Socorro (SP) – O jornalismo especializado em turismo foi tema de palestra proferida pela presidente da Abrajet Pará, Isa Arnour, na reunião do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet).
Isa Arnou com Luiz Pires, presidente da Abrajet Nacional, em Socorro-SP. Foto: Arlete Carvalho
A presidente da seção Pará, Isa Arnour, destacou o papel estratégico da mídia especializada na valorização dos atrativos turísticos locais.
Em sua fala ela ressaltou que o jornalismo voltado para o turismo vai além da divulgação: “ele promove o desenvolvimento sustentável dos destinos e contribui para a construção de uma imagem autêntica e respeitosa dos lugares visitados”.
De acordo com a jornalista, o trabalho da imprensa especializada é essencial para qualificar a divulgação dos destinos. “O jornalista especializado tem conhecimento técnico e sensibilidade para apresentar destinos de forma atrativa, ética e contextualizada. Isso significa ir além da publicidade, oferecendo conteúdo informativo, inspirador e com credibilidade”, apontou em um dos slides apresentados.
Arnour também enfatizou a importância do jornalismo turístico na valorização da cultura local. “Ao explorar histórias, tradições e personagens, o jornalista contribui para reforçar o sentimento de pertencimento das comunidades e para tornar o turismo mais autêntico”, afirmou.
Outro ponto abordado foi a influência direta da imprensa nas escolhas dos turistas. Segundo a presidente da Abrajet Pará, reportagens e experiências compartilhadas por jornalistas são capazes de despertar o interesse por destinos ainda pouco conhecidos, favorecendo a descentralização do turismo no Brasil.
A palestra integrou a programação do encontro que reuniu jornalistas especializados de diversas partes do país em Socorro (SP), cidade que vem ganhando destaque no cenário nacional como destino de turismo sustentável e acessível.
Por Arlete Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário