cerrado, e acredito que o legado do FGT é não deixar morrer essas raízes que temos”.

A jurada Adriana Zago lembra que é importante a fase de degustação para avaliar a preparação do prato no geral. “Nesta fase podemos realmente analisar o sabor, a textura e a originalidade da receita, além de podermos dar sugestões para melhorar o prato, pois queremos que no festival tenhamos bons pratos”, explicou a jurada.

Para a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Tocantins (Abrasel-TO), Ana Paula Seti, é fundamental a presença do júri técnico na seleção dos pratos que vão para o FGT. “É essencial que o participante entenda que a apresentação e a constituição nutricional do prato são importantes. E nós, como técnicos, tentamos repassar dicas aos concorrentes para que possam chegar ao Festival com um prato bem bacana para atender ao público do evento.”

O presidente da Agtur, Márcio Néris, também ressalta a importância da fase de degustação. “Esse é um momento muito importante, pois na degustação os inscritos podem ter um retorno dos jurados técnicos para apresentar um prato melhor no Festival”, ressaltou o gestor.

Critérios

Para a avaliação da degustação, o participante deverá comparecer à sede da Agtur, em data e horário previamente marcado, e executar a preparação e a montagem dos pratos, conforme serão comercializados durante o 15º FGT.

Nesta etapa serão disponibilizados 15 minutos para cada participante, que deverá chegar com 15 minutos de antecedência, devendo este executar o pré-preparo necessário para apresentação do prato em tempo hábil. O participante deverá levar os utensílios necessários para preparação (panelas, frigideiras, talheres e etc). Cada concorrente deverá entregar a cada jurado a receita da degustação digitada e impressa. Os custos de ingredientes e utensílios adicionais para apresentação da preparação concorrente serão de responsabilidade do participante.

No dia da apresentação dos pratos, a Agtur disponibilizará estrutura com pia, fogão, forno e gás. Toda preparação montada será fotografada por profissional para divulgação e uso no material gráfico e digital do 15º FGT.

Fonte: Dicom/Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário