sábado, 16 de julho de 2022

BRK destaca a importância da conservação de mananciais e cursos d’água no Dia de Proteção às Florestas

No domingo, 17 de julho, é comemorado no Brasil o Dia de Proteção às Florestas, data criada para lembrar que a preservação das matas é um compromisso de toda a sociedade.


ETE Norte Palmas

As florestas são lares de inúmeras espécies de animais e plantas, e as consequências da falta de preservação podem ser devastadoras, impactando a qualidade do solo, a vegetação e a fauna.

E o saneamento básico também está ligado à proteção das florestas. Somente a floresta amazônica armazena mais de 20% de toda a água doce do mundo, além de evaporar cerca de 20 bilhões de litros de água por dia, que abastecem de água toda a América do Sul.

Com os serviços de coleta e tratamento do esgoto, toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos, nascentes e mares são protegidas e até mesmo reestabelecidas. O mesmo ocorre com os animais que vivem nessas regiões.

A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Palmas, possui 3 sistemas de tratamento na cidade. Entre eles, está a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Norte, que atende uma população correspondente a mais de 280 mil habitantes. A qualidade do efluente tratado na estação é certificada e segue a legislação ambiental e os padrões para descarte, o que contribui para a preservação do lago e da vegetação no entorno.

A prestação dos serviços de esgotamento sanitário já está diretamente ligada à proteção das florestas. “Quando coletamos e tratamos o esgoto também estamos protegendo toda a área de vegetação próxima aos rios e córregos da cidade”, destaca Dalton Bracarense, gerente de operações da BRK em Palmas.

A remoção da mata nativa ou ciliar, principalmente próximo aos cursos d'água, pode causar assoreamento dos rios, ou seja, acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica em seu fundo. E, as consequências disso são inúmeras, como por exemplo, o aumento de enchentes e a diminuição de vazão das nascentes. Porém, a preservação das florestas e dos mananciais é um trabalho coletivo, que envolve toda a sociedade.

Como ajudar na proteção das florestas

Consuma produtos de origem vegetal com certificado e prefira adquirir artigos com matérias primas de reflorestamentos;

Não dê início a queimadas;

Não descarte lixo em locais inadequados;

Pratique a reciclagem e o reaproveitamento dos produtos descartados;

Plante árvores.

Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do meio ambiente, das florestas, e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico da cidade.

Fonte: BRK Ambiental 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário