segunda-feira, 22 de abril de 2019

Entidades debatem o potencial turístico das Serras Gerais do Tocantins

Rafting no Rio Palmeiras, em Dianópolis, um dos atrativos das Serras Gerais - Manoel Jr/Governo do Tocantins

Texto: Wladimir Machado

Com o tema “Serras Gerais: caminhos a serem percorridos”, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), realizará nesta quarta-feira, 24, as 9 horas, na sede do órgão, uma reunião com os representantes dos municípios que integram a região das Serras Gerais. No período da noite, a partir das 19 horas, no auditório do museu Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, ocorrerá a apresentação da região turística Serra Gerais.

No primeiro encontro, os participantes apresentarão as demandas dos municípios e a apresentação do portfólio da região. A reunião também servirá para elaboração de um inventário de toda a estrutura turística dos municípios de Arraia, Almas, Aurora, Dianópolis, Lavandeira, Rio da Conceição, Natividade e Taguatinga.

Na pauta, também serão discutidos assuntos relacionados ao diagnóstico da infraestrutura considerando acesso, comunicação (telefonia e internet),  Centro de Apoio ao Turista (CAT), secretaria municipal e seu aporte técnico e estrutural, modelo de governança, saneamento, segurança; atualizar a promoção do Estado incluindo Serras Gerais no site, folheteria, vídeos e todos os demais veículos de distribuição da imagem do turismo de Tocantins; viabilização da presença das Serras Gerais nas feiras contando com crachás de expositores para que possam ter acesso a rodadas de negócios e outras articulações; valorizar a imagem das Serras Gerais nas plotagens de stands promocionais; fomentar os registros no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur); apoiar o fortalecimento do fórum regional e a participação da região no fórum estadual; sinalização turística, dentre outros.

Participam da reunião representantes dos oito municípios que compõem a região das Serras Gerais;  representante do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental-UFT/Arraias; Sebrae, Senac, além de representantes da Associação Brasileira de Agencia de viagens (ABAV/TO); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Tocantins (ABIH/TO); Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/TO); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/TO); Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins (Aprotur); Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR); Pesca Esportiva do Tocantins; dentre outros.

Memorial

No evento do período noturno, o presidente da Adetuc, Tom Lyra, ministrará palestra com o tema “O papel do Estado na articulação do turismo nas Serras Gerais”. Já o coordenador da Cadeia Produtiva do Turismo do Sebrae/TO, Alex Veras Dias, e a consultora em desenvolvimento de territórios turísticos do Sebrae, Tatiana Fernandez, apresentarão ações de ordenamento das Serras Gerais.
O potencial turístico da região será o tema apresentado por Roosevelt Moldes, coordenador do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da UFT/Arraias.

Fernanda Tainã Castro, vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Rio da conceição, dará uma visão geral sobre o trade turístico dos oito municípios.
Também estão previstas apresentações culturais, degustação de pratos típicos e exposição do artesanato da região, com apoio do Sebrae/TO.

Serras Gerais

Localizado na região sudeste do Tocantins, a 360 km de Palmas, a região das Serras Gerais é composta de rios de águas caudalosas, cachoeiras, lagoas, cânions, cavernas, mirantes e vales. Esses locais estão ganhando destaque e integram os novos roteiros de ecoturismo propostos pelo programa de incentivo ao turismo, implementado em dez cidades do sudeste tocantinense.

A região está situada entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga. As Serras Gerais do Tocantins fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e, além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura como as Cavalhadas, as festas do Senhor do Bonfim e do Divino Espírito Santo, entre outras festas folclóricas e religiosas herdadas do colonialismo e da era do ciclo do ouro.

Roteiros do Tocantins: conhecendo as Serras Gerais

Programação

19h às 20h

·         Abertura
·         Apresentação: A Região Turística - Serras Gerais
·         O Trade Serras Gerais – Um representante do Trade
·         Ações de ordenamento das Serras Gerais  - Sebrae/TO
·         O Potencial Turístico – UFT/Arraias 
·         O papel do estado na articulação do turismo nas Serras Gerais – Tom Lyra
20h às 21h30 - Apresentação cultural:
·         Teatro – Retalhos de Arte – Rio da Conceição
·         Capoterapia – Dianópolis
·         Suça – Natividade
·         Orquestra Sanfônica e Catarina – Arraias
·         Catira - Almas

21h30 às 22h30 -  Degustação/artesanato

Biscoito Amor Perfeito será uma das estrelas da noite.  Emerson Silva/Governo do Tocantins


Nenhum comentário:

Postar um comentário