sábado, 18 de outubro de 2025

Ramon Dino leva milhares de pessoas ao Mr. Olympia Brasil Expo 2025

O acreano Ramon Dino, atual campeão mundial de fisiculturismo na categoria classic physique, fez uma apresentação especial neste sábado (18) no Mr. Olympia Brasil Expo, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Foto: Giba Jr.

O maior nome da modalidade levou mais de 10 mil pessoas ao local, que é considerado o maior da América Latina da modalidade. Filas enormes se formaram inclusive na entrada da feira do evento, que conta com várias marcas da cadeia produtiva do esporte e saúde.


O evento é organizado pela Savaget Group, em parceria com a Musclecontest, e conta com a participação de mais de 800 atletas e a distribuição de 24 Pro Cards válidos para o circuito profissional da IFBB Pro League.


No último sábado (11), o atleta venceu pela primeira vez o Mr Olympia em Las Vegas, Estados Unidos, a Copa do Mundo do bodybuilding. Foi uma conquista inédita para o bodybulding masculino brasileiro.

 

''A importância desse campeonato para mim é que eles acreditaram no meu sonho, tanto quanto eu, e disponibilizaram esse grande evento. A gente conseguiu a vaga ano passado, fomos no Mr. Olympia em Las Vegas, conseguimos fazer o título de top 1 e o Brasil é mais que merecedor, então faço questão de vir aqui''. ‘

 

Campeãs mundiais no mesmo evento de Las Vegas na semana passada, Eduarda Bezerra (wellness) e Natália Coelho (women’s physique) também realizam apresentação especial sem pontuação, e o norte-americano Ruff Diesel - conhecido por ter a melhor pose no palco de fisiculturismo - compete em busca de vaga no Mr. Olympia 2026.

 

‘’A forma como o campeão mundial elogia o nosso evento tem um peso especial. O Ramon Dino traz o ‘espírito do Olympia’ para o Brasil e, hoje, é um ídolo nacional”, disse Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group. “Já recebemos muitas celebridades na feira, mas não vi nada deste nível. Ele caminha pelo pavilhão, sente o palco e se prepara para o guest posing.”

 

“É diferente quando não é um herói de fora. É o nosso atleta, com uma história que inspira e faz cada pessoa sentir a vitória como própria”, afirmou Ana Paula Leal Graziano.

 

O Dinossauro do Acre foi campeão nacional em 2018 neste mesmo evento. E foi no Mr. Olympia Brasil Expo 2024 que Ramon Dino conseguiu a vaga para Las Vegas, num dos momentos marcantes da história da modalidade, com o palco do Anhembi igualmente lotado.

 

“Não foi só o Ramon que ganhou: o Brasil ganhou. O país é visto como potência que, depois dos Estados Unidos, impacta o fisiculturismo internacional,” contou Tamer el Guindy, CEO da Musclecontest.

 

O treinador Fabrício Pacholok também subiu ao palco e foi homenageado pelo público.

 

O Mr. Olympia Brasil Expo 2025 tem previsão de 30 mil pessoas em três dias. A feira começou na sexta-feira (17) e termina neste domingo (19). A programação reúne competições de fisiculturismo e esporte de força, além de feira com 40 marcas do segmento.

 

Neste sábado (18), o show amador começou logo cedo às 10h com especial, women’s physique, figure, fitmodel, bodybuilding e classic physique; o show profissional terá as categorias 212 e Bikini. No domingo (19), o amador começa às 10h com wellness, bikini e men’s physique; as prévias do profissional ocorrem às 13h e as finais às 16h, com classic physique.

 

Mr. Olympia Brasil Expo 2025


Data: 17,18 e 19 de outubro de 2025

Local: Distrito do Anhembi

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo (SP)

Horários: entre 10h e 20h (sexta e sábado), entre 10h e 18h (domingo)

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Conselheiro José Wagner Praxedes lança livro sobre os bastidores da criação de Palmas

O conselheiro decano do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), José Wagner Praxedes, lançou, na noite desta quinta-feira, 16, o livro “Palmas: Detalhes da História Não Revelados”.


O evento, realizado no Palacinho, primeira sede do Governo Estadual, reuniu autoridades, pioneiros e amigos para uma noite de celebração à história da capital tocantinense. Fotos: Luiz Machado/TCE-TO 

Entre os presentes estiveram o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, o presidente do TCETO, Alberto Sevilha, os conselheiros Severiano Costandrade e Napoleão de Souza Luz Sobrinho, além dos conselheiros substitutos Orlando Alves da Silva, Adauton Linhares, Fernando Malafaia e Márcio Aluízio Moreira Gomes. Também participaram o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, o presidente da Câmara Municipal, Marilon Barbosa, o subprocurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, amigos e diversas personalidades pioneiras.



Durante o evento, o autor recebeu homenagens de colegas e amigos. O procurador José Roberto Gomes Torres destacou a dedicação do conselheiro em registrar a memória da capital: “O conselheiro Praxedes demonstrou preocupação e zelo em eternizar a história de Palmas, contribuindo com um relato valioso sobre os bastidores da criação da cidade”.

O conselheiro Severiano ressaltou a importância da obra para os tocantinenses: “Essa história é de todos nós. Praxedes conseguiu detalhar, com sensibilidade e precisão, o que cada pioneiro viveu”.

Em um discurso emocionado, o prefeito Eduardo Siqueira Campos relembrou a trajetória de seu pai, o ex-governador Siqueira Campos, e o papel de Praxedes nessa jornada: “É impossível ver o conselheiro Praxedes e não lembrar de Siqueira Campos. Eles caminharam juntos na construção de um sonho que se tornou realidade”.

Durante a solenidade, Praxedes contou que nunca pensou em ser escritor e que a obra nasceu como uma forma de devoção e gratidão. O livro foi inspirado em três discursos históricos de Siqueira Campos — o da criação do Estado (5 de outubro de 1988), o da fundação de Palmas (20 de maio de 1989) e o da instalação da capital (1º de janeiro de 1990). “Mais do que recontar fatos, busquei preservar vivências e registrar a importância de momentos únicos. Essa é uma forma de testemunhar a caminhada que vivi ao lado de Siqueira Campos”, declarou.

O conselheiro explicou que “Palmas: Detalhes da História Não Revelados” é uma continuação natural de sua primeira obra, “Siqueira Campos: Do Setentrião Goiano ao Tocantins”, que retrata o processo de criação do Estado. Segundo ele, o novo livro não é apenas uma coletânea de fatos históricos, mas um mergulho nos bastidores da idealização e construção da capital, revelando detalhes e curiosidades pouco conhecidos do público.

Além de textos e relatos, a obra traz imagens, discursos, projetos de lei e documentos históricos que ajudam o leitor a compreender o esforço coletivo que resultou na criação de Palmas. “Espero deixar um legado de valorização e preservação da nossa história. Que essa obra sirva de apoio a pesquisadores, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer mais sobre o nascimento da nossa capital”, afirmou o autor.

Exposição histórica

Após o lançamento, foi aberta no Museu Palacinho uma exposição alusiva à história de Palmas, reunindo registros e personagens que fizeram parte da construção da cidade. Alguns dos trabalhos expostos ilustram o livro de Praxedes e podem ser visitados pelo público de segunda a sexta-feira.

Fotos: Luiz Machado/TCE-TO 

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Sistema Fecomércio Tocantins participa do CNC Global Voices

O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins marcou presença na segunda edição do CNC Global Voices, evento internacional promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizado nesta terça-feira, 14, no Grand Hyatt, em São Paulo, reforçando compromisso com inovação e desenvolvimento do setor terciário.


A programação reuniu dois ganhadores do Prêmio Nobel de Economia, James Robinson (2024) e Paul Romer (2018), além de renomados economistas e líderes empresariais, em um amplo debate sobre os impactos econômicos globais e o papel da inovação e do capital humano no desenvolvimento sustentável do setor terciário.

Comitiva tocantinense

O Tocantins esteve representado por uma comitiva liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni. O grupo contou com a participação de empresários tocantinenses convidados, entre eles: Maria de Fátima de Jesus (Quartetto Supermercados), Rodrigo Mocó (Lojas Nosso Lar), Juliano Meurer (JL Meurer), Leonardo Nesello (Mix Alimentos), Maria Juliana Pedroza, Maria Eugênia Pinheiro e Lelles José Guimarães (Temar/Cemar), Cristiano Savicki (Fourmaq) e Ivan Naves (Ferpam).

Também acompanharam o evento as diretoras regionais do Sesc Tocantins, Alexandra Bramatti, e do Senac Tocantins, Cláudia Silva, além da assessora de comunicação do Sistema Fecomércio e diretora de Operações do Sesc, Camila Takahashi.

Durante o encontro, foi exibido um teaser de um dos episódios da websérie “A Vida Acontece com o Sesc”, produzida pelo Sesc Tocantins, que conta a história de uma das famílias atendidas pelo Programa Sesc Mesa Brasil no estado. O vídeo destacou a força transformadora do trabalho social desenvolvido pelo Sistema Fecomércio Tocantins e o impacto positivo das ações que unem solidariedade, cidadania e desenvolvimento humano.

Integração e visão estratégica

Para o presidente Itelvino Pisoni, a presença da comitiva tocantinense no CNC Global Voices reforça o compromisso do Sistema com a inovação, o fortalecimento institucional e o alinhamento às tendências globais que influenciam o comércio, os serviços e o turismo.

“Participar de um evento desse porte é fundamental para ampliarmos nossa visão estratégica e fortalecermos a atuação do Sistema Fecomércio Tocantins. É uma oportunidade de dialogar com lideranças nacionais e internacionais, compreender os desafios econômicos atuais e promover o aprendizado coletivo. Também é um prazer proporcionar a algumas das maiores empresas arrecadadoras do nosso Sistema a chance de vivenciar essa experiência”, destacou o presidente.

Sobre o evento

O CNC Global Voices é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio que reúne especialistas, empresários e lideranças do setor de todo o país para discutir as principais transformações econômicas do mundo contemporâneo. A edição de 2025 aborda temas como inovação, capital humano e os impactos das políticas econômicas globais sobre o mercado brasileiro.

Casa do Turismo de BH promove 1º Meeting da Hotelaria de BH e Entorno

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira

Reforçando a vocação de Belo Horizonte como um dos principais destinos de turismo de negócios e eventos do país, a Casa do Turismo de Belo Horizonte promove, no dia 29 de outubro, o 1º Meeting da Hotelaria de BH e Entorno, a partir das 13h, no Hotel Mercure Lourdes.

O evento, que marca o início de uma série anual de encontros voltados à hotelaria, tem como propósito conectar fornecedores, gestores e empreendedores do setor, promovendo um ambiente B2B de conhecimento, relacionamento e geração de negócios.

A programação contará com palestras temáticas, espaço de negócios e um coquetel de networking, reunindo representantes de hotéis, pousadas, empresas de turismo, prestadores de serviço e entidades do trade turístico.

“O Meeting da Hotelaria nasce com o propósito de fortalecer o setor, discutindo temas estratégicos e estimulando conexões que impulsionam a cadeia produtiva do turismo. Belo Horizonte tem uma forte vocação para o turismo de negócios e eventos, e a hotelaria é um dos pilares dessa economia”, destaca Erica Drumond, presidente da Casa do Turismo de Belo Horizonte.

Erica Drumond

A iniciativa também pretende fomentar o debate sobre o papel do Room Tax, instrumento de captação de recursos utilizado para promoção turística e atração de eventos para a cidade — um tema que tem ganhado relevância entre gestores e entidades do setor.

Com a realização da Casa do Turismo de Belo Horizonte e o Patrocínio Master da Codemge, o 1º Meeting da Hotelaria reforça a importância de integrar os diversos atores do turismo local em torno de uma agenda comum de desenvolvimento, buscando posicionar a capital mineira como referência nacional em hospitalidade e eventos corporativos.

informações: https://forms.gle/3gKk4A8b6QswqFqP8

Realização: Casa do Turismo de Belo Horizonte

Patrocínio Master: Codemge

Com investimento de R$ 1, 2 bilhão o Canastra Eko Resort inicia obras de infraestrutura

Megaempreendimento às margens do Rio Grande avança com a construção de ruas, muros do condomínio e a construção do Beach Club, que contará com gastrobar e uma praia fluvial com atividades náuticas.

O Canastra Eko Resort, megaempreendimento de R$ 1,2 bilhão na região em frente ao parque nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, anuncia o início das obras de infraestrutura de seus primeiros setores, dando um passo decisivo para a concretização do projeto que promete transformar a economia e o turismo local. As primeiras frentes de trabalho concentram-se na abertura de vias e na construção do gastrobar e Beach Club, piscinas e spa, que será um dos principais pontos de lazer do complexo. A obra, da incorporadora Alma Urban, está sendo realizada às margens do Rio Grande, no município de Cássia (MG), de frente para o parque nacional da Serra da Canastra.

A fase inicial das obras inclui a finalização da abertura de todas as ruas do condomínio Canastra Eko Residence, com previsão para o início da construção dos muros de delimitação da área até o final do mês. Paralelamente, o foco está na construção do Beach Club.

A área de lazer receberá um novo gastrobar, além da organização e construção das piscinas e spa. Um dos grandes destaques é a transformação da orla ribeirinha em frente ao clube: a margem do Rio Grande está sendo preparada, com a limpeza da área, para receber areia branca, criando uma verdadeira praia fluvial de alto padrão para os futuros proprietários e frequentadores, que posteriormente se estenderá por toda a orla do condomínio.

A estratégia da incorporadora e construtora visa entregar rapidamente as áreas de lazer e a infraestrutura básica para os clientes. Eduardo Almeida, cofundador da Alma Group, destaca o compromisso com a agilidade e a qualidade. "Estamos com as ruas do condomínio abertas e já iniciando a parte do muro. O nosso objetivo é ter o Beach Club pronto até o final do ano, com as piscinas, o gastrobar e a nossa praia fluvial de areia branca na orla do rio, para que os proprietários já possam usufruir de uma infraestrutura de lazer de altíssimo nível."

O cronograma de obras segue acelerado para as próximas etapas. A previsão é de 36 meses para a entrega completa do Canastra Eko Residence e dos Bangalôs. O empreendimento, que já teve seu hotel no sistema de multipropriedade (Canastra Eko Hotel) com cerca de 40% das cotas vendidas, também tem data marcada para o início de sua obra principal. A construção do hotel, com 232 apartamentos e design em formato de navio, está prevista para começar em junho do próximo ano.

Com um conceito de "mini-cidade sustentável", o Canastra Eko Resort é composto por diferentes produtos, como hotelaria, clubes, condomínios residenciais e parques temáticos, em uma área total de mais de 300 mil m². A concretização das obras marca o avanço de um projeto que promete gerar centenas de empregos e impulsionar o turismo na região, capitalizando a proximidade com o Parque Nacional da Serra da Canastra, o turismo náutico e o crescente turismo religioso de Cássia.

Mais informações sobre o projeto e a comercialização das unidades estão disponíveis pelas redes sociais do empreendimento, pelo site www.almagroup.com.br

Carnaval em Minas já sendo organizado

O Carnaval movimenta Belo Horizonte e os municípios na folia momesca

Ó, abre alas, que eu quero passar. Eu sou da Lira, não posso negar. Eu sou da Lira, não posso negar. Ó, abre alas, que eu quero passar.

O Carnaval 2026 pelas Minas e bela Gerais já sendo organizado para movimentar o estado por todos os cantos mineiros. A Cemig e o Governo de Minas lançaram, dia 14 de outubro, o edital de chamamento público para a seleção de projetos artísticos e culturais com a temática do carnaval. As iniciativas inscritas e aprovadas no “Carnaval da Liberdade Cemig 2026” farão parte das atrações que serão patrocinadas pela Companhia para execução na próxima folia e ao longo do ano. As inscrições gratuitas já estão abertas no site da Cemig e podem ser feitas até as 23h59 do dia 07 de dezembro de 2025.

Podem participar do chamamento público projetos ligados aos blocos de carnaval, às festas de carnaval, às escolas de samba, aos blocos caricatos e outras iniciativas que vão acontecer durante os dias da maior festa popular brasileira ou ao longo do ano.

As atrações culturais deverão ser gratuitas e realizadas em municípios mineiros da área de concessão da Companhia. Os projetos selecionados a serem incentivados serão divididos em categorias. Na categoria 1, projetos de até R$ 50 mil; na categoria 2, projetos de até R$100 mil; na categoria 3, projetos de até R$150 mil; e na categoria 4, projetos especiais de até R$ 500 mil.

Jefferson (Rei do bloco Leão da Lagoinha), secretária de Cultura e Turismo MG, Bárbara Botega, Adélia (Rainha do Leão), Eduisa (Porta Estandarte do Bloco Leão) o presidente do bloco Leão, o mais antigo de BH de 1947, Jairo Moreira e Hanna Drumond, do marketing da Cemig

A diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, falou do papel da Companhia como incentivadora e parceira do carnaval de Minas Gerais, destacando o compromisso da empresa com a cultura no estado de forma ampla e descentralizada.

Cristina Kumaira

“Mais do que um apoio pontual, voltado apenas ao momento da festa, temos trabalhado para sermos indutores do crescimento e da diversificação do carnaval mineiro, contribuindo para fortalecer e dar sustentabilidade a essa que é uma das manifestações culturais mais representativas do Brasil. A Cemig entende que apoiar o carnaval é também investir em geração de trabalho e renda, em oportunidades para artistas, produtores, costureiras, iluminadores, músicos e toda a cadeia produtiva que faz a festa acontecer em várias cidades mineiras em diferentes regiões do estado”, ressaltou.

Secretária Bárbara Botega

De acordo com a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Bárbara Botega, o lançamento do edital voltado para as atrações do carnaval enfatiza, mais uma vez, o quanto essa temática se mostra e se consolida como uma política pública.

“A gente entende que o carnaval é uma manifestação cultural das mais relevantes para o país, mas também se destaca como um propulsor importante para a economia. E o nosso papel é fortalecer ainda mais essa motivação que é faz parte da nossa cultura, mas também é economia criativa na sua mais bonita essência, que gera emprego, renda e oportunidades”, afirmou.

Inscrições - Poderão ser proponentes neste chamamento público pessoa física e/ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, que tenham projetos com temática carnavalesca, devidamente inscritos e aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic) e autorizados para captação e recebimento dos aportes no exercício de 2026. Os projetos devem ser cadastrados em www.cemig.com.br., preencher o formulário detalhado as ações propostas na iniciativa. 

A gerente de Csssomunicação da Cemig, Hannah Drumond, explicou que a Companhia espera receber propostas não só para realização no período do carnaval, mas que tenham a temática do carnaval e possam ser realizados ao longo do ano.

“A gente considera que o ecossistema do carnaval funciona para além do período da festa, para os quatro, cinco ou seis dias de folia que temos. Sabemos que muitas pessoas vivem do carnaval. Assim, projetos de manutenção, intimamente ligados à formação das pessoas do carnaval e formação de público, nos interessa muito. Para que tenhamos um longo período desse patrocínio e que possamos efetivamente contribuir para que esses projetos e iniciativas se fortaleçam todos os anos”, finalizou.

Critérios de seleção - Para seleção e aprovação das propostas, serão utilizados critérios como: cumprimento dos requisitos; apresentação do custo; adequação e aderência em relação ao tema pré-produção do carnaval da Liberdade; exequibilidade da proposta; relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU); criatividade e inovação; realização de parcerias e articulação da rede; e acessibilidade e inclusão.

A Cemig decidirá os valores a serem repassados a cada projeto, de acordo com a avaliação e a classificação de cada proposta nas etapas de seleção. De acordo com a legislação vigente, o atendimento à iniciativa pode ser parcial. O patrocínio previsto neste edital será formalizado após entrega da documentação pelo proponente e conferência pela Cemig.

A data prevista para a divulgação do resultado é em 19 de dezembro. Todas as informações sobre o chamamento público e a inscrição estão disponíveis em www.cemig.com.br.

Energia do carnaval - Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig está presente em todas as edição do Carnaval da Liberdade, desde a primeira edição, patrocinando iniciativas em diversas cidades mineiras de diferentes regiões do estado. Ao longo dos últimos anos, a Companhia já destinou, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mais de R$22 milhões, beneficiando mais de 120 atrações culturais ligadas ao carnaval. 

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63  informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br




 



 




quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Vila Galé transforma armazéns centenários em hotel de luxo em Belém (PA)

Empreendimento é o primeiro da rede portuguesa no Norte do Brasil

Reconhecida por restaurar construções históricas e convertê-las em hotéis de alto padrão, a rede portuguesa Vila Galé acaba de estrear na região Norte do Brasil. O novo Vila Galé Collection Amazônia, instalado às margens da Baía do Guajará, nasceu da revitalização de três armazéns centenários que, no passado, abrigaram parte da operação do antigo porto de Belém (PA). O resultado é um empreendimento imponente e sofisticado, que une história, arquitetura e conforto em uma experiência memorável.

Com 227 apartamentos distribuídos em cinco categorias, o hotel é fruto de um investimento de R$ 180 milhões e foi concluído em apenas um ano, após a restauração e reestruturação dos armazéns 7, 8 e 8A do Porto Futuro II. “Os armazéns foram construídos por ingleses no início dos anos 1900 e hoje são tombados como Patrimônio Histórico. Antes de transformá-los no Vila Galé Collection Amazônia, foi necessário recuperar toda a estrutura metálica, que estava bastante deteriorada após décadas sem uso”, detalha o engenheiro civil Rick Rocha, responsável pelos projetos hoteleiros da rede no Brasil.

Transformar edificações antigas e tombadas é sempre um desafio, já que há restrições quanto às intervenções que podem ser realizadas. Mas Rick acumula experiência em projetos desse tipo, como o Vila Galé Collection Ouro Preto, empreendimento instalado em um edifício do século XVIII que abrigou o Primeiro Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, do qual Tiradentes fez parte.

“Projetos como os de Belém e Ouro Preto são verdadeiras caixas de surpresa, pois nunca sabemos exatamente o que vamos encontrar até o início das obras. No hotel de Minas Gerais, por exemplo, descobrimos paredes com 1,20 metro de espessura. Já na unidade do Pará, encontramos estruturas bastante oxidadas, que precisaram ser reforçadas”, conta o engenheiro.

Todo esse cuidado se reflete no resultado final. O Vila Galé Collection Amazônia combina o charme histórico dos galpões portuários com o conforto e a sofisticação característicos da rede portuguesa. O hotel oferece duas piscinas ao ar livre, piscina coberta e aquecida, spa, salas de eventos, Clube Nep para as crianças e um restaurante que valoriza os sabores amazônicos. A localização também é um destaque à parte: além da vista privilegiada para a Baía do Guajará, o empreendimento está ao lado de ícones turísticos como a Estação das Docas e o Mercado Ver-o-Peso.

“Esse projeto trouxe e continuará trazendo muitos benefícios para Belém. A Vila Galé está movimentando a economia local e gerando empregos diretos e indiretos. Tenho certeza de que o hotel será um sucesso”, afirma Rick Rocha.

O Vila Galé Collection Amazônia entrou em operação em soft opening no dia 9 de outubro e terá sua inauguração oficial em 31 de outubro. Mesmo recém-aberto, o hotel já demonstra grande procura, sendo o endereço escolhido por diversas delegações que participarão da COP30, em novembro, na capital paraense.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Artista radicado no Tocantins leva arte inspirada nas cavernas do estado para o Senado

Com articulação do vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, foi aberta nesta terça-feira, 14, a exposição “Espeleocromologia & Os Guardiões da Vida”, do artista plástico Anselmo Rodrigues, na Galeria do Senado Federal.

Natural de Sergipe e radicado em Aurora, o artista tem no cerrado e nas cavernas da região a principal fonte de inspiração para suas obras.

Eduardo Gomes, que é patrono do artista, destacou a importância de levar ao Senado o trabalho de quem transforma as belezas naturais do Tocantins em expressão artística. “A arte do Anselmo traduz o espírito do Tocantins: é criativa, autêntica e profundamente conectada à natureza. Trazer essa exposição ao Senado é uma forma de mostrar o talento e o potencial cultural do nosso Estado”, afirmou.

O artista agradeceu o apoio e ressaltou a ligação de sua produção com o território tocantinense. “Aurora é um dos mais importantes cenários da espeleologia do Brasil, com 188 cavernas catalogadas, campo fértil para o meu trabalho”, destacou.

A mostra, com curadoria de Fernanda Curado, reúne esculturas, pinturas e instalações que exploram a relação entre arte, natureza e espiritualidade, e permanece aberta ao público na Galeria do Senado Federal até o dia 24 de outubro.

 

Pioneirismo: Festuris será o primeiro evento certificado pelo SeloXIS

SeloXIS certifica práticas sustentáveis de hotéis e eventos turísticos no Brasil, avaliando mais de 100 indicadores ESG

Aline Schneiders, Ludmila Vilar e Priscila Bentes conduzem o projeto que avalia as práticas ESG. Foto: SeloXIS/Divulgação

O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, reconhecido como uma das principais plataformas de negócios e tendências do setor na América Latina, será o primeiro evento a conquistar a certificação do SeloXIS. A escolha do Festuris para inaugurar a certificação de eventos reforça a proposta do Selo: oferecer um novo olhar para a sustentabilidade no turismo brasileiro, avaliando de forma rigorosa os impactos socioambientais de hotéis e eventos do setor.

Criado por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante há mais de 20 anos, o Selo analisa mais de 100 indicadores de impacto ambiental, social e de governança (ESG) em empreendimentos turísticos. Entre os hotéis certificados, os mais recentes são o Zendaya, em Búzios (RJ), e a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras (RJ).

A ferramenta central do processo de certificação é o Índice de Sustentabilidade da Gestão Hoteleira (ISGH), que está disponível para consulta online na versão gratuita e paga, e o Índice de Sustentabilidade de Gestão de Eventos (ISGE).

"Com base em padrões como o Sustainability Accounting Standards Board (Sasb) e os Indicadores Ethos, criamos um índice exclusivo para diagnosticar, com profundidade, a realidade ESG do turismo brasileiro", explica Aline Schneiders, especialista em sustentabilidade e diretora de certificação do projeto.

SOBRE O SELOXIS - O SeloXIS nasceu para diferenciar empresas do segmento de turismo que já adotam práticas sustentáveis e apoiar os negócios que estão iniciando essa jornada, oferecendo orientação e credibilidade no processo. Com critérios auditados e alinhados às melhores práticas globais, o SeloXIS ajuda a atrair clientes qualificados, fortalecer reputação com parceiros e investidores e reduzir custos com uma gestão mais eficiente.

Trata-se de um diferencial competitivo que transforma boas práticas - e o compromisso em implementá-las - em valor percebido e reconhecido pelo mercado.

Idealizado em 2018, o SeloXis passou por uma reestruturação em 2024, com a entrada das sócias Aline Schneiders e Ludmila Vilar, jornalista especializada em ESG. O projeto contou com apoio de um conselho consultivo de hoteleiros e uma parceria com a UFRJ. O processo de certificação envolve duas etapas: Avaliação e Contrapartida e Monitoramento.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Região Turística das Serras Gerais do Tocantins marca presença na ABAV EXPO 2025

A Instância de Governança das Serras Gerais do Tocantins é formada por 17 municípios, com 11 deles participando do Mapa do Turismo Brasileiro.

Samuel Rodrigues Alves, secretário de Cultura e Turismo de Paranã, e presidente do Fórum Permanente da Região Turística da Serra Gerais. Arquivo pessoal.

Estande da Região Turística das Serras Gerais do Tocantins. Divulgação

O aumento do fluxo turístico na região nos últimos anos animou a IGR a participar da ABAV EXPO 2025. O secretário de Cultura e Turismo de Paranã, Samuel Rodrigues Alves, presidente do Fórum Permanente da Região Turística da Serras Gerais, disse que, “juntamente com o Sebrae, um grande parceiro, resolvermos dar um primeiro passo e ter o nosso estande na ABAV EXPO, porque hoje o fluxo turístico está chegando com muita força na Chapada dos Veadeiros e Jalapão e eles também podem vir para as Serras Gerais”.

Samuel afirma que o resultado da iniciativa é mais do que positivo. “Nossa participação foi um sucesso, pois as pessoas demonstraram grande interesse em conhecer os atrativos das Serras Gerais do Tocantins. É importante também continuar a divulgação. Esse não é um trabalho momentâneo, é um trabalho de médio e longo prazo. Já está dando retorno, mas a médio e longo prazo dará muito mais”, garante o secretário.

Para montar o estande o Sebrae deu um subsídio e cinco municípios entraram com contrapartida: Rio da Conceição, Novo Jardim, Natividade, Aurora e Paranã, que tiveram balcão na feira. Mas a oportunidade foi aberta para todos os municípios que participam da região turística. “Esperamos em breve ter um estande maior ainda, para que todos os municípios participem. Com certeza será um sucesso”, encerra Samuel.