segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Primeiro caderno de Turismo

jornalista Ricardo Guerra frupel@uol.com.br

Ser o jornal mais antigo em língua portuguesa do mundo já é demais. Acumular com a condição de ser o jornal mais antigo em circulação na América Latina é tudo. Estas são as principais referências do nosso Diário de Pernambuco que acaba de completar 200 anos de circulação.

Há, no entanto, um aspecto que venho dando a maior importância  ao DP. Qual seja? O seu pioneirismo. O Diário sempre se destacou por ser o veículo por atender os principais anseios da sociedade civil organizada, quer no sentido público ou privado. O Diário representa a busca incessante de transmitir as metas econômicas e sociais do que a população sente, urge, reivindica, aplaude e protesta. O caráter do pioneirismo do nosso Diário.

Tenho uma história particular dentro deste pioneirismo. Peço licença pela ousadia, ao meu fraterno amigo Ângelo Castelo Branco por quem tenho a maior admiração e apreço. Amizade de seis décadas. Desde os tempos do Colégio Nóbrega.

Em 1987, presidia o Diário de Pernambuco, Antônio Camelo, e Castelo apresentou um belíssimo projeto para a criação daquele que seria o Primeiro Caderno de Turismo da imprensa pernambucana. Era perfeito. Reportagens locais, estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Colunas diversificadas. Do editor, do ícone Paulo Fernando Craveiro e a famosa Passaporte do grande João Alberto Martins Sobral. Camelo não titubeou. Projeto aprovado. CT nas ruas, todas às quartas-feiras. No Baile Municipal de 1988, realizado no Clube Português do Recife, Castelinho que era meu frequente convidado, adentra ao nosso camarote, trazendo o nosso Camelo. Destaco que Castelo já houvera me convidado para participar do quadro do CT. A conversa foi bem objetiva e sob os clarins de momo, aceitei para minha honra integrar a equipe do CT sob o cognome de Jorge de Holanda, uma vez que o meu nome completo é Ricardo Jorge de Holanda Guerra.

No dia 18 de maio 1988, com o texto intitulado “EDINBURGH, uma agradável surpresa”, eu estreava no Caderno de Turismo. E aí, se sucederam 188 textos entre matérias/reportagens até 29 de maio de 1997, quando meu nome constou pela ultima vez no expediente do CT. Passei por vários editores, além de Castelinho. Inclusive Paulo Fernando Craveiro a quem apreendi estimar e admirar; Valdelusa D’Arce que houvera sido colega do curso de Jornalismo da UNICAP. Grande Val! Confidente. Foi no tempo que passou uma forte ventania no prédio da Pracinha do Diário. Saímos todos. Valdelusa D’Arce, Moema Luna, Adriana Reis, Roberto Cavalcanti.

Bem daí, seguimos batalhando no Turismo e na imprensa. Criamos a Revista Turisnews, cujo Conselho Editorial era formado por Carlos Garcia, Olbiano Silveira, Valdelusa, saudosos amigos. O imortal Roberto Pereira e eu. Aqui, um preito de gratidão. Se diz que gratidão é divida que não prescreve; acrescento: é dívida que jamais se quita.  Minha gratidão a João Alberto Martins Sobral. Ele levou a sua importantíssima coluna Passaporte para Turisnews na maior demonstração de apreço para comigo, fidelidade, amizade mutua e incondicional desde os tempos da Nova Geração.

Este artigo foi publicado no Diário de Pernambuco edição de 05/12/2025.

Prêmio Nacional do Turismo 2025: conheça as iniciativas vencedoras da 4ª edição

Cerimônia realizada na quarta-feira (03.12) reconheceu projetos públicos, privados e do terceiro setor que impulsionam o desenvolvimento, a inovação e a sustentabilidade do turismo brasileiro

Cerimônia em Brasília (DF) marcou a entrega do Prêmio Nacional do Turismo 2025. Crédito: André Zimmerer/MTur

Neste ano, a premiação registrou 379 inscrições, um número expressivo que reflete o dinamismo do ramo. Ao final, foram contemplados os três primeiros colocados em 12 categorias distintas, abrangendo desde a governança e inteligência de dados até o afroturismo e a inclusão social. Entre os premiados, figuram entes públicos, empresas privadas e organizações do terceiro setor, demonstrando a diversidade de atores que constroem o turismo nacional. A apresentação dos vencedores foi feita pelo jornalista e escritor, Zeca Camargo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, que entregou os prêmios, enalteceu a atuação dos profissionais. “Hoje celebramos aqueles que, na ponta, fazem a diferença com criatividade, dedicação e soluções inovadoras – no afroturismo, na sustentabilidade, no ecoturismo e em tantas outras modalidades. Este prêmio reconhece iniciativas que constroem, junto ao governo e ao trade, um turismo forte, diverso e sustentável”, ressaltou.

Sabino também destacou o ótimo momento do turismo nacional, o que, segundo ele, reflete o trabalho integrado entre Governo do Brasil, trade turístico e empreendedores. “O ano de 2025 entra para a história do Brasil como o melhor ano da atividade turística, o ano em que o mundo olha o Brasil com outros olhos”, frisou, apontando ainda avanços na chegada de estrangeiros. “Até meados de setembro, batemos 7 milhões de turistas internacionais, marca inédita. Em outubro, batemos os 8 (milhões). E vamos trabalhar muito para até 31 de dezembro, às 23h59, receber o turista de número 10 milhões”, completou.

A cerimônia teve a presença da secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Cristiane Sampaio, que reforçou o papel do setor como ferramenta de transformação. "Este palco não celebra apenas prêmios: ele celebra o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro acontecer, crescer e se consolidar como uma das maiores forças econômicas do país. O turismo é, também, uma poderosa ferramenta de inclusão social e de sustentabilidade ambiental”, declarou Cristiane.

O Prêmio Nacional do Turismo é uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Conselho Nacional do Turismo (CNT). Mais do que um troféu, a premiação é um tributo às iniciativas que elevam a competitividade dos destinos brasileiros e promovem a inclusão e a sustentabilidade.

Assista aqui a cerimônia completa. 

Confira abaixo a lista completa dos vencedores:

Governança e Gestão do Turismo:

1º lugar - Grande Reserva Mata Atlântica - Rede de Portais da Grande Reserva Mata Atlântica

2º lugar - Programa de Turismo no Espaço Rural Caminhos do Campo - Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI)

3º lugar - Fórum Regional de Turismo Sustentável Costa das Falésias - Fórum Regional de Turismo Sustentável Costa das Falésias

Gestão de Dados e Inteligência em Turismo:

1º lugar - Observatório do Turismo de Minas Gerais

2º lugar - Alumia: Plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul - Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

3º lugar - Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) - Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP)

Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas:

1º lugar - Palmitolândia - Anna Gabriella Rodrigues de Araujo Mayer Braga

2º lugar - Ibiti: Projeto Regenerando territórios através do turismo - Ibiti Projeto

3º lugar - Governança Multinível, Inovação e Sustentabilidade no Turismo em Mato Grosso do Sul - Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo:

1º lugar - Céu de Montanhas - Associação Céu de Montanhas

2º lugar - Tecendo Rendas e Conectando Saberes na Amazônia com Turismo de Base Comunitária - Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta Turiarte

3º lugar - Quintais Gastronômicos - Secretaria de Turismo e Cultura de Amontada (CE)

Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo:

1º lugar - Parque Arqueológico da Pedra do Sol - Parque Arqueológico da Pedra do Sol

2º lugar - Programa Recentro: Programa Recentro Reabilitação Urbana do Centro Histórico do Recife - Gabinete do Centro do Recife (RECENTRO)

3º lugar - Aplicativo Passeio Carioca - Renato Bellini

Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo:

1º lugar - Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos de São Sebastião - Prefeitura Municipal de São Sebastião (SP)

2º lugar - Case Polo Socioambiental Sesc Pantanal - Polo Socioambiental Sesc Pantanal

3º lugar - Brazil Birding Experts - Brazil Birding Experts Serviços de Turismo LTDA

Qualificação, Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo:

1º lugar - Metodologia de Formatação e Posicionamento de Mercado do Etnoturismo - Sebrae Mato Grosso

2º lugar - Universitários da Floresta - Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

3º lugar - Jornada de Capacitação - Prefeitura de Maricá (RJ)

Promoção e Marketing no Turismo:

1º lugar - Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte - Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur)

2º lugar - Fortaleza Meetings - Visit Ceará: Fortaleza Convention & Visitors Bureau

3º lugar - Viajantes App

Turismo de Base Comunitária:

1º lugar - Kauwê Turismo - Agência Indígena Kauwê Turismo

2º lugar - Povoado Bar da Hora - Associação dos Moradores e Pescadores do Povoado Bar da Hora

3º lugar - Uakari Lodge

Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo:

1º lugar - Natureza Sem Barreiras: Itatiaia Acessível - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

2º lugar - Turistea: Turismo Inclusivo - Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR/ALERR)

3º lugar - Praça da Acessibilidade - Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras

Afroturismo:

1º lugar - Diaspora.Black - Carlos Humberto da Silva Filho

2º lugar - Guia Negro - Guilherme Soares Dias

3º lugar - Um Passo à Frente e Você Não Está Mais no Mesmo Lugar - Emanuele Rodrigues da Silva

Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento Turístico:

1º lugar - Circuito Vale Europeu de Cicloturismo - Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI)

2º lugar - Movimento Trilha Amazônia Atlântica - Trilha Amazônia Atlântica

3º lugar - Caminho da Fé - Associação dos Amigos do Caminho da Fé

PREMIAÇÃO – O Prêmio Nacional do Turismo é o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer e se fortalecer como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil, bem como a promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.

Saiba mais AQUI sobre os premiados.

Por Victor Mayrink

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

domingo, 7 de dezembro de 2025

Encontro do PL60+ reúne lideranças no Tocantins e reforça protagonismo de Eduardo Gomes para 2026

O encontro estadual do PL60+, realizado nesta sexta-feira, 5, em Palmas, reuniu centenas de participantes e consolidou o movimento como uma das principais frentes de mobilização partidária no Estado.

A iniciativa, idealizada nacionalmente pelo vice-presidente do Senado e presidente do PL no Tocantins, Eduardo Gomes, reafirmou a unidade do grupo e abriu caminho para a organização das estratégias eleitorais de 2026. 

O evento contou com a presença do presidente estadual do PL60+, Abel Moreschi, da senadora Professora Dorinha Seabra, dos deputados federais Carlos Gaguim e Eli Borges, do deputado estadual Jair Farias, além de prefeitos, vereadores e lideranças de diversas regiões.

A Universidade da Maturidade (UMA) participou com apresentações e depoimentos emocionantes, reforçando o engajamento da população acima de 60 anos no projeto político.

Durante sua fala, Eduardo Gomes destacou que o PL60+ simboliza respeito às pessoas, fortalecimento das bases e maturidade política. Ele defendeu que o partido siga ampliando o diálogo interno e mantendo posição firme em defesa das bandeiras conservadoras. “A gente faz política com prudência e diálogo”, afirmou, ressaltando que o movimento nasce da escuta das comunidades e da participação ativa do eleitor da melhor idade.

O senador comentou o cenário nacional e afirmou que levantamentos recentes indicam crescimento expressivo da preferência popular por Jair Bolsonaro, mesmo com restrições de comunicação impostas ao ex-presidente. Eduardo Gomes destacou que o ambiente político aponta para um desempenho sólido da centro-direita nas eleições de 2026, com projeção de maioria no Senado.

Presença de Dorinha

A presença da senadora Professora Dorinha foi comemorada por lideranças do campo conservador no Tocantins. Eduardo Gomes ressaltou sua trajetória como professora, deputada federal, secretária de Educação e liderança no Senado, além de criticar ataques feitos por adversários.

Dorinha destacou pautas sociais, combate à violência contra mulheres e a defesa dos idosos. Disse ainda que pretende percorrer os municípios do Tocantins ouvindo as pessoas. “Democracia se faz com respeito às pessoas”, afirmou, elogiando a atuação de Eduardo Gomes e Carlos Gaguim e citando a importância da construção coletiva.

No palco, Gaguim classificou Eduardo Gomes como “o melhor senador”, enquanto Eli Borges exaltou Bolsonaro e afirmou acreditar no retorno do “tempo da verdadeira democracia”. A presidente do PL Mulher, Nilmar Ruiz, destacou o papel de Eduardo Gomes no fortalecimento do partido e o impacto do PL60+ na mobilização social. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, enviou vídeo reconhecendo o trabalho do senador como idealizador do movimento.

Percorrer o Tocantins

Ao final, Eduardo Gomes reafirmou o compromisso de percorrer o Tocantins em 2026 e destacou que o grupo está preparado para apresentar propostas e dialogar com as comunidades. Para ele, o encontro consolida o PL60+ como espaço de articulação política e organização estratégica. “Não teremos dificuldade de percorrer o Tocantins com alegria, falando com as pessoas”, declarou.

 

 

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Senadora Dorinha e Papai Noel dos Correios realizam sonhos de 190 crianças na Escola João Beltrão

Na  manhã desta quinta-feira, 04, o espírito natalino tomou conta da Escola João Beltrão, em Taquaruçu Grande. A senadora Professora Dorinha (União) acompanhou o Papai Noel dos Correios na entrega dos presentes que atenderam os sonhos de 190 crianças. 


A manhã foi marcada pela emoção e cada presente entregue representava a materialização de uma carta cuidadosamente escrita e endereçada ao Bom Velhinho.


A senadora Dorinha, juntamente com sua equipe e parceiros, empenhou-se pessoalmente para garantir que cada pedido fosse atendido, participando da distribuição dos presentes e interagindo com as crianças.

"É um privilégio imenso testemunhar de perto a magia desta ação. Ver o brilho nos olhos de cada criança ao receber exatamente o que pediu ao Papai Noel é uma lição de solidariedade e esperança. Este projeto dos Correios vai muito além da entrega de um presente. É um gesto de inclusão, de afeto e de crença no futuro. Agradeço  a todos os funcionários dos Correios e aos doadores anônimos que fazem deste um dos símbolos mais belos do Natal", declarou a senadora.

O Papai Noel dos Correios é um dos maiores e mais antigos programas sociais natalinos do país.. A ação na Escola João Beltrão exemplifica o cuidado logístico e o compromisso social da empresa em garantir que os pedidos, muitas vezes únicos e especiais, cheguem às mãos dos destinatários. 

Há 36 anos os Correios realizam a campanha Papai Noel dos Correios que é a maior campanha natalina do país.  Neste ano, no Tocantins, a expectativa é  de que três mil crianças recebam o tão sonhado presente de Natal. 

José Luiz, superintendente dos Correios agradeceu pelo apoio.  “Quero agradecer nossos  colaboradores, nossos parceiros e apoiadores, que acreditaram e se juntaram a nós nesta missão. E um agradecimento muito especial à senadora Professora Dorinha, que hoje esteve conosco, na linha de frente, compartilhando desse momento mágico com as crianças e fazendo a diferença na vida delas. Sem os padrinhos e madrinhas nada disso é possível”, afirmou.

Proposta de R$ 12 milhões do Governo do Tocantins é classificada no edital Arranjos Regionais do Audiovisual

Plano de trabalho aprovado prevê investimento no valor de R$ 2 milhões do Fundo Estadual de Cultura e contrapartida de R$ 10 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi classificado no edital Arranjos Regionais do Audiovisual, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O plano de trabalho inscrito pela Secult prevê ações no setor, no valor de R$ 2 milhões do Fundo Estadual de Cultura, e contrapartida de R$ 10 milhões do FSA. Serão R$ 12 milhões destinados a fortalecer a produção local, qualificar profissionais e valorizar talentos e identidades que representam a diversidade cultural brasileira.

 A iniciativa da Secretaria do Audiovisual (SAV), em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e com aporte adicional do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) representa uma estratégia de fortalecimento dos polos de produção audiovisual no país e um marco na democratização do acesso aos recursos públicos da área.

Lançado em junho de 2025, o edital Arranjos Regionais amplia o alcance das políticas públicas de fomento ao audiovisual, ao promover parcerias diretas entre o Governo Federal e os governos estaduais e municipais. A proposta complementa investimentos locais com recursos do FSA correspondentes a até cinco vezes o valor aplicado pelo ente federado, considerando as particularidades e demandas de cada região do país – caso dos estados das Regiões Norte e Nordeste.

A secretária de Estado da Cultura, Regina Reis, ressalta que a seleção reafirma o compromisso da gestão com o fortalecimento do setor audiovisual e com o desenvolvimento cultural do estado. “A seleção do Tocantins no edital Arranjos Regionais representa um avanço histórico para o nosso audiovisual. Esse reconhecimento do Ministério da Cultura demonstra que o estado está preparado para estruturar políticas contínuas, fortalecer produtoras locais e ampliar o acesso aos recursos federais. É uma conquista construída coletivamente, que coloca o Tocantins em uma nova rota de desenvolvimento cultural”, afirmou.

Os estados e municípios participantes deverão investir em ações estruturantes que abrangem difusão e circulação de obras; pesquisa, formação e memória; atividades cineclubistas; desenvolvimento de projetos e núcleos criativos; produção de curtas e médias-metragens; animações e conteúdos infantis; além do incentivo ao desenvolvimento de jogos eletrônicos.

A analista técnica da Secult Ana Elisa Martins destaca que o investimento representa um marco para o setor. “Depois de anos sem políticas estruturantes, sermos selecionados significa retomar o planejamento de longo prazo e finalmente colocar o Tocantins de volta no mapa nacional do audiovisual, com investimento real, consistente e estratégico”, destacou. Segundo Ana Elisa, na prática, haverá mais oportunidades, mais editais, formação técnica qualificada, bolsas de intercâmbio, apoio a festivais e recursos para desenvolvimento e produção para as produtoras independentes do estado do Tocantins. “Isso significa menos dependência de outros estados, mais autonomia criativa e maior capacidade competitiva no mercado.”

Com a seleção, o Tocantins passa a integrar o grupo de estados que terão condições de desenvolver seus próprios editais e políticas locais de fomento ao audiovisual, alinhados às diretrizes nacionais, mas construídos a partir das vocações, desafios e potencialidades do território. A conquista representa um novo capítulo para o setor audiovisual tocantinense, abrindo perspectivas de ampliação das oportunidades para produtoras e profissionais, geração de emprego e renda, fortalecimento da economia da cultura e valorização das expressões identitárias do estado.

Participação social

Para construir a proposta inscrita no edital, a Secretaria da Cultura promoveu uma consulta pública, em julho de 2025, realizada por meio de formulário on-line. Ao todo, 23 agentes do setor — entre produtores, coletivos, empresas e profissionais independentes — contribuíram com percepções, prioridades e sugestões que subsidiaram a construção dos editais vinculados à chamada pública Arranjos Regionais.
Representantes do mercado e de entidades ligadas ao audiovisual e da academia também foram ouvidos em reuniões promovidas pela Secult, além de uma audiência pública híbrida em que os participantes puderam opinar sobre o plano de trabalho e validar a proposta inscrita.

Entre os principais pontos levantados pela categoria estiveram a necessidade de formação técnica contínua, o fomento à produção de curtas-metragens e projetos experimentais, o apoio a núcleos criativos, a descentralização das ações para o interior do estado e a garantia de políticas afirmativas voltadas a mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+.

Os participantes também destacaram a importância de editais estaduais com linhas específicas para empresas iniciantes e produtoras consolidadas, além da adoção de cotas regionais e de critérios que valorizem a contratação de profissionais locais, contribuindo para o fortalecimento sustentável do mercado audiovisual tocantinense.

Karla Rayane/ Governo do Tocantins

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Encontro das IGRs fortalece a regionalização do turismo em Mato Grosso

O encontro das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), foi realizado no Sesc Arsenal, em Cuiabá com a participação de representantes de todas as regiões do Estado. 



Fotos: Divulgação

Entre os  objetivos, estão a organização do turismo em Mato Grosso e a articulação de políticas públicas que fortalecem os destinos locais.  

A presidente da Federação das IGRs de Minas Gerais, Tereza Lemos, ministrou a palestra para orientar os participantes dos municípios mato-grossenses. Ela apresentou um cronograma de ações, legislação, procedimentos das IGRS para as políticas públicas e as parcerias com a iniciativa privada e o poder público. Explicou ainda a necessidade de plano regional estratégico, um plano de trabalho e o relatório de exercícios, além da captação de recursos através de emendas parlamentares para a execução dos projetos.  “É essencial o trabalho em rede, para que as IGRs possam compartilhar os problemas de cada região e as soluções alcançadas”, recomendou. 

Tereza destacou a experiência vivenciada em Mato Grosso e disse que se surpreendeu com a evolução no receptivo. “Percebí que estão bem á frente em relação ao que fazemos em Minas. Não trabalhamos sozinhos, precisamos captar boas parcerias com os proprietários dos hotéis, bares restaurantes, agências e dos atrativos. Todo trabalho é política pública do turismo, portanto, precisamos de sintonia com o poder público e a iniciativa privada”, disse ela.
A Federação do Comercio de Mato Grosso foi destacada por ela, em relação a parceria com o setor turístico, que possibilita construir mais ações. O Sistema S é um grande exemplo para servir o cidadão. Além disso, o lançamento do site Descubra MT, é um produto que vai beneficiar o empresário, o turista e o cidadão que mora aqui.

Na sua avaliação, todas as IGRS devem trabalhar com planejamento visando a captação de recurso, seja de emendas parlamentar ou outra fonte. Como também ter um plano a longo prazo. “Vivemos em um democracia, e como muda os mandatos dos governantes, temos ter a segurança jurídica visando a continuidade das ações. Temos que ter um plano com metas a serem executadas, independente da mudança da gestão pública” concluiu a palestrante.

Na ocasião os representantes das IGRs da regiões de Mato Grosso defenderam vários pontos que incluem capacitação de equipes;  para melhor receber; o trabalho com o trade turístico; pesquisa e capital social; estratégias de trabalho para fomentar o turismo regional; construção de destinos com o engajamento do poder público, além de desenvolver roteiros para diferentes segmentos, como turismo histórico, o agro-turismo e outros.

O presidente da IGR da região Metropolitana de Cuiabá de Várzea Grande, Luís Carlos Nigro, enalteceu o trabalho dos municípios e do trade com foco no desenvolvimento do turismo. Ele afirmou que já está trabalhando com os secretários municipais de Turismo das duas cidades para tenham uma linha conjunta, visando o fortalecimento do turismo. “Vários prontos já foram trabalhadas como exemplo, o Centro de Atendimento ao Turista-CAT, inaugurado no Aeroporto Marechal Rondon, sendo  administrado em conjunto, pelas secretarias das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande ”assinalou. 

Nigro destacou ainda que as IGRs vão fortalecer os projetos das regiões turísticas e atuar em muitas frentes de trabalho. “Já temos a nossa primeira captação de recurso para a  produção de uma revista e um vídeo institucional. Nossa meta é também captar eventos de pequeno e médio e grande porte, trazer eventos que movimentam toda a economia, as diferentes cadeias produtivas que movem o turismo. Com isto, todos ganham e agregam os segmentos econômicos do Estado, através das IGRs”, finalizou. 

A secretária Adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia, frisou que as IGRs são um dos melhores caminhos para desenvolver o turismo, não somente em divulgação, mas principalmente na comunicação. “Tenho  conversado com a equipe técnica sobre a organização do turismo de dentro para fora, que haja mais comunicação com as IGRs, que possamos  alinhar os trabalhos, pois 15 regiões representadas, contemplando todo o Estado.  Sabemos que  muitos municípios que tem potencial para desenvolver, esta é a parte mais importante da regionalização. Os que tem  produtos e estão na prateleira, encontram facilidades. Precisamos trabalhar principalmente com os pequenos que apresentam mais dificuldades. Através das IGRs, é possível facilitar a comunicação e fazer com que estes municípios consigam mostrar o que tem de mais importante no setor turístico. 

O vice-presidente do Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT, Jaime Okamura,  ressaltou que vem extraindo também experiências de outros estados para auxiliar os municípios de Mato Grosso, que integram as Instâncias de Governança Regionais-IGRs. 

domingo, 30 de novembro de 2025

Ponte sobre o Rio Vermelho reforça integração entre Lagoa do Tocantins e São Félix, no Jalapão

Com investimento superior a R$ 4,3 milhões, a ponte entregue na TO-247 pelo governador Laurez Moreira garante mais eficiência à malha viária da região, além de fomentar o turismo e a economia

Governador Laurez Moreira entrega ponte sobre o Rio Vermelho e reforça integração entre Lagoa do Tocantins e São Félix, no Jalapão (Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins)

Estrutura possui 74,20 metros de extensão e recebeu investimento superior a R$ 4,3 milhões (Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins)

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, entregou nesta sexta-feira, 28, a ponte em concreto armado construída sobre o Rio Vermelho, no trecho da rodovia TO-247 que liga os municípios de Lagoa do Tocantins e São Félix do Tocantins, na região do Jalapão. A estrutura possui 74,20 metros de extensão e recebeu investimento total de R$ 4.399.200,28.

Laurez Moreira destacou na ocasião que a ponte proporciona mais eficiência à malha viária, além de estimular o turismo e fortalecer a economia local. “É uma região rica, que precisa de investimento e devemos fortalecer as rodovias. Esta ponte faz parte de um conjunto de obras, com o objetivo de melhorar a infraestrutura do Jalapão, essencial para o fortalecimento socioeconômico, turístico e para a integração da região”, pontuou.

A construção da ponte foi realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), e contou com as etapas de infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura, além dos acabamentos finais.

O presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Antonio Trabulsi Sobrinho, ressaltou que a obra possui papel estratégico. “Essa obra vai facilitar o deslocamento de moradores, produtores e turistas. Hoje [sexta-feira, 28], também vistoriamos outras que fazem parte desse projeto e que estão na estrada em direção a São Félix. O objetivo do governador Laurez Moreira é estruturar essa região, que possui grande potencial de turismo”, enfatizou.

“A cidade de Lagoa do Tocantins comemora a inauguração da ponte, que já está facilitando o nosso acesso a outras cidades. Essa melhoria auxilia o nosso desenvolvimento econômico, sendo um grande progresso. O povo lagoense está orgulhoso e feliz”, salientou o prefeito de Lagoa do Tocantins, Leandro Soares.

O prefeito de Novo Acordo, Mateus Coelho, evidenciou que a ponte e outras obras na região são fundamentais. “Esta obra, assim como todas as que estão sendo realizadas, é de suma importância, pois permite a fluidez no escoamento da produção e fomenta o desenvolvimento de toda a região, que há tanto tempo espera por esses benefícios que, agora, estão chegando a Novo Acordo e às cidades circunvizinhas”, declarou. 

Nova realidade

A entrega da ponte encerra anos de espera da população que depende desse trecho para se deslocar e inaugura uma nova realidade para a região, oferecendo mais segurança, conforto e oportunidades de desenvolvimento.

Rafael de Oliveira/Governo do Tocantins

sábado, 29 de novembro de 2025

Laurez Moreira autoriza continuação do asfalto entre São Félix e Mateiros

A Ordem de Serviço para construção da TO-110, no trecho de 55,50 km entre São Félix e Mateiros foi assinada pelo governador nesta sexta-feira, 28.

Fotos: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Governador Laurez Moreira assinou Ordem de Serviço para construção da rodovia TO-110, que liga São Félix a Mateiros

Entrega da pavimentação asfáltica da rodovia TO-030 ocorreu nesta sexta-feira, 28

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, entregou nesta sexta-feira, 28, a pavimentação asfáltica da rodovia TO-030, no trecho entre o entroncamento da TO-247 e o início da ponte sobre o Rio do Sono. A obra, que contempla 25 km de asfalto novo, representa um avanço na região do Jalapão, especialmente pela importância turística, econômica e social, que aguardava melhorias definitivas na infraestrutura viária.

Na ocasião, o chefe do Executivo também assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início da elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia para implantação da rodovia TO-110, no trecho entre o entroncamento da TO-030 (Povoado do Prata) e o município de Mateiros, com extensão total de 55,50 km.

Laurez Moreira destacou a importância das obras para o desenvolvimento do Jalapão. "Temos um compromisso histórico com essa região e estou determinado a garantir sua integração. Queremos ampliar todas as ligações possíveis com o Nordeste, para desenvolver esse grande potencial e fortalecer a nossa economia”, pontuou. 

Com investimento total de R$ 58.753.155,35, o projeto consistiu em mais de 20 km de asfalto novo em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), além de serviços que incluem terraplenagem, drenagem, Obras de Arte Correntes (OAC) e Obras de Arte Especiais (OAE). A via também recebeu sinalização completa, garantindo segurança e melhor fluidez no tráfego.

“São inúmeros benefícios para o Tocantins com esse tão sonhado projeto. Aqui na região, estamos investindo para garantir ritmo e continuidade a todos os serviços e o resultado já é visível”, ressaltou o presidente da Ageto, Antonio Trabulsi Sobrinho.

Sonho da comunidade

A entrega representa um sonho antigo da comunidade local que, agora, passa a contar com uma estrada segura, moderna e adequada à intensa movimentação turística da região. O novo pavimento melhora o acesso dos moradores; facilita o escoamento da produção; fortalece o turismo de natureza; e garante condições mais dignas para quem depende da estrada no dia a dia.

O lavrador Adelino Ribeiro Gomes, morador de São Félix do Tocantins, enfatizou que a obra simboliza transformação. “Nasci e me criei aqui em São Félix, por isso conheço todas essas vias. Antes, era tudo muito difícil, esse asfalto veio para transformar e melhorar a nossa realidade. Sou extremamente grato a todos que contribuíram para este sonho”, celebrou.

O prefeito de São Félix do Tocantins, Gercimar Xavier, evidenciou o quanto a obra é importante para toda a região do Jalapão e que sua conclusão representa um compromisso do Governo do Tocantins com uma das regiões mais importantes do estado. “É um momento incrível, um sonho realizado. Percebemos a sensibilidade e o compromisso do Estado com a região. O Jalapão será eternamente grato”, concluiu.


sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Personalidades recebem Títulos de Cidadão Tocantinense e Cidadão Benemérito

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou nesta quinta-feira, 27, sessão solene para a entrega de duas importantes honrarias: o Título de Cidadão Tocantinense e o Título de Cidadão Benemérito Senador João Ribeiro.

As homenagens foram concedidas por iniciativa dos parlamentares, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Tocantins e à contribuição dos agraciados para o desenvolvimento do Estado nas áreas empresarial, social, cultural, religiosa, administrativa e política.

O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou, em seu pronunciamento, que os homenageados representam valores éticos, morais, profissionais e intelectuais que fortalecem o Tocantins. Ele também relembrou a trajetória do senador João Ribeiro (in memoriam), que dá nome ao Título de Cidadão Benemérito.

“João Ribeiro foi um homem honrado e [hoje] saudoso, que dedicou toda a sua vida pública ao fortalecimento deste Estado. Por seu exemplo, esta Casa concede, em seu nome, esta honraria a personalidades que prestaram relevantes serviços ao Tocantins”, afirmou o presidente.

Agraciados com o Título de Cidadão Tocantinense

Indicações dos parlamentares:

Dep. Professora Janad Valcari (PL)

Célia Aparecida Mota

Otávio de Souza André

Rúzio Costa Coutinho

Arnaldo Pereira Logrado

Dep. Luciano Oliveira (PSD)

Emídio Soares Bravo

Dep. Dr. Danilo Alencar (PL)

Luiz Carlos de Alencar

Celso Soares Rego Morais

Paulo Amando Maciel Milhomem

Dep. Eduardo do Dertins (Cidadania)

Thiago Pinero Miranda

Dep. Eduardo Fortes (PSD)

Andrea Noleto de Sousa Stival

João Gomes Amorim

Dep. Gipão (PL)

Guaracy Batista da Silveira

Washington Luiz Araújo Almeida

Wagner Martins Borges

Dep. Professor Júnior Geo (PSDB)

Araína Cesárea Ferreira dos Santos D’Alessandro

Dep. Vanda Monteiro (União Brasil)

Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva

José Evangelista Gasparim

Miyuki Hyashida

Danelis Ramirez Martins

Hernani de Melo Mota

José Evandir Gasparim

Edmon Aziz Baruque Filho

Adjair de Lima e Silva (indicação original do Dep. Júnior Coimbra)

Dep. Gutierres Torquato (PDT)

Gledson Rocha Lima

Dep. Wiston Gomes (PSD)

Euclides Antônio Vieira

Osemar Cruz Mouzinho

Dep. Olyntho Neto (PRB)

Ângela Issa Haonat

Assuesete Dumont Reis Magalhães

Daniele Maranhão Costa

Ludhmila Abrahão Hajjar

Marcelo Velasco Nascimento Albernaz

Maria Isabel Diniz Galloti Rodrigues

Pedro Maradei Neto

Reinaldo Soares da Fonseca

Bruno Oliveira Santos

Dep. Moisemar Marinho (Republicanos)

Leandro Manzano Sorroche

João Protásio Neto

Dep. Nilton Franco (Republicanos)

Caroline Cristiane Scheneide Barcellos

Mônica Avelino Arrais

Agraciados com o Título de Cidadão Benemérito Senador João Ribeiro

Indicações dos parlamentares:

Dep. Gipão (PL)

Edivan Bezerra Martins

Gilberto Ferreira Santos

Jurandi Oliveira de Sousa

Claudemir Lopes

Edna Carneiro dos Santos Nascimento

Dep. Olyntho Neto (PRB)

Bruno Oliveira Santos

Evoney Fernandes Macedo

Dep. Wiston Gomes (PSD)

Joenes Fernandes da Silva

Apresentações culturais

A solenidade contou também com apresentações culturais dos servidores e artistas Thim Morais, que interpretou a canção autoral “Tocantins eu sou”, e Leila Avivah, que cantou o Hino Nacional.