quarta-feira, 8 de maio de 2019

Dia Nacional do Turismo reúne secretários das 27 UFs em Goiânia (GO)

Ministro Marcelo Álvaro Antônio celebrou conquistas do setor e disse que o país tem um cenário inédito para o desenvolvimento
Por Vanessa Sampaio, enviada especial / Agência de Notícias do Turismo

Ministro durante 98ª reunião do Fornatur. Crédito: Roberto Castro

Os avanços alcançados pela nova gestão do turismo brasileiro foram celebrados nesta quarta-feira (8), Dia Nacional do Turismo, na 98ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, realizada em Goiânia (GO).

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou que a integração das políticas públicas do setor nos âmbitos federal, estadual e municipal cria uma consciência sobre a importância da união em torno das prioridades do país. “Estar aqui hoje, no Dia Nacional do Turismo, com representantes dos 26 estados e do DF, mostra que nós todos somos um. Nossas prioridades estão se afinando, estamos trilhando os mesmos caminhos. Queremos, juntos, colocar o Brasil no eixo do desenvolvimento e o turismo é um dos principais aliados”, definiu.

A pauta técnica da reunião incluiu as conquistas recentes do turismo nacional e também as demandas para o crescimento no setor em cada unidade da federação. Ações para ampliar a conectividade, promover o país em feiras e eventos e a importância da inteligência de mercado na atividade, bem como o reposicionamento do destino Brasil e o funcionamento das Áreas Especiais de Interesse Turístico estiveram entre os principais temas debatidos pelo colegiado.

Hugo Veiga, secretário de Turismo e Cultura do Maranhão e presidente do Fornatur, destacou “a atenção que vem sendo dada pelos estados à força produtiva do Turismo”. Já o presidente interino da Embratur, Leonidas de Oliveira, falou que o momento pede “um olhar apurado para a inovação, que seja capaz de transformar o Brasil em uma potência turística mundial”.

Os secretários da Pasta: Daniel Nepomuceno (Executivo), Bob Santos (Integração Interinstitucional), Robson Napier (Estruturação) e Aluizer Malab (Desenvolvimento e Competitividade), apresentaram as ações do MTur para estabelecer uma agenda de trabalho voltada para a inovação, a segurança jurídica e a atração de investimentos. “Temos que nos elevar como prioridade em todos os estados e hoje, aqui neste encontro, além de fortalecer a nossa proximidade, nos tornamos mais fortes para caminhar juntos. Turismo não é ideológico, não é político. Turismo é mercado. É nisso que vamos trabalhar”, disse Nepomuceno.

O secretário de Pernambuco, Rodrigo Novaes, avaliou que os desafios do estado, de total vocação turística, se renovaram. “Para formatar um produto turístico, precisamos melhorar a infraestrutura, a promoção, e também defendemos os cassinos, uma ferramenta que casa bem com a criação de polos geradores de emprego e renda no interior do estado. Estamos com os olhos voltados para o turismo e para o que o turismo pode transformar no país”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário