terça-feira, 16 de abril de 2019

Mapa do Turismo do Tocantins: Adetuc reúne mais de 150 gestores municipais


Texto: Wladimir Machado

Participantes do encontro no Palácio Araguaia Foto: Francine Seixas / Adetuc
O encontro com os gestores municipais para atualização do Mapa do Turismo do Tocantins reuniu mais de 150 participantes, entre prefeitos e secretários municipais de turismo, na manhã desta terça-feira, 16, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O evento também se destinou aos municípios que desejam integrar as ações do Programa de Regionalização do Turismo.
Na cerimônia de abertura, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, que na ocasião representava o governador Mauro Carlesse, apresentou aos participantes um balanço das ações do órgão durante os últimos três meses, desde que assumiu a pasta.
Para Tom Lyra, o encontro reduziu a distância entre MTur e  prefeituras Foto: Emerson Silva / Governo do Tocantins

No encontro, Tom Lyra agradeceu a colaboração dos deputados, senadores, Sebrae, Senac, Abav, Abih. ATTR e demais parceiros que vêm contribuindo para o fomento das ações voltadas ao setor de turismo do Estado.
Na palestra do presidente da Adetuc intitulada “Turismo: onde estamos e para onde vamos? Tocantins, Destino de Oportunidades”, foi destacado o fomento do setor para a consolidação da atividade como fator de geração de renda e emprego. 
“O encontro serviu para esclarecer as dúvidas dos gestores, além de diminuir a distância entre Ministério do Turismo e as prefeituras. Portanto, a presença do Ministério hoje é de fundamental importância, pois estão sendo apresentadas as oportunidades de se buscar recursos para investimento nos projetos municipais para o fomento do Turismo”, esclareceu Lyra.
Ana Carla explicou a importância do Mapa no desenvolvimento do turismo  Foto: Emerson Silva / Governo do Tocantins
A coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Moura, apresentou as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), executado em parceria com os estados.
“Esta é uma oportunidade de apresentarmos o Mapa do Turismo Brasileiro, sendo uma importante ferramenta de desenvolvimento do turismo de forma descentralizada, com priorização de recursos e ações do MTur para os municípios que integram as regiões turísticas em cada estado”, explicou Ana Carla.
A coordenadora abordou ainda os programas de financiamento da infraestrutura e dos serviços turísticos, como o Programa de Desenvolvimento do Turismo Prodetur + Turismo e o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que são voltados aos projetos empreendimentos turísticos localizados em municípios que participam do Mapa.
O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e prefeito do município de Pedro Afonso, Jairo Mariano, participou do evento e destacou a importância do encontro para se buscar recursos junto ao Governo Federal, a fim de fomentar o trade do turismo dos municípios.
“Esse encontro foi muito importante para que os municípios possam dar continuidade às ações voltadas ao turismo e sejam beneficiadas com as políticas públicas, além poderem esclarecer as dúvidas”, disse Mariano.
O município de Pedro Afonso, a 200 km de Palmas, tem como foco turístico a temporada de praias, no mês de julho. O mesmo é cadastrado no Mapa do Turismo do Tocantins e recebe recursos oriundos do poder público.
Mapa
O Mapa do Turismo é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo e orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.
Atualização do Mapa Turístico, conforme Portaria nº 268, de 28 de dezembro de 2016 – Artigo 3º acontecerá bienalmente. Sendo assim, o Ministério do Turismo em conjunto com as Unidades Federativas realizará esta atualização neste ano. 
Presenças
Prestigiaram o evento a deputada estadual Claudia Lelis; o superintendente do Sebrae Moisés Gomes; e o chefe de gabinete Deodoro Velasco, que não ocasião representou o senador Irajá Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário