sábado, 12 de julho de 2025
Taquaruçu Fest com Bell Marques atrai multidão
sexta-feira, 11 de julho de 2025
Covernation 2025 celebra o Dia Mundial do Rock com shows imperdíveis hoje, sexta, em Palmas
Hoje, 11 de julho, a capital do
Tocantins será palco de um dos eventos mais aguardados do ano: o Covernation
2025, que celebra em grande estilo o Dia Mundial do Rock.
A festa acontece a partir das 21h, no tradicional Tendencies Rock Bar, conhecido por ser o reduto da música alternativa em Palmas.
Reunindo
nove bandas em uma noite repleta de homenagens, o Covernation traz ao palco
covers consagrados de nomes que marcaram gerações: Titãs, Ramones, Linkin Park,
Evanescence, Led Zeppelin, Anisongs, Raimundos, The Offspring e Mamonas
Assassinas.
Os
ingressos ainda estão à venda e podem ser adquiridos pelo Sympla ou
presencialmente na Casa São Paulo. A organização recomenda garantir a entrada
com antecedência para evitar filas e garantir um lugar nessa noite histórica.
O Covernation já se consolidou como o maior festival de bandas cover do Tocantins, reunindo músicos locais apaixonados por grandes nomes do rock nacional e internacional. Em sua edição de 2025, o evento reforça seu compromisso com a cultura e a cena musical da cidade, promovendo uma noite de nostalgia, energia e celebração.
Prepare
sua camiseta de banda, reúna os amigos e venha viver a verdadeira essência do
rock!
Paraíso do Tocantins amplia sinalização turística na cidade
O município reforçou a sinalização turística
ampliando o número de placas em locais estratégicos, facilitando o deslocamento
e a experiência de quem visita a cidade, que pode chegar mais facilmente a
pontos como a Serra do Estrondo, teatro, feira coberta, terminal rodoviário,
universidades, praças, hospitais, entre outros.
Paraíso do Tocantins deu mais um passo importante para o fortalecimento
do setor turístico. Fotos: Davi Andrade Melo
A iniciativa integra o Plano Municipal de Turismo e
tem como objetivo tornar locais de interesse mais acessíveis e visíveis para
moradores e turistas. Com placas que indicam direções e destacam esses locais,
a sinalização contribui para a valorização do patrimônio cultural e natural da
cidade.
A secretária municipal de Turismo, Lazer e Cultura de Paraíso, Patrícia
Nascimento, informou que a implantação da sinalização além de ser uma das ações previstas no plano turístico, atende a uma demanda antiga. “Uma sinalização adequada contribui para que os visitantes aproveitem tudo com mais facilidade. As placas turísticas são essenciais para orientar, facilitar o acesso aos pontos turísticos e garantir uma experiência mais tranquila e agradável para que possam explorar o que Paraíso tem de melhor, por meio de informações claras e bem posicionadas pela cidade”.
“O trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Mobilidade Urbana foi fundamental nesse processo de sinalização. O secretário Jonatha tem tido um olhar atento não só para as demandas estruturais da cidade, mas também para a segurança, tanto da população quanto dos turistas que visitam Paraíso. Essa preocupação em garantir acessibilidade, sinalização adequada e ambientes seguros reforça o compromisso da gestão com o bem-estar de todos que circulam pelo município”, acrescentou Patrícia.
Com o reforço na sinalização, a gestão municipal reafirma o compromisso com o desenvolvimento do turismo local, promovendo uma estrutura mais adequada para receber visitantes e estimular a circulação econômica em torno do segmento.
Por Fernanda Menta
Abertura oficial da Superliga da América de Vôlei Adaptado Melhor Idade é marcada por emoção e alegria
Abertura do
evento, na manhã desta sexta-feira, 11/07, foi prestigiada pelo prefeito em
exercício de Palmas, Carlos Veloso, secretário de Turismo do Estado, Hercy
Filho, representando o governador Wanderlei Barbosa, secretário executivo da
Indústria e Comércio, Elenil da Penha, secretário executivo da CBVA, Rodrigo
Avelino, e presidente do Palmas Convention Bureau, Marcelo Perim.
Fotos: Adiel
Ponte / Governo do Tocantins
A abertura oficial da Superliga da América de Vôlei
Melhor Idade oi marcada por momentos de emoção e alegria, numa demonstração que
a prática do vôlei adaptado à melhor idade integra gerações de pessoas que transformam
suas vidas através do esporte. A Superliga das Américas de Vôlei Adaptado à
Melhor Idade é considerado o maior evento de vôlei adaptado do continente, reunindo
atletas de diversas categorias masculinas e femininas, a partir dos 45 anos até
78+, em uma maratona de superação e integração social.
“A prática do vôlei adaptado à melhor idade é muito
bom, porque as pessoas reduzem o círculo de amizades nessa faixa etária e essa
interação faz toda a diferença, trazendo vida, alegria, saúde, melhor qualidade
de vida a quem pratica, com certeza. Esporte é vida”, disse o prefeito Carlos
Veloso.
“O meu coração está batendo forte. Esse esporte me
motivou desde o primeiro momento em que o conheci. Assumi como compromisso
pessoal contribuir om o vôlei adaptado além do turismo. Ver os pais dos meus
amigos jogando vôlei é uma grande alegria. Quero agradecer o apoio do Governo
do Estado, do Município, do senador Eduardo Gomes e da CBVA, que confiaram no
trabalho do Palmas Convention Bureau para realizar esse evento. Recebemos essa
galera animada para mostrar que no Tocantins, além do esporte, da integração,
existe o turismo. Estamos mostrando nosso estado, nossa capital, como destino
turístico que vai ser divulgado em todo o país”, destacou Marcelo Perim,
realizador do evento.
Já o secretário do Turismo, Hercy Filho,
representando o governador Wanderlei Barbosa na ocasião, lembrou que “essa é
uma parceria que se repete, pois fizemos a etapa nacional e agora estamos muito
felizes em realizar essa etapa internacional, com a participação do Peru,
Argentina e Uruguai, e ver um auditório tão grande lotado de pessoas que são
multiplicadores que irão falar para o Brasil inteiro da capital do Tocantins,
da beleza desse estado. Temos a satisfação dessa parceria com o Palmas Convention
& Visitors Bureau para que possamos implementar o turismo através do
esporte, pois são setores que andam em paralelo em muitos eventos que atraem
pessoas e atraem turistas”.
Para o secretário executivo da Secretária de Estado
da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Elenil da Penha, “um evento como
esse, além fomentar o esporte e do turismo, também traz muitos empresários. E,
além de mostrar toda a vocação turística, é importante mostrar nossa vocação
empresarial, visto que o Tocantins está em pleno desenvolvimento e tem uma
vocação para investimento em todas as áreas, como minério, agroindústria e,
obviamente o turismo”.
O secretário executivo da CBVA, Rodrigo Avelino, agradeceu
ao Governo do Estado, através do secretário de Turismo, Hercy Filho, e ao prefeito
de Palmas, Carlos Eduardo Veloso, destacando que é importante fazer política
pública pelo idoso, porque aqui a alguns
anos a população brasileira estará bastante envelhecida. “Quero parabenizar a
todos os atletas. Sei da dificuldade que técnicos, atletas e dirigentes
enfrentam no dia a dia. Vocês, atletas, são os protagonistas desse evento. É
importante a participação do poder público, mas sem vocês esse evento existiria",
afirmou Rodrigo.
Participantes
Vinte e uma equipes, incluindo três países da
América do Sul, participam do evento: Uruguai, Argentina e Peru. Palmas está
presente com seis times em nas categorias masculina e feminina, classificadas
dos 45 anos até 78+. O atleta mais velho da competição é
O evento é uma realização da Confederação
Brasileira de Vôlei Adaptado à Melhor Idade (CBVA), em conjunto com a
Associação Palmas Convention & Visitors Bureau.
O secretário de Turismo do Estado, participou da
abertura do congresso técnico, na quarta-feira, 9/7, no auditório da Fecomércio
oportunidade em que deu boas-vindas aos participantes e os convidou a
participar do Fest Taquaruçu nesta sexta-feira, 11, com show do cantor Bel
Marques, aproveitando a oportunidade de conhecer um destino turístico
importante na capital do Tocantins.
O presidente da Confederação Brasileira de Vôlei
Adaptado (CBVA), Lucas Dimarco, disse que está muito feliz com o evento. “É uma
celebração à vida, ver o brilho no olhar de cada atleta, atletas acima de 70,
80 anos. A gente consegue atingir todas as fases da vida dessas pessoas.
Estamos muito felizes com mais uma etapa cumprida e a expectativa é de grandes
jogos esses dias”, afirmou.
Palmas
A escolha de Palmas é resultado direto dos esforços
do Governo do Estado, por meio das secretarias do Turismo (Setur) e dos Esportes
e Juventude (Seju), no fomento e no incentivo à realização de grandes eventos
esportivos no Tocantins. A prefeitura de Palmas também é parceira do evento
através da Agência de Turismo do Município (Agtur) e da Fundação Municipal de
Esportes.
Também apoiam a realização da Superliga das
Américas 2025 do Vôlei Adaptado à Melhor Idade o senador Eduardo Gomes e as
entidades do trade, como o Conselho
Empresarial do Turismo (Cetur), da Fecomércio Tocantins; Associação Brasileira
da Indústria de Hotéis (ABIH Tocantins), Associação Brasileira de Agências de
Viagens (ABAV Tocantins), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
(Abrasel Tocantins), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet),
entre outras.
quinta-feira, 10 de julho de 2025
Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de fórum internacional sobre turismo e relações bilaterais entre Brasil e Marrocos
O vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, participou nesta quarta-feira, 9, do LIDE Brazil Morocco Forum, realizado em Marrakech, no Marrocos.
Divulgação
O evento internacional reúne líderes empresariais e
autoridades dos dois países para debater temas estratégicos como agronegócio,
segurança alimentar, aviação comercial, defesa, transição energética, comércio
bilateral e turismo.
Titular da Comissão de Desenvolvimento Regional e
Turismo do Senado, Eduardo Gomes foi um dos convidados do Painel 4, que discutiu
a ampliação da indústria do turismo entre Brasil e Marrocos.
Ao seu lado participaram Abdelhamid Addou (chairman
e CEO da Royal Air Maroc), Carlos José Marques (head do LIDE Conteúdo), Hamid
Bentahar (presidente do Conselho de Negócios Marrocos-Brasil da CGEM e
presidente da Confederação Nacional de Turismo), Raja Ouardak (vice-presidente
da região de Marrakech-Safi) e Vinicius Lummertz (membro do Instituto Milken,
ex-secretário de Turismo de São Paulo e ex-ministro do Turismo).
Em sua fala, Eduardo Gomes destacou os laços
históricos e culturais que aproximam Brasil e Marrocos, e defendeu o turismo
como vetor de desenvolvimento social e econômico para ambos os países. Ele
também citou a vocação turística do Tocantins e exemplos locais de como o setor
promove inclusão e identidade cultural. “O mesmo ocorre em meu estado do
Tocantins. As bonecas produzidas pelo povo indígena Karajá e o artesanato em
Capim Dourado do Jalapão são exemplos de práticas ancestrais que fortalecem o
turismo, promovem a inclusão social e valorizam a identidade tocantinense”,
afirmou.
Eduardo Gomes ainda destacou o crescimento do fluxo
turístico entre os países, impulsionado pela retomada da rota direta entre São
Paulo e Casablanca pela Royal Air Maroc, e reafirmou o compromisso do Senado
Federal com o fortalecimento das relações bilaterais no setor. “O Senado
Federal reafirma seu compromisso com a promoção do turismo entre Brasil e
Marrocos. Estamos abertos ao diálogo com nossos amigos marroquinos, para
fortalecer parcerias, gerar oportunidades de negócio e aproximar ainda mais
nossos países”, destacou.
Presentes
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também participou do fórum, como
convidado do painel “A abertura do mercado de agronegócio do Marrocos a
produtos brasileiros”, no qual apresentou as potencialidades da produção
agropecuária tocantinense e o papel do estado como protagonista no cenário do
agronegócio nacional e internacional.
Entre os destaques do fórum, estiveram presentes o ex-presidente da República,
Michel Temer; o ex-governador de São Paulo e Co-Chairman do LIDE, João Doria; a
senadora Daniela Ribeiro; o senador Nelsinho Trad; e o deputado federal Júlio
Lopes, além de empresários e autoridades marroquinas e brasileiras.
Sobre o Fórum
O LIDE
Brazil Morocco Forum é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) e
tem o objetivo de estreitar laços comerciais e institucionais entre o Brasil e
o Marrocos, abrindo novas possibilidades de investimentos e parcerias
estratégicas entre os dois países.
Amélio Cayres destina R$ 750 mil para temporada de praia e eventos culturais em seis cidades
O deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), destinou, neste mês de julho, mais de R$ 750 mil em emendas parlamentares.
Cayres celebrou o pagamento das emendas para fortalecer o turismo durante evento da Setur. Créditos da imagem: Mazim Aguiar/Setur Tocantins
Os recursos contemplam
seis municípios tocantinenses com apoio direto à realização da temporada de
praia, eventos culturais e colaboração com a administração pública.
Cayres
celebrou o pagamento das emendas e reforçou seu compromisso com fortalecimento
do turismo, da cultura e do desenvolvimento dos municípios durante evento nesta
quarta-feira, 8, para apresentar a estruturação das temporadas de praia ao
redor do Estado, promovido pelo secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho.
O
parlamentar encaminhou R$ 600 mil para fortalecer a estrutura de temporada de
praia nos municípios de Caseara, Itaguatins, São Salvador e Xambioá. Os
recursos foram enviados à pedido dos gestores das cidades, a fim de apoiar a
estrutura física da temporada e programações. Conforme Amélio, o apoio
parlamentar é essencial no período de veraneio, uma vez que as temporadas
movimentam o comércio local, fortalecem a economia e atraem visitantes de
diversas regiões.
Em
Carmolândia, o valor de R$ 100 mil foi direcionado à Exposição Agropecuária do
município, realizada entre os dias 2 e 6 de julho, incentivando o agronegócio e
as tradições da região. Já em Crixás do Tocantins, a emenda de R$ 50 mil foi
enviada para custeio da administração pública, contribuindo com a logística e
serviços municipais.
“Esses
recursos representam nosso compromisso com o fortalecimento dos municípios,
especialmente neste período de férias, quando o turismo e os eventos regionais
aquecem a economia e promovem lazer e cultura para a população”, destacou o
deputado Amélio Cayres.
Credenciamento para o Festuris cresce 68,8% em relação à edição passada
Faltam 118 dias para o 37º Festuris, que
ocorre em Gramado/RS de 6 a 9 de novembro. No passado o evento recebeu mais de
15 mil profissionais de turismo de todo o Brasil e de vários países
Divulgação
Agentes de viagens, guias de
turismo e profissionais da comunicação já estão buscando o credenciamento para
estarem no 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Ao
comparar o desempenho de inscrições deste ano com o ano passado, constata-se um
crescimento de 66,8% no total de inscritos para esta edição. Ao observar o
avanço de forma segmentada, calculando as credenciais já confirmadas de guias
de turismo e agentes de viagens, o crescimento é de 69%.
Os números que serviram de
base para este cálculo são os inscritos entre os dias 9 de junho e 9 de julho
de 2024, com os inscritos neste mesmo período nesse ano. “Para o Festuris do
ano passado, tivemos uma projeção e uma expectativa mais tímida por causa da
tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. Durante meses ficamos
desconectados do resto do mundo sem a operação de linhas aéreas, o Aeroporto
Salgado Filho, por exemplo, reabriu somente duas semanas antes do nosso evento.
E ainda assim, para a expectativa criada naquele momento, tivemos bons
resultados e chegamos a 15 mil profissionais do turismo vindo a Gramado para
participar do Festuris”, destacou Eduardo Zorzanello.
Ele considera que seja
natural um crescimento no número de procura pelo Festuris. “Nós realmente temos
uma projeção de crescimento, e é por isso que estamos trabalhando muito forte
para fazermos a maior e melhor de todas as edições. A dedicação de toda nossa
equipe é para acolhermos da melhor forma possível todos os profissionais que
virão ao Festuris e estamos preparando novidades inspiradoras para este ano.
Queremos provocar todos a pensarem fora da caixa, a reimaginarem o amanhã junto
com a gente”, provocou Marta Rossi.
Faltam 118 dias para o 37º
Festuris, que ocorre em Gramado/RS de 6 a 9 de novembro. No ano passado, o
evento recebeu mais de 15 mil profissionais do turismo de todo o Brasil e de
vários países. 53 destinos internacionais divulgaram seus potenciais em
Gramado. Cerca de duas mil e setecentas marcas lotaram os corredores com muita
criatividade e interação. E mais de R$ 480 milhões foram gerados em negócios
entre os participantes, o que coloca o Festuris como a feira de negócios
turísticos mais efetiva das Américas.
Texto: Fernando Gusen


.jpeg)
.jpeg)






