terça-feira, 16 de junho de 2020

Governo Federal autoriza reabertura de parques nacionais para visitantes

Retomada das atividades deverão observar medidas de proteção, como uso de máscara facial e álcool em gel 70%

Parque Nacional do Iguaçu (PR) está aberto desde a última semana. Crédito: Zig Koch/MTur

Observando todas as medidas de prevenção contra a Covid-19, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizou na última semana a reabertura para visitação de quatro parques nacionais: Aparados da Serra e Serra Geral, no Rio Grande do Sul, o de Brasília e o de Foz do Iguaçu (PR). A retomada das atividades nestes locais deverá respeitar as determinações legais estabelecidas pelos governos estaduais e/ou municipais. Entre as medidas essenciais para a reabertura estão o uso de máscara e a disponibilização de álcool 70%.
Em Brasília, o Parque Nacional foi reaberto nesta segunda-feira (15.06) com algumas restrições. Dentre elas, a redução no número de visitantes, limitado a 300 pessoas por dia, respeitando o espaçamento mínimo de dois metros entre elas. Além disso, o local não cobrará ingressos pelos próximos 30 dias e não permitirá o uso das piscinas, assim como a visitação da Trilha Capivara. A expectativa é de que a partir do 31º dia até o 60º dia de abertura, o número de visitantes passe para 400 pessoas, e do 61º dia em diante, a visitação volte ao limite regular.
No Rio Grande do Sul e no Paraná, as unidades de conservação estão abertas desde a semana passada. O número de visitantes destes parques deverá ser reduzido até o limite de 40% de sua capacidade de público, também observando o distanciamento entre as pessoas. A venda de ingressos deverá ser realizada online, além de serviços e agendamentos. As medidas também devem ser realizadas pelos prestadores de serviços, agências e operadores de turismo que atuem nestes parques.
Desde o mês de março, as atividades de visitação nos parques nacionais e demais unidades de conservação foram suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus.
MOVIMENTO – Por falar em retomada, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal e as entidades do setor no DF se uniram para promover a campanha #juntosporbrasilia #juntospeloturismo. O objetivo da ação para garantir uma retomada rápida e robusta do Turismo na capital federal. Além de um vídeo, já veiculado pelas redes sociais, o movimento se reunirá em cinco grupos temáticos de trabalho para buscar soluções de curto, médio e longo prazos para a retomada econômica dos segmentos que formam o setor do Turismo.
Fonte: Ministério do Turismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário