quinta-feira, 14 de julho de 2022

Porto Nacional comemora 161 anos de emancipação política

A cidade de Porto Nacional comemorou nessa quarta-feira, 13, 161 anos de emancipação política

Divulgação

O evento em comemoração roi realizado na Praça Centenário, no centro da cidade, com muitos atrativos, como entregas de obras, atrações culturais da região e shows musicais nacionais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Porto Nacional é uma das cidades mais antigas do Estado.

O município se destaca nas áreas de cultura, educação e turismo, destacando-se em sua origem por ser um importante entreposto para o escoamento da produção no período colonial. A atuação dos dominicanos fez com que Porto Nacional se transformasse em um dos mais importantes centros educacionais e culturais da região tocantina, tornando-se berço da luta pela criação do Estado do Tocantins.

No turismo, é considerada o Portal do Jalapão, a região turística mais conhecida do estado. Aliados às manifestações culturais perenes, Porto Nacional tem as praias de Porto Real e de Luzimangues, além da temporada de carnaval e da Semana Cultural, em junho, como atrativos que atraem centenas de turistas todos os anos.

Porto Nacional é um dos municípios mais próximos de Palmas e tem como distrito Luzimangues, adjacente ao perímetro urbano da Capital. Portanto, sua localização faz de Porto Nacional um município geograficamente estratégico, permitindo acesso a vários municípios da região sul do Tocantins e as cidades centrais. 

História                                                         

Desde a fundação, em 1738, a região foi explorada por bandeirantes portugueses e teve mão de obra africana na extração do ouro. O arraial de Pontal logo foi incluída no roteiro do ouro e, por conta de seus inúmeros garimpos, foi um dos mais lucrativos para a coroa portuguesa.

Somente no dia 13 de julho de 1861, Porto Nacional recebeu o domínio de cidade, por meio da Resolução Provincial nº 333, dando nome a cidade de Porto Imperial, e em 1890, o município recebeu a denominação de Porto Nacional.

O município tem um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de R$ 1,9 bilhão, 49,2% do valor adicionado advém dos serviços. Porto Nacional possui vários centros universitários; construções históricas e modernas e dispõe de serviços que atendem dos mais jovens aos mais experientes moradores.  

Porto Nacional comemora 161 anos de emancipação política. Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário