segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Superintendente do Sebrae vê o turismo como a segunda grande força econômica do Tocantins, ao lado do agronegócio

Ao fazer virtualmente a abertura do Circuito de negócios turísticos de Palmas, o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, afirmou: “nós temos duas grandes forças no Tocantins, uma é o agronegócio, uma atividade que já está consolidada, e a outra, com certeza, é o turismo”.


Fotos: Luiz Pires

O evento Circuito de negócios turístico de Palmas foi realizado pelo Sebrae Tocantins na manhã desta segunda-feira, 30, no auditório do Hotel 10, para apresentar os resultados das ações realizadas pelo Sebrae na área do turismo no estado em 2020, algumas iniciadas em 2019. Na parte da parte da tarde houve uma rodada de negócios e créditos entre empresas do segmentos e instituições bancárias.

Moisés Gomes disse que, além das regiões já consolidadas, como as Serras Gerais, o Jalapão, Palmas, Taquaruçu, o Sebrae como a estudar novas regiões a partir deste ano, “para que a gente possa ter uma cadeia estruturada e bem preparada para atender a esse novo cliente a partir de agora, que procura uma experiência mais outdoor, que é o turismo que o Tocantins oferece, o turismo de serras, lagos, pesca esportiva...”.

Para Eliana Castro, a economia vai ressurgir através da inciativa privada

Ao fazer a abertura presencial do evento, a diretora do Sebrae Eliana disse acreditar que o trabalho que foi realizado até aqui já consegue trazer essa consciência (da importância do turismo como força econômica), primeiro para os empresários, segundo para os atores que compõem toda essa cadeia. E esse trabalho tem que continuar. “Olhando para o foco da oportunidade de negócio com uma potencialidade muito grande, em tempos de crise como a que nós vivemos agora recentemente, percebemos que é através do empreendedorismo, que é através da iniciativa privada que a economia vai ressurgir e se tornar cada dia mais sustentável”, afirmou Eliana.

A apresentação dos resultados do trabalho realizado pelo Sebrae em 2020 na área do turismo, foi feita por Alex Veras, coordenador estadual de turismo, e Viviane Albuquerque, gerente de turismo do Sebrae Tocantins. Segundo Alex, o Sebrae reinventou seus métodos de trabalho na assistência aos micro e pequenos. “Atendíamos 75 micros e pequenos negócios no segmento turístico e, com o novo formato digital, passamos a atender 420 negócios, com mais recursos”, revelou Alex.

Palmas também passou a ser tratada não apenas indutor, mas produto turístico de primeira grandeza,  a partir dos estudos realizado pelo Sebrae Tocantins.

 

Análise para mapear oportunidades e ameaças

Nenhum comentário:

Postar um comentário