sábado, 12 de julho de 2025

Taquaruçu Fest com Bell Marques atrai multidão

Evento reuniu nomes da música, atrações regionais e ações de fomento à cultura e ao turismo local


Público lota a praça de eventos em Taquaruçu durante show de Bell Marques, na 2ª edição do festival promovido pelo Governo do Tocantins (Crédito foto: Edes Pereira/Governo do Tocantins)

O governador Wanderlei Barbosa participou da 2ª edição do Taquaruçu Fest, na noite desta sexta-feira, 11. A  programação contou com a participação especial do cantor Bell Marques, ícone da música baiana e ex-vocalista da banda Chiclete com Banana, que embalou o público com sucessos que marcaram gerações. O evento também teve shows de Viola D’Júnior, Paulinho & Banda e Wglemerson Lima.

Wanderlei Barbosa destacou a importância do investimento em cultura como ferramenta de valorização da identidade tocantinense e de fortalecimento do turismo. “O Taquaruçu Fest é mais uma ação que mostra nosso compromisso com o turismo cultural e com a geração de oportunidades para os empreendedores locais. Estamos promovendo cultura, lazer e também estimulando a economia”, afirmou o Governador.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, ressaltou que o evento se consolida como um atrativo importante dentro do calendário de férias do Tocantins. “O Taquaruçu Fest é um termômetro dos eventos de veraneio, como a Temporada de Praia, e na Capital vem atraindo turistas, movimentando o comércio e reforçando o protagonismo do Tocantins como destino turístico”, pontuou.

Cultura e desenvolvimento local

Realizado em formato de um único dia, o Taquaruçu Fest integra o calendário de eventos culturais e turísticos do Governo do Tocantins, que ocorre entre os meses de junho e agosto. A primeira edição, em 2023, contou com a apresentação da dupla Rio Negro & Solimões. Neste ano, a estrutura foi ampliada, com reforço na segurança, apoio à comunidade local e incentivo ao empreendedorismo. Localizado em uma área turística, o distrito de Taquaruçu é um dos destinos mais procurados por quem busca o clima de serra como refúgio para lazer e descanso.

Solidariedade em rede

Assim como outros eventos promovidos pelo Governo do Tocantins, o Taquaruçu Fest também foi palco para ações do programa Tocantins Alimenta Quem Precisa, criado em 2024 como parte da Rede Cuidar. A iniciativa arrecada alimentos durante shows e eventos públicos, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade. 

“Também estamos arrecadando alimentos neste evento, pois reconhecemos a importância dessa ação para a nossa comunidade. É gratificante ver que as pessoas estão compreendendo o nosso apelo e contribuindo com doações nos pontos de coleta do Governo”, comentou a primeira-dama, Karynne Sotero.

Desde sua criação, o programa já arrecadou centenas de toneladas, como ocorreu na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), quando mais de 140 toneladas foram destinadas à população em todo o estado.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Covernation 2025 celebra o Dia Mundial do Rock com shows imperdíveis hoje, sexta, em Palmas

Hoje, 11 de julho, a capital do Tocantins será palco de um dos eventos mais aguardados do ano: o Covernation 2025, que celebra em grande estilo o Dia Mundial do Rock.

A festa acontece a partir das 21h, no tradicional Tendencies Rock Bar, conhecido por ser o reduto da música alternativa em Palmas.

Reunindo nove bandas em uma noite repleta de homenagens, o Covernation traz ao palco covers consagrados de nomes que marcaram gerações: Titãs, Ramones, Linkin Park, Evanescence, Led Zeppelin, Anisongs, Raimundos, The Offspring e Mamonas Assassinas.

Os ingressos ainda estão à venda e podem ser adquiridos pelo Sympla ou presencialmente na Casa São Paulo. A organização recomenda garantir a entrada com antecedência para evitar filas e garantir um lugar nessa noite histórica.

O Covernation já se consolidou como o maior festival de bandas cover do Tocantins, reunindo músicos locais apaixonados por grandes nomes do rock nacional e internacional. Em sua edição de 2025, o evento reforça seu compromisso com a cultura e a cena musical da cidade, promovendo uma noite de nostalgia, energia e celebração. 

Prepare sua camiseta de banda, reúna os amigos e venha viver a verdadeira essência do rock!


Paraíso do Tocantins amplia sinalização turística na cidade

O município reforçou a sinalização turística ampliando o número de placas em locais estratégicos, facilitando o deslocamento e a experiência de quem visita a cidade, que pode chegar mais facilmente a pontos como a Serra do Estrondo, teatro, feira coberta, terminal rodoviário, universidades, praças, hospitais, entre outros.



Paraíso do Tocantins deu mais um passo importante para o fortalecimento do setor turístico. Fotos: Davi Andrade Melo

A iniciativa integra o Plano Municipal de Turismo e tem como objetivo tornar locais de interesse mais acessíveis e visíveis para moradores e turistas. Com placas que indicam direções e destacam esses locais, a sinalização contribui para a valorização do patrimônio cultural e natural da cidade.

A secretária municipal de Turismo, Lazer e Cultura de Paraíso, Patrícia Nascimento, informou que a implantação da sinalização além de ser uma das ações previstas no plano turístico, atende a uma demanda antiga. “Uma sinalização adequada contribui para que os visitantes aproveitem tudo com mais facilidade. As placas turísticas são essenciais para orientar, facilitar o acesso aos pontos turísticos e garantir uma experiência mais tranquila e agradável para que possam explorar o que Paraíso tem de melhor, por meio de informações claras e bem posicionadas pela cidade”.

“O trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Mobilidade Urbana foi fundamental nesse processo de sinalização. O secretário Jonatha tem tido um olhar atento não só para as demandas estruturais da cidade, mas também para a segurança, tanto da população quanto dos turistas que visitam Paraíso. Essa preocupação em garantir acessibilidade, sinalização adequada e ambientes seguros reforça o compromisso da gestão com o bem-estar de todos que circulam pelo município”, acrescentou Patrícia.

Com o reforço na sinalização, a gestão municipal reafirma o compromisso com o desenvolvimento do turismo local, promovendo uma estrutura mais adequada para receber visitantes e estimular a circulação econômica em torno do segmento.

Por Fernanda Menta

Abertura oficial da Superliga da América de Vôlei Adaptado Melhor Idade é marcada por emoção e alegria

Abertura do evento, na manhã desta sexta-feira, 11/07, foi prestigiada pelo prefeito em exercício de Palmas, Carlos Veloso, secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho, representando o governador Wanderlei Barbosa, secretário executivo da Indústria e Comércio, Elenil da Penha, secretário executivo da CBVA, Rodrigo Avelino, e presidente do Palmas Convention Bureau, Marcelo Perim.

Fotos: Adiel Ponte / Governo do Tocantins





A abertura oficial da Superliga da América de Vôlei Melhor Idade oi marcada por momentos de emoção e alegria, numa demonstração que a prática do vôlei adaptado à melhor idade integra gerações de pessoas que transformam suas vidas através do esporte. A Superliga das Américas de Vôlei Adaptado à Melhor Idade é considerado o maior evento de vôlei adaptado do continente, reunindo atletas de diversas categorias masculinas e femininas, a partir dos 45 anos até 78+, em uma maratona de superação e integração social.

“A prática do vôlei adaptado à melhor idade é muito bom, porque as pessoas reduzem o círculo de amizades nessa faixa etária e essa interação faz toda a diferença, trazendo vida, alegria, saúde, melhor qualidade de vida a quem pratica, com certeza. Esporte é vida”, disse o prefeito Carlos Veloso.

“O meu coração está batendo forte. Esse esporte me motivou desde o primeiro momento em que o conheci. Assumi como compromisso pessoal contribuir om o vôlei adaptado além do turismo. Ver os pais dos meus amigos jogando vôlei é uma grande alegria. Quero agradecer o apoio do Governo do Estado, do Município, do senador Eduardo Gomes e da CBVA, que confiaram no trabalho do Palmas Convention Bureau para realizar esse evento. Recebemos essa galera animada para mostrar que no Tocantins, além do esporte, da integração, existe o turismo. Estamos mostrando nosso estado, nossa capital, como destino turístico que vai ser divulgado em todo o país”, destacou Marcelo Perim, realizador do evento.

Já o secretário do Turismo, Hercy Filho, representando o governador Wanderlei Barbosa na ocasião, lembrou que “essa é uma parceria que se repete, pois fizemos a etapa nacional e agora estamos muito felizes em realizar essa etapa internacional, com a participação do Peru, Argentina e Uruguai, e ver um auditório tão grande lotado de pessoas que são multiplicadores que irão falar para o Brasil inteiro da capital do Tocantins, da beleza desse estado. Temos a  satisfação dessa parceria com o Palmas Convention & Visitors Bureau para que possamos implementar o turismo através do esporte, pois são setores que andam em paralelo em muitos eventos que atraem pessoas e atraem turistas”.

Para o secretário executivo da Secretária de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Elenil da Penha, “um evento como esse, além fomentar o esporte e do turismo, também traz muitos empresários. E, além de mostrar toda a vocação turística, é importante mostrar nossa vocação empresarial, visto que o Tocantins está em pleno desenvolvimento e tem uma vocação para investimento em todas as áreas, como minério, agroindústria e, obviamente o turismo”.

O secretário executivo da CBVA, Rodrigo Avelino, agradeceu ao Governo do Estado, através do secretário de Turismo, Hercy Filho, e ao prefeito de Palmas, Carlos Eduardo Veloso, destacando que é importante fazer política pública pelo  idoso, porque aqui a alguns anos a população brasileira estará bastante envelhecida. “Quero parabenizar a todos os atletas. Sei da dificuldade que técnicos, atletas e dirigentes enfrentam no dia a dia. Vocês, atletas, são os protagonistas desse evento. É importante a participação do poder público, mas sem vocês esse evento existiria", afirmou Rodrigo.

Participantes

Vinte e uma equipes, incluindo três países da América do Sul, participam do evento: Uruguai, Argentina e Peru. Palmas está presente com seis times em nas categorias masculina e feminina, classificadas dos 45 anos até 78+. O atleta mais velho da competição é

O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado à Melhor Idade (CBVA), em conjunto com a Associação Palmas Convention & Visitors Bureau.

O secretário de Turismo do Estado, participou da abertura do congresso técnico, na quarta-feira, 9/7, no auditório da Fecomércio oportunidade em que deu boas-vindas aos participantes e os convidou a participar do Fest Taquaruçu nesta sexta-feira, 11, com show do cantor Bel Marques, aproveitando a oportunidade de conhecer um destino turístico importante na capital do Tocantins.

O presidente da Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA), Lucas Dimarco, disse que está muito feliz com o evento. “É uma celebração à vida, ver o brilho no olhar de cada atleta, atletas acima de 70, 80 anos. A gente consegue atingir todas as fases da vida dessas pessoas. Estamos muito felizes com mais uma etapa cumprida e a expectativa é de grandes jogos esses dias”, afirmou.

Palmas

A escolha de Palmas é resultado direto dos esforços do Governo do Estado, por meio das secretarias do Turismo (Setur) e dos Esportes e Juventude (Seju), no fomento e no incentivo à realização de grandes eventos esportivos no Tocantins. A prefeitura de Palmas também é parceira do evento através da Agência de Turismo do Município (Agtur) e da Fundação Municipal de Esportes.

Também apoiam a realização da Superliga das Américas 2025 do Vôlei Adaptado à Melhor Idade o senador Eduardo Gomes e as entidades do trade,  como o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur), da Fecomércio Tocantins; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Tocantins), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Tocantins), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Tocantins), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), entre outras.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de fórum internacional sobre turismo e relações bilaterais entre Brasil e Marrocos

O vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, participou nesta quarta-feira, 9, do LIDE Brazil Morocco Forum, realizado em Marrakech, no Marrocos.

Divulgação

O evento internacional reúne líderes empresariais e autoridades dos dois países para debater temas estratégicos como agronegócio, segurança alimentar, aviação comercial, defesa, transição energética, comércio bilateral e turismo.

Titular da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, Eduardo Gomes foi um dos convidados do Painel 4, que discutiu a ampliação da indústria do turismo entre Brasil e Marrocos.

Ao seu lado participaram Abdelhamid Addou (chairman e CEO da Royal Air Maroc), Carlos José Marques (head do LIDE Conteúdo), Hamid Bentahar (presidente do Conselho de Negócios Marrocos-Brasil da CGEM e presidente da Confederação Nacional de Turismo), Raja Ouardak (vice-presidente da região de Marrakech-Safi) e Vinicius Lummertz (membro do Instituto Milken, ex-secretário de Turismo de São Paulo e ex-ministro do Turismo).

Em sua fala, Eduardo Gomes destacou os laços históricos e culturais que aproximam Brasil e Marrocos, e defendeu o turismo como vetor de desenvolvimento social e econômico para ambos os países. Ele também citou a vocação turística do Tocantins e exemplos locais de como o setor promove inclusão e identidade cultural. “O mesmo ocorre em meu estado do Tocantins. As bonecas produzidas pelo povo indígena Karajá e o artesanato em Capim Dourado do Jalapão são exemplos de práticas ancestrais que fortalecem o turismo, promovem a inclusão social e valorizam a identidade tocantinense”, afirmou.

Eduardo Gomes ainda destacou o crescimento do fluxo turístico entre os países, impulsionado pela retomada da rota direta entre São Paulo e Casablanca pela Royal Air Maroc, e reafirmou o compromisso do Senado Federal com o fortalecimento das relações bilaterais no setor. “O Senado Federal reafirma seu compromisso com a promoção do turismo entre Brasil e Marrocos. Estamos abertos ao diálogo com nossos amigos marroquinos, para fortalecer parcerias, gerar oportunidades de negócio e aproximar ainda mais nossos países”, destacou.

Presentes

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também participou do fórum, como convidado do painel “A abertura do mercado de agronegócio do Marrocos a produtos brasileiros”, no qual apresentou as potencialidades da produção agropecuária tocantinense e o papel do estado como protagonista no cenário do agronegócio nacional e internacional.

Entre os destaques do fórum, estiveram presentes o ex-presidente da República, Michel Temer; o ex-governador de São Paulo e Co-Chairman do LIDE, João Doria; a senadora Daniela Ribeiro; o senador Nelsinho Trad; e o deputado federal Júlio Lopes, além de empresários e autoridades marroquinas e brasileiras.

Sobre o Fórum

O LIDE Brazil Morocco Forum é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) e tem o objetivo de estreitar laços comerciais e institucionais entre o Brasil e o Marrocos, abrindo novas possibilidades de investimentos e parcerias estratégicas entre os dois países.

 

Amélio Cayres destina R$ 750 mil para temporada de praia e eventos culturais em seis cidades

O deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), destinou, neste mês de julho, mais de R$ 750 mil em emendas parlamentares.

Cayres celebrou o pagamento das emendas para fortalecer o turismo durante evento da Setur.  Créditos da imagem: Mazim Aguiar/Setur Tocantins

Os recursos contemplam seis municípios tocantinenses com apoio direto à realização da temporada de praia, eventos culturais e colaboração com a administração pública.

Cayres celebrou o pagamento das emendas e reforçou seu compromisso com fortalecimento do turismo, da cultura e do desenvolvimento dos municípios durante evento nesta quarta-feira, 8, para apresentar a estruturação das temporadas de praia ao redor do Estado, promovido pelo secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho.

O parlamentar encaminhou R$ 600 mil para fortalecer a estrutura de temporada de praia nos municípios de Caseara, Itaguatins, São Salvador e Xambioá. Os recursos foram enviados à pedido dos gestores das cidades, a fim de apoiar a estrutura física da temporada e programações. Conforme Amélio, o apoio parlamentar é essencial no período de veraneio, uma vez que as temporadas movimentam o comércio local, fortalecem a economia e atraem visitantes de diversas regiões.

Em Carmolândia, o valor de R$ 100 mil foi direcionado à Exposição Agropecuária do município, realizada entre os dias 2 e 6 de julho, incentivando o agronegócio e as tradições da região. Já em Crixás do Tocantins, a emenda de R$ 50 mil foi enviada para custeio da administração pública, contribuindo com a logística e serviços municipais.

“Esses recursos representam nosso compromisso com o fortalecimento dos municípios, especialmente neste período de férias, quando o turismo e os eventos regionais aquecem a economia e promovem lazer e cultura para a população”, destacou o deputado Amélio Cayres.

 

 


Credenciamento para o Festuris cresce 68,8% em relação à edição passada

Faltam 118 dias para o 37º Festuris, que ocorre em Gramado/RS de 6 a 9 de novembro. No passado o evento recebeu mais de 15 mil profissionais de turismo de todo o Brasil e de vários países

Divulgação

Agentes de viagens, guias de turismo e profissionais da comunicação já estão buscando o credenciamento para estarem no 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Ao comparar o desempenho de inscrições deste ano com o ano passado, constata-se um crescimento de 66,8% no total de inscritos para esta edição. Ao observar o avanço de forma segmentada, calculando as credenciais já confirmadas de guias de turismo e agentes de viagens, o crescimento é de 69%.

Os números que serviram de base para este cálculo são os inscritos entre os dias 9 de junho e 9 de julho de 2024, com os inscritos neste mesmo período nesse ano. “Para o Festuris do ano passado, tivemos uma projeção e uma expectativa mais tímida por causa da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. Durante meses ficamos desconectados do resto do mundo sem a operação de linhas aéreas, o Aeroporto Salgado Filho, por exemplo, reabriu somente duas semanas antes do nosso evento. E ainda assim, para a expectativa criada naquele momento, tivemos bons resultados e chegamos a 15 mil profissionais do turismo vindo a Gramado para participar do Festuris”, destacou Eduardo Zorzanello.

Ele considera que seja natural um crescimento no número de procura pelo Festuris. “Nós realmente temos uma projeção de crescimento, e é por isso que estamos trabalhando muito forte para fazermos a maior e melhor de todas as edições. A dedicação de toda nossa equipe é para acolhermos da melhor forma possível todos os profissionais que virão ao Festuris e estamos preparando novidades inspiradoras para este ano. Queremos provocar todos a pensarem fora da caixa, a reimaginarem o amanhã junto com a gente”, provocou Marta Rossi.

Faltam 118 dias para o 37º Festuris, que ocorre em Gramado/RS de 6 a 9 de novembro. No ano passado, o evento recebeu mais de 15 mil profissionais do turismo de todo o Brasil e de vários países. 53 destinos internacionais divulgaram seus potenciais em Gramado. Cerca de duas mil e setecentas marcas lotaram os corredores com muita criatividade e interação. E mais de R$ 480 milhões foram gerados em negócios entre os participantes, o que coloca o Festuris como a feira de negócios turísticos mais efetiva das Américas.

Texto: Fernando Gusen