segunda-feira, 22 de junho de 2020

Reabertura do Jalapão para turismo depende de protocolos de segurança em saúde

A retomada das operações turísticas na região Encantos do Jalapão ainda depende da apresentação de protocolos de segurança em saúde pelos municípios e aprovação do governador Mauro Carlesse.

Fotos: Divulgação


Prefeito Kleber Rodrigues e Tom Lyra, durante reunião em Ponte Alta

As propostas deverão ser entregues até 30 de junho, conforme orientação do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra. O gestor esteve em Ponte Alta, Mateiros e São Félix do Tocantins, entre os dias 18 e 21, para ouvir as demandas dos representantes destes municípios.

Os encontros presenciais ocorreram após uma série de videoconferências e reuniões com os prefeitos Kleber Rodrigues (Ponte Alta), João Martins Neto (Mateiros) e Marlem Ribeiro Rodrigues (São Félix). Participaram representantes de cada prefeitura, incluindo prefeitos e secretários municiais, dos conselhos municipais de Turismo, artistas, empresários e moradores, sempre respeitando as regras de distanciamento e uso de máscaras.


A agenda de reuniões terminou em São Félix

Em cada cidade, Tom Lyra relatou as ações governamentais voltadas a minimizar os impactados causados pela pandemia da Covid-19, como a distribuição de cestas básicas à população mais carente e aos profissionais da economia criativa que dependem diretamente do turismo e da realização de eventos para garantir seus rendimentos. Lembrou ainda da abertura de linhas de crédito e microcrédito para socorrer os empresários.

“Os protocolos de segurança devem ser amplamente discutidos e definidos pelos Conselhos Municipais de Turismo; caberá à Superintendência de Turismo alinhar todas as propostas apresentadas para levarmos ao governador Mauro Carlesse”, explicou Tom Lyra, lembrando que a reabertura das operações turísticas poderá ocorrer a partir de agosto, desde que todos os protocolos estejam em acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e corretamente adotados pelos empreenderes da região. “A reabertura deverá ocorrer de forma segura e responsável, visando a recuperação econômica e a saúde dos moradores da região”, ressaltou.

O Jalapão é a região turística tocantinense mais conhecida dentro e fora do Brasil. Sua reabertura está condicionada a protocolos que busquem evitar a entrada de turistas contaminados pelo novo coronavírus, em função das limitações do sistema de saúde e de acesso.

Em 2019, o Jalapão recebeu mais de 50 mil visitantes, sendo 35% oriundos de São Paulo, que hoje é o estado com maior número de infectados.

As visitações públicas ao Parque Estadual do Jalapão e à Área de Proteção Ambiental do Jalapão continuam suspensas, conforme o Decreto 6.067, publicado no Diário Oficial de 17 de março.

Fonte: Adetuc Tocantins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário