sábado, 25 de outubro de 2025

Festa do Pequi celebra tradição e liderança da Ceasa/GO

Evento gratuito reuniu cerca de quatro mil pessoas e reforçou a importância da empresa na comercialização do fruto em Goiás e no país


Carlão da Fox e Balancê do Cerrado. Foto: Vasconcelos Neto

A 5ª Festa do Pequi, realizada na manhã desta quinta-feira (23/10) no entreposto da Ceasa Goiás (Ceasa/GO), transformou o pátio em um grande encontro de cultura, gastronomia e tradição goianas. O público, formado por comerciantes, produtores, trabalhadores e visitantes, acompanhou atrações musicais que foram do sertanejo clássico e convencional ao funk e ao trap, além de apresentações de quadrilhas profissionais. As atividades se revezaram na tenda montada para o evento e se espalharam pelo pátio, com experiências gastronômicas que traduzem, em som e sabor, a identidade do Cerrado, consolidando a Ceasa/GO como o maior ponto de venda de pequi do Brasil.

Desde as primeiras horas, o clima foi de celebração. Subiram ao palco a Orquestra de Violeiros do Governo de Goiás, as Fiandeiras de Caldazinha — guardiãs de saberes ancestrais do algodão —, o Palco Aberto com talentos do próprio entreposto e, na sequência, artistas do cenário sertanejo. Houve ainda a apresentação das crianças do CMEI Ceasa e o espetáculo da Quadrilha Junina Balancê, que encantou o público.

No aspecto econômico, a festa espelhou a força da cadeia produtiva. Em 2025, a Ceasa/GO já registrou a comercialização de 2.266 toneladas de pequi, movimentando mais de R$ 4 milhões, com projeção de triplicar as vendas até o fim da safra de 2026. Segundo estimativa da Divisão Técnica da Ceasa, ao comparar o pequi extraído no país com o volume que dá entrada no entreposto de Goiânia, a Ceasa absorve cerca de 90% do fruto coletado no Brasil.

O pequi foi a vedete do evento. Além dos tradicionais comerciantes da casa, o visitante encontrou o pequi gigante, proveniente do Mato Grosso. O fruto também apareceu em conservas, temperos e até em cosméticos, como cremes e pomadas. O presidente da Ceasa Goiás, Carlos Alberto Oliveira (Carlão Fox), recebeu autoridades na abertura oficial e destacou que a Festa do Pequi coroou uma fase de muitas melhorias no entreposto, que já conta com um novo posto da Polícia Militar, um muro perimetral com mais de 1.500 metros de extensão e projetos em andamento, como o novo mercado do produtor, estacionamento para três mil veículos, além da reforma dos banheiros e do prédio administrativo.

Ao final, foram servidas mais de duas mil refeições gratuitamente a todos os presentes. Pratos como galinhada pantaneira, galinhada tradicional e risoto, todos à base de pequi, preparados em grandes caldeirões de ferro, celebraram a goianidade em forma de gastronomia e fecharam, com chave de ouro, um evento que se firma entre os mais esperados do calendário do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário