quinta-feira, 2 de julho de 2020

Congresso promulga Emenda Constitucional que adia eleições municipais



As eleições municipais deste ano acontecerão nos dias 15 e 29 de novembro. A Emenda Constitucional 107, que estabelece a mudança, foi promulgada nesta quinta-feira (2) em sessão solene que contou com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso.

O presidente do Senado e Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, afirmou que, com o adiamento, haverá mais tempo para uma preparação segura da eleição em todo o território nacional. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

Deputados e senadores entenderam que manter o pleito para outro, em um momento em que os casos de Covid-19 ainda estão aumentando, não seguro para candidatos, eleitores, militantes de partidos, mesários e funcionários da Justiça Eleitoral.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, disse que o adiamento se mostrou a melhor saída. “Agora que o Congresso já cumpriu o seu papel, e bem cumprido, nós vamos ter no TSE a missão árdua de realizar uma eleição com segurança em meio a uma pandemia na crença, que compartilhamos com os médicos, de que até a pandemia já estará decrescente e que poderemos realizá-la com segurança”, afirmou o ministro.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que o adiamento dará mais tempo para a preparação segura da eleição em todo o território nacional. “Quarenta e dois dias de adiamento de uma eleição municipal serão fundamentais para que o Tribunal Superior Eleitoral, a iniciativa privada, o Governo e Congresso possam organizar os procedimentos para o dia da eleição”, disse Alcolumbre.

Fonte: Agência Senado


Nenhum comentário:

Postar um comentário