Sebrae maio 1

Sebrae maio 1
Consultores

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Livro conta trajetória da Pastoral do Turismo de Belém

Por Christina Hayne

Jornalista Abrajet Pará

“Um serviço de evangelização dentro dos novos caminhos do turismo”, disse Janes Jaques, turismóloga e coordenadora da Pastoral do Turismo(Pastur) em Belém, ao falar  sobre a obra literária de sua autoria, que descreve sobre a importância da trajetória da Pastoral, de 2014 a 2020. O Livro “Semear a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará, chega ao mercado como um caminho, uma luz para as pessoas; uma ferramenta de estudo e de conhecimento e também como um incentivo para avançar com  a retomada do turismo aqui no estado do Pará, por meio do segmento religioso.

O lançamento do livro acontece com formato presencial em meio a uma tarde de autógrafos, às 17h30, no próximo dia 26 de novembro, na loja do Lírio Mimoso, ao lado do Santuário da Basílica de Nazaré. Nos dias 21 e 22 de novembro o lançamento presencial acontece em Aparecida no interior de São Paulo.

Janes Jaques em Aparecida: lançamento do livro “Semear  a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará

O livro “Semear a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará” conta a trajetória de formação; mostra a importância da Pastoral do Turismo; fala sobre as regiões de visitação que têm referência ao turismo religioso no estado do Pará e conta sobre experiências ao turismo em bases comunitárias.  

Janes explicou que foi justamente nesse período de isolamento social imposto em meio a pandemia que veio a reflexão e a decisão em produzir uma obra literária, descrevendo as principais ações que a Pastoral do Turismo desenvolvidas desde 2014, na Basílica Santuário. Ela disse que o livro se apresenta em quatro vertentes: profética, formação de agentes, turismo Religioso e turismo de Base Comunitária.

Para a coordenadora da Pastur, o objetivo principal é que a obra literária seja percebida como uma ferramenta de estudo e conhecimento sobre a Pastoral do Turismo no Brasil. “Espero que o livro Semear  venha a contribuir com a implantações de novas pastorais em outros municípios paraenses e em outros estados do Brasil, que ainda não tenham uma Pastoral”, ressaltou Janes.

Para divulgar o trabalho a turismóloga utilizou como estratégia, desde o mês de setembro, por ocasião da comemoração ao Dia Mundial do Turismo, a transmissão de lives no meio digital falando sobre o conteúdo do livro. Optou pelo dia 03 de outubro para fazer um pré lançamento em live no Instagram.

Síntese- O livro conta sobre a importância do turismo religioso e sobre a implantação do turismo de base comunitária em algumas comunidades assistidas pelas pastorais, nas ilhas trabalhadas pela Arquidiocese de Belém. O livro descreve também sobre experiências, encontros, vivências entre trabalhadores das pastorais; serviços de voluntariados com acadêmicos de cursos de turismo de diversas cidades paraenses; conta ainda sobre trajetórias do trabalho em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Pará, com a Faculdade Pan Amaônica- Fapan, com a Diretoria da Festa do Círio de Nazaré e a própria Basílica Santuário de Nazaré, que iniciou a Pastoral do Turismo aqui no Pará.

Serviço: Próxima quinta feira, 26, lançamento presencial do livro “Semear a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará”,  na loja Lírio Mimoso. (Faz-se necessário confirmar presença (91 980432692).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário