quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Membros do Comtur Palmas deliberam sobre o regimento interno

O encontro de trabalho aconteceu na sala de reuniões da Agência Municipal de Turismo (Agtur), no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, na tarde de quarta-feira, 02.

Foto: Agtur
Com o objetivo de deliberar sobre a minuta do regimento interno do Conselho Municipal de Turismo, que altera a lei nº 795, os membros do Comtur Palmas participaram de uma reunião de trabalho altamente produtiva na tarde de quarta-feira, 02. 

Composto por membros do governo municipal e entidades afins ao segmento do turismo da Capital, o Comtur é um colegiado de entidades representativas da comunidade e do setor público, que tem a responsabilidade assessorar na definição e implementação das políticas municipais de turismo.

Entre seus objetivos estão coordenar, incentivar, promover e executar ações pertinentes ao desenvolvimento do turismo, ele também pode sugerir e orientar à administração municipal em ações relacionadas ao desenvolvimento e à preservação dos pontos turísticos.

Também cabe ao Comtur promover campanhas para incrementar o turismo no Município, além de agregar o maior número de entidades de cada segmento para trabalhar em conjunto na divulgação e promoção do turismo. O colegiado pode captar recursos para projetos e ações das atividades turísticas e contribuir com assessorando a administração municipal no planejamento do turismo e acompanhar a execução das propostas.

Durante a reunião o secretário executivo do Comtur, Jampes Possap, destacou que a alteração é necessária para o melhor andamento do trabalho da entidade. “Tínhamos uma lei de criação, mas não estava definida a aplicabilidade do Comtur. Além do mais, a lei é muito antiga, e esta minuta que estamos propondo foi elaborada em consonância com as diretrizes do Ministério do Turismo (Mtur). Acreditamos que contempla muito bem a entidade”, disse Possap.

Após leitura da minuta algumas sugestões dos conselheiros foram recebidas pelo secretário executivo, tais como a entrada do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) como um dos membros do conselho, representando a única instituição de nível superior com curso de Gestão de Turismo na Capital. Outra deliberação foi a mudança na descrição das entidades governamentais, que foi proposta e aprovadas durante a reunião. A minuta então foi aprovada por todos, e deverá passar pelo legislativo da Prefeitura de Palmas.

O secretário executivo do Comtur, James Possap, fez uma breve explanação sobre a pesquisa turística realizado durante o 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu, que ainda está em fase de finalização, mas já aponta resultados muitos positivos. A pesquisa foi realizada em parceria com o curso de Gestão de Turismo do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Ele também falou sobre a realização da 1ª Oficina do Plano de Desenvolvimento Turístico. “Foi um grande momento para Palmas, as pessoas que participaram contribuíram muito. “O plano passará também pela aprovação do Comtur, e já aproveito para convidar os membros para a próxima oficina no dia 14 e 15 de outubro”, convidou o secretário.

Estruturação Turística

A diretora de Estruturação Turística da Agtur, Ana Rúbia Macedo, também fez uma breve explanação do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, ressaltando os resultados positivos desse, principalmente na Expo Abav.

“A participação na Abav era uma das propostas incluídas no projeto, que é a inserção dos empreendedores no mercado nacional. Para isso, fizemos um trabalho de base, que nos deu grandes resultados, com muitas propostas de negócios e o convite da CVC, uma das maiores empresas do ramo de vendas de pacotes de viagens, para incluir o Destino Taquaruçu no seu portfólio”, ressaltou a diretora.

O presidente da Agtur, Eudes Assis, destacou a importância do Comtur para esse novo momento que vive o turismo na Capital. “O trabalho de todos é de suma importância. Hoje vivemos um momento impar na cidade, que antes a Agtur era conhecida apenas como realizadora de grandes eventos, como o Capital da Fé e Festival Gastronômico de Taquaruçu. Hoje, além desses, também temos grandes projetos como o de estruturação turística de Taquaruçu, que está consolidado, e é um grande sucesso”, disse Eudes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário