terça-feira, 15 de outubro de 2019

Prefeitura e Sebrae realizam Oficina Participativa de Elaboração dos Planos de Turismo

A segunda parte da Oficina Participativa para a construção do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo, que norteará as ações do setor nos próximos 10 anos, teve início na noite dessa segunda-feira, 14, na sede do Conselho Deliberativo do Sebrae.

Encontro teve início na noite dessa segunda-feira, 14, na sede do Conselho Deliberativo do Sebrae. Divulgação Agtur

O Plano, que trará uma análise de diagnóstico de oferta somado a diretrizes estratégicas para o fomento ao setor, é uma iniciativa do Sebrae Tocantins, em parceria com a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), dentro do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu.

Durante o encontro foram apresentados os técnicos que estarão à frente da construção do documento, os primeiros resultados obtidos na primeira oficina participativa, que aconteceu no mês passado, para a aprovação dos presentes, tais como infográfico do turismo da Capital, com indicadores dos bares e restaurantes, hospedagens e aeroportos, missão e visão, que nortearão as ações do projeto.

O Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo é um instrumento de planejamento que tem o objetivo de orientar o crescimento do setor no Município, estabelecendo as bases para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão. É um documento técnico de gestão, coordenação e condução das decisões da política turística e de apoio ao setor privado, de modo a direcionar os investimentos e melhorar a capacidade empresarial e o acesso ao mercado.

O técnico da Diretoria de Estruturação Turística da Agtur, James Possap, ressalta a importância da participação do trade turístico na realização do plano, para o fortalecimento do Destino Palmas. “Esse momento do plano é importante e o trabalho foi feito dentro do projeto de Taquaruçu, com as empresas que operam no Jalapão, para incluir Taquaruçu no roteiro. Agora chegou a hora de amarrar todo o destino Palmas, em todas as suas versões, Taquaruçu, praias e lago, centro em um produto único”, ressaltou Possap.

Para a consultora de Desenvolvimento Turístico da empresa que coordenará a construção do Plano, Vanessa Leal, é importante não apenas a expertise da empresa que já possui experiência em construção de plano em destinos turísticos consolidados, como o de Pirenópolis (GO). “Cada novo trabalho é um desafio e a participação de todos é importante para um Plano que realmente represente o anseio da cidade. Temos que nos conectar com quem faz o turismo acontecer em Palmas”, finalizou

Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-TO), Marcelo Perim, é importante essa discussão para ouvir os anseios do trade turístico para o melhor planejamento do turismo na cidade. “A Abav vê com muito bons olhos esse tipo de ação, o governo precisa fazer constantemente o trabalho de planejamento e organização, com o foco no desenvolvimento da sociedade como um todo”

Oficinas

Os trabalhos continuam nesta terça-feira, 15, e as oficinas irão realizar uma análise Swot das ações direcionadas ao Meio Ambiente e Cultura, e levantamento de valores. Esta é a primeira ação efetiva do Plano, que tem data prevista para ser entregue em dezembro. (Fonte: Secom Palmas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário