sexta-feira, 5 de junho de 2020

Em visita ao Tocantins, presidente da Embratur ressalta importância do ecoturismo na retomada da economia

Seleucia Fontes

Gilson Machado Neto esteve reunido nesta sexta, 5, com equipe da Adetuc e representantes do trade turístico.


O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, esteve em Palmas nesta sexta. Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

O meio ambiente como principal fator de atração do turista internacional, as medidas adotadas pelo Governo Federal para reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), bem como as projeções para a retomada econômica. Estes foram os temas da reunião realizada nesta sexta, 5, com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, na sede da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics).

Em sua passagem pela Capital tocantinense, Gilson Machado Neto, conversou com representantes de entidades ligadas ao trade turístico: Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav-TO), Convention & Visitors Bureau de Palmas, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-TO), Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins (Aprotur), Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Tocantins (Abrajet-TO).
O presidente da Adetuc e secretário de Indústria e Comércio, Tom Lyra, apresentou a equipe do Turismo e ressaltou a parceria de Gilson Machado nas ações de divulgação dos atrativos tocantinenses em feiras nacionais e internacionais, em 2019 e início deste ano. Lembrou da preocupação do governador Mauro Carlesse com a sobrevivência dos empresários e trabalhadores do setor e pediu pela redução de exigências para a obtenção de crédito junto ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que tem recursos do Ministério do Turismo (MTur).
O presidente da Embratur se comprometeu em levar a demanda ao Ministério da Economia e lembrou que o governo trabalha para rever a política de garantias. Também explicou aos presentes que, apesar de ter seu foco na divulgação internacional do Brasil, em função da pandemia o órgão terá ações voltadas ao turismo interno, lembrando que o País é privilegiado pelo clima e quantidade de atrativos naturais, citando especialmente o Tocantins e suas riquezas, como o Jalapão, o Cantão, seus rios, o Monumento das Árvores Fossilizadas, Palmas.
Em resposta aos questionamentos dos presentes, disse que a Embratur está aberta a receber projetos de eventos de divulgação do Tocantins e que o foco de difusão sobre o Estado deverá ser definido pelo próprio trade turístico, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Adetuc.
Gilson Machado Neto também enfatizou que, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o Brasil é o país com o maior potencial de recuperação no setor, lembrando que o meio ambiente é seu principal patrimônio. “O turismo será o motor econômico, ao lado da agropecuária”, ressaltou, ao lembrar que as ações federais voltadas a redução de documentos de licenciamento.
Também presente na reunião, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque, lembrou que o Tocantins é o quarto Estado brasileiro em eficiência na liberação de licenças ambientais e que o governador Mauro Carlesse tem grande preocupação com a desburocratização. O presidente da Embratur aproveitou para ressaltar a importância da educação ambiental, ressaltando que, sem preservação não há ecoturismo.
Fonte: Adetuc Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário