sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Adetuc alinha propostas para parcerias com UFT e IFTO

Seleucia Fontes

Ações conjuntas com o IFTO visam fortalecer os setores de cultura, turismo e economia criativa do Estado. Com a UFT, Educação patrimonial, administração do Museu de Arraias e formação continuada estão entre as futuras ações.

Reunião com representantes da UFT.

Reunião com representantes do IFTO. Fotos: Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

UFT 

Detentora de dois cursos de Turismo, nos câmpus de Arraias e Araguaína, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem muito a colaborar, também, em projetos de pesquisa, formação cultural, patrimonial e para atividades da economia criativa. Com a perspectiva de firmar parceria neste sentido, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, recebeu a vice-reitora da instituição de ensino, Ana Lúcia de Medeiros, e a coordenadora do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental em Arraias, Valdirene Gomes.

Durante a reunião, que também contou com a participação das superintendentes de Turismo, Maria Antônia Valadares, e Cultura, Lorena Ribeiro, e da gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Alline Alves, foram abordadas diversas ações, incluindo a renovação do termo de cooperação para o gerenciamento e manutenção do Museu Histórico de Arraias, que inclui a Prefeitura Municipal.

A formação de guias, incluindo qualificação específica para o turismo histórico, poderá ocorrer por meio do sistema de educação a distância, envolvendo a expertise da Secretaria de Educação, conforme sugeriram das representantes da UFT, que também convidaram o presidente para a inauguração do Laboratório de Gastronomia do Câmpus de Arraias, com data a definir. “Este é um equipamento muito importante para fortalecer a cadeia turística”, ressaltou Ana Lúcia, enquanto Valdirene abordou as conquistas do Festival Gastronômico de Arraias.

“Temos estudos que apontam que o turismo vai explodir no pós-pandemia, e precisamos estar preparados, atuando desde já com os marcos regulatórios”, pontuou a vice-reitora, ao elogiar a disposição do presidente da Adetuc às parcerias, abrindo as portas da UFT ao Estado.

“Está na hora de nos unirmos para darmos uma contribuição mais expressiva a este importante setor da economia tocantinense, e queremos a parceria da UFT neste processo”, disse Jairo Mariano, completando que todo o planejamento das ações será apresentado ao governador Mauro Carlesse, que entende a necessidade de desenvolvimento de ações de curto e médio prazo para uma cultural conectada ao turismo.

IFTO 

Termo de Parceria entre a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) abrirá a possibilidade para diversas ações conjuntas em 2021, entre elas o levantamento de informações para o Observatório do Turismo e para o inventário dos municípios com potencial turístico, realização de atividades culturais e capacitações profissionais.

O alinhamento de ações ocorreu em reunião realizada nesta sexta, 19, entre o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, e o reitor do IFTO, Antônio da Luz Júnior. Também participaram, as superintendentes de Turismo, Maria Antônia Valadares, e Cultura, Lorena Ribeiro, e o chefe de gabinete do Instituto, Milton Maciel. “O Governo do Estado está aberto para desenvolver uma parceria sólida com a instituição”, ressaltou Mariano. “O governador Mauro Carlesse enxerga a IFTO como um parceiro estratégico, principalmente no fortalecimento da economia criativa, que gera emprego e renda para os tocantinenses”, completou.

Para o reitor, a presença do Governo é uma oportunidade para agregar valor às atividades do IFTO, que vão muito além do ensino, realizando importantes projetos de pesquisa e extensão que beneficiam as comunidades dos 11 municípios onde a instituição está presente, e seus entornos. “É importante para nós que o Governo indique seus interesses”, lembrou.

A princípio, foram levantadas possibilidades de parceria no projeto Circuito Cultural, que levará apresentações itinerantes de artistas regionais para vários municípios, cursos de capacitação para áreas artísticas, formação bilíngue (inglês e espanhol) para guias e condutores de turismo, absorção de alunos nas ações de levantamento de dados turísticos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário