terça-feira, 22 de outubro de 2019

Membros do Fórum Estadual do Turismo se reúnem para discutir ações do setor

Wladimir Machado

Na reunião, foram apresentados aos membros do colegiado os informes e o balanço das ações desenvolvidas pelo órgão.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Adetuc e do Foestur, Tom Lyra. Wladimir Machado / Governo do Tocantins

Os membros do Fórum Estadual do Turismo (Foestur) participaram da 77ª reunião ordinária, realizada nesta terça-feira, 22, na sede da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). No encontro, foi aprovada a Ata da 76ª reunião ordinária, além da apresentação dos informes e o balanço das ações desenvolvidas pelo órgão. A reunião foi conduzida pelo presidente da Adetuc e do Foestur, Tom Lyra.

Segundo o presidente da Adetuc, o Foestur é de fundamental importância para que as entidades ligadas ao turismo interajam com o governo no sentido de melhorar, qualificar e desenvolver toda cadeia do turismo do Tocantins
“O colegiado reúne representantes do trade turístico, colaborando com sugestões e ideias para o desenvolvimento de projetos que contribuem para fortalecer e desenvolver o turismo, gerando emprego e renda para sociedade, conforme preconiza o governador Mauro Carlesse”, frisou Lyra.

As representantes do consórcio que ganhou a licitação para realizar a elaboração do Observatório do Turismo do Tocantins, Judith Muntal e Ana Rivas, apresentaram aos membros do colegiado as etapas e metodologias do trabalho. A iniciativa será realizada por três empresas espanholas que integram o consórcio (Iber-Geo, Meridiano Zero e MCRIT) e com equipe local.

O consórcio fará consultoria para levantamento de informações estatísticas e elaboração de plataformas tecnológicas voltadas ao monitoramento das atividades turísticas. Para isso, a Iber-Geo, empresa líder da consultoria, vai realizar capacitações da equipe técnica para fornecer dados de todos os segmentos turísticos do Tocantins, na intenção de alimentar o observatório turístico.

De acordo com a superintende de Desenvolvimento Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, o projeto Observatório do Turismo do Tocantins é executado com recursos do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRIS), por meio da elaboração e consolidação das estratégias de gestão pública do turismo estadual.

Na ocasião, a superintende do Turismo também apresentou aos membros do Foestur os projetos estratégicos de ações de qualificações referentes ao turismo de base comunitária, pesca esportiva e observação de aves, que estão em execução e são viabilizados por meio do Acordo de Empréstimo do PDRIS, firmado entre o Governo do Estado do Tocantins e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Avaliação

A reunião foi concluída com apresentação dos resultados, por meio de relatórios estáticos, da participação do Estado em eventos ligados ao setor, a exemplo da 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e o 52º Encontro Comercial Braztoa, que ocorreram em São Paulo entre os dias 25 e 27 de setembro. Outros resultados apresentados foram referentes ao Rally dos Sertões e aos Jogos Indígenas da Ilha do Bananal, na Aldeia Fontoura (Karajá), além da Pesquisa da Festa da Colheita, Dunas e Cachoeira da Velha, e do Festival Gastronômico de Arraias, promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus Arraias.

Foestur

O Fórum é um órgão colegiado, de caráter consultivo, com a finalidade de sugerir diretrizes para o desenvolvimento turístico. Tem por objetivo atuar, contribuir e acompanhar a definição de políticas públicas e iniciativas que promovam o fortalecimento sustentável da cadeia produtiva do turismo no Tocantins.
Participantes

Participaram da reunião os representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agetur), Associação Brasileira Bacharéis de Turismo (ABBTUR), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Caixa Econômica, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO)

E ainda, técnicos da Adetuc, além do Serviço Social do Comércio (Sesc), Sebrae, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e representante do Fórum Regional das Serras Gerais e do Fórum Regional de Encantos do Jalapão, Serras e Lagos. (Fonte: Ascom/Adetuc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário