segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Festuris começa a montagem da Feira Internacional de Turismo

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira 

A poucos dias da abertura do 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo, o clima é de expectativa e intenso trabalho nos pavilhões do Serra Park, em Gramado. O evento, que acontece de 6 a 9 de novembro, já está com a montagem dos estandes em ritmo acelerado para receber mais de 2.500 marcas expositoras nos dias 7 e 8, quando ocorre a feira de negócios

No dia 31 de outubro, os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanharam de perto os preparativos e a montagem das estruturas.

Fotos: Marthina Sorgetz/Festuris

A visita simboliza o início da contagem regressiva para um dos maiores eventos de turismo da América Latina, reconhecido por conectar profissionais do setor, promover experiências inovadoras e impulsionar negócios.

“A montagem está a todo vapor para receber o mundo em Gramado. Cada detalhe está sendo preparado com cuidado, porque o Festuris 2025 será inesquecível. Estamos prontos para viver grandes encontros, negócios e conexões que transformam o turismo. Nos vemos em poucos dias aqui em Gramado”, destaca Eduardo Zorzanello.

Com foco em inovação, sustentabilidade e experiências transformadoras, o Festuris chega à sua 37ª edição consolidado como palco de grandes oportunidades para destinos, empresas e profissionais do setor turístico. A expectativa é reunir milhares de participantes do Brasil e do exterior, movimentando a economia e fortalecendo o posicionamento de Gramado como referência em turismo de eventos. informações: 

www.festurisgramado.com e @festurisgramado

BH Airport simula pouso de emergência com passageiros a bordo de um Airbus A320

O BH Airport realizou um Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (ESEA), envolvendo o acidente com uma aeronave Airbus A320, com 142 passageiros e 6 tripulantes a bordo, em voo alternado para o terminal internacional mineiro.

A simulação é uma ação preventiva, exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), conforme a RBAC 153 – item 153.331, e tem como objetivo testar o Plano de Emergência do BH Airport e aprimorar a capacidade de resposta das equipes de segurança, saúde, comunicação e operação em situações críticas, assegurando coordenação, agilidade e eficiência nos atendimentos às vítimas e familiares.

“A segurança é a nossa principal regra do jogo, e o simulado é uma oportunidade de exercitar a integração entre todas as equipes e instituições envolvidas no atendimento a uma emergência aeronáutica, buscando garantir um atendimento rápido e seguro”, ressalta o COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes. “Nesse sentido, avaliamos a coordenação entre o Centro de Operações de Emergência (COE), Seção Contra Incêndio (SESCINC), Serviço Médico de Emergência (SME), Centro de Operações (APOC), Posto de Coordenação Móvel (PCM), operadores aéreos e órgãos externos, além da comunicação em situações de falha técnica e remoção de vítimas”, acrescenta Côrtes.

Fotos:BH Airport/Divulgação

Atendimento a vítimas - O exercício também incluiu a ativação do Núcleo de Gerenciamento de Emergência (NGE) do BH Airport e centros de atendimento a ilesos, familiares e imprensa. As vítimas foram interpretadas por alunos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), reconhecida pelo alto grau de realismo em simulados. O atendimento hospitalar foi conduzido pelos parceiros Mater Dei (Belo Horizonte), Policlínica Mãe Quita (Confins) e Hospital Lindouro Avelar (Santa Casa de Lagoa Santa), com transporte terrestre e aéreo das vítimas.

“Participar de um simulado de trauma dessa dimensão no BH Airport é um reconhecimento importante do trabalho que realizamos na formação dos profissionais de saúde. Essa iniciativa fortalece o aprendizado e a prática, integrando ensino e saúde”, afirma o professor José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, reitor da Feluma/FCM-MG. “Esta é uma oportunidade de aprendizado singular. A atividade tem alto valor pedagógico, pois desenvolve habilidades técnicas, comunicação efetiva e tomada de decisão sob pressão, competências fundamentais para profissionais de saúde comprometidos com a sociedade”, complementa a professora Cláudia Laranjeira, diretora-geral da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

“A capacitação contínua por meio de simulações é vital para que nossas equipes estejam prontas para agir com precisão e agilidade em cenários de grande impacto, como acidentes aéreos. Nosso objetivo é salvar vidas e minimizar os danos em situações críticas e cenários de alta complexidade, demonstrando que a capacidade de resposta rápida e eficiente pode significar a diferença entre a vida e a morte”, assinala o responsável técnico pelo SAMU da região Macro Centro, Daniel dos Santos Fernandes, reforçando que a atuação conjunta com o BH Airport e demais órgãos é fundamental para aprimorar o atendimento pré-hospitalar e o resgate em massa.

De acordo com a gerente corporativa da Qualidade da Rede Mater Dei, Marília Corrêa, a participação em simulados desse porte é fundamental para testar o Programa de Emergências Sistêmicas e garantir uma resposta segura e estruturada em ocorrências, tanto externas quanto internas. “Estamos preparados para atuar em situações de crise, contando com uma equipe capacitada e em constante atualização, alinhada ao nosso cronograma de treinamentos institucionais”, esclarece.

“Mobilizamos cerca de 400 profissionais neste simulado, destacando a sinergia de uma ampla estrutura técnica e operacional”, esclarece o COO do BH Airport. Além da Faculdade Ciências Médicas e do SAMU, o simulado envolveu o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Defesa Civil, Polícia Federal, Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG), Anvisa, LATAM Airlines, Med Mais, IML BH, COMAVE/PMMG e COPOM/PMMG. “Essa integração é essencial para que, em uma eventual emergência real, todos saibam exatamente como agir, com rapidez e eficiência”, conclui Rodrigo Côrtes.

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pela Motiva, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Atrações de Chubut na Patagônia

O Governo de Chubut convida você a descobrir as maravilhas que o aguardam no coração da Patagônia: desde o litoral atlântico repleto de vida selvagem, passando pela aventura do altiplano, até as paisagens andinas com suas montanhas e bosques ancestrais. Um destino patagônico completo para experiências inesquecíveis em todas as estações do ano.

A província de Chubut, localizada na Patagônia argentina, convida os viajantes brasileiros a descobrirem sua diversidade natural, cultural e de aventura.


Graças aos esforços da Secretaria Provincial de Turismo e Áreas Protegidas e da Agência de Turismo de Chubut, a promoção internacional está sendo fortalecida para oferecer um destino moderno, acessível e sustentável.



Por que você pode visitar Chubut durante todo o ano? A Patagônia argentina se destaca como um destino imperdível devido à variedade de opções que oferece aos turistas. As estações do ano se refletem em suas diversas regiões — litoral, planalto e montanhas —, tornando cada visita única em qualquer época do ano.

Entre os principais destinos que você pode encontrar ao longo do ano estão:

·        Península Valdés: Patrimônio Mundial da UNESCO e símbolo do turismo responsável.

·        Parque Nacional Los Alerces: natureza exuberante e lagos ancestrais.

·        Áreas Naturais Protegidas: Um sistema provincial com 17 áreas para conservação e apreciação.

·         Experiências culinárias com frutos do mar, cordeiro patagônico e vinhos de altitude.

·        Turismo cultural e científico, com propostas que vão desde festivais e tradições a espaços de divulgação únicos na América Latina, como o Labirinto da Patagônia (o maior da América do Sul) ou o Museu Paleontológico Egidio Feruglio (MEF), referência mundial em paleontologia e dinossauros da Patagônia.

Na primavera, você pode observar baleias na Península Valdés, e os pinguins-de-magalhães chegam a Punta Tombo e Cabo Dos Bahías.

Nos Andes, você pode explorar as cores vibrantes e as paisagens dos campos de tulipas e a floração das árvores no Parque Nacional Los Alerces, além de desfrutar de caminhadas, caiaque e mountain bike em locais únicos.




No verão, a região costeira oferece mergulho com leões-marinhos, snorkeling e observação de golfinhos e golfinhos-de-commerson. Os entusiastas do turismo de aventura também podem desfrutar de rafting no rio Futaleufú, tirolesa, escalada, pesca esportiva e passeios em lagos.


A província também oferece as cores e sabores vibrantes das festas populares regionais em cada cidade, e os amantes da fotografia de natureza descobrirão flora e fauna únicas nas áreas naturais protegidas.



No outono, os bosques da Patagônia, em chamas de vermelho e dourado, destacam-se do resto do ano, oferecendo uma nova perspectiva na rota turística, ideal para trekking na cordilheira de Chubut. Uma rota de vinhos patagônica serpenteia por cidades de toda a província, e o turismo rural e cultural inclui visitas a fazendas e comunidades galesas.


Finalmente, no inverno, a neve chega à cordilheira de Chubut, perfeita para praticar snowboard, trenó e desfrutar de atividades em família na estação de esqui de La Hoya. Enquanto isso, no litoral, a temporada de observação da baleia-franca-austral recomeça.


Promoção turística - O Governo de Chubut, por meio do Ministério do Turismo e Áreas Protegidas e da Agência de Turismo de Chubut, está conduzindo uma campanha internacional para posicionar a província como o principal destino turístico do país. Isso envolve o fortalecimento de sua presença em feiras de turismo, a formação de alianças com operadoras de turismo internacionais e o desenvolvimento de produtos de turismo sustentável. A campanha também destaca o compromisso da província com a proteção de seu patrimônio natural por meio de suas Áreas Naturais Protegidas, uma política pública implementada na província que a distingue como pioneira global em conservação.


https://www.argentina.travel/pt/pr/chubut

Abertas as inscrições para a 14ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas


Museu Mineiro, em BH

Gestores culturais de todo o estado têm até o dia 7 de novembro para inscrever seus equipamentos na programação da 14ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas que acontecerá no dia 27/11. Para realizar o cadastro, basta acessar o formulário disponível neste link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQoZeVEUE4tu7YEtijqajsViTh81BNGrpr7-uzdKa0O8NwBg/viewform

A participação traz visibilidade para os museus e bibliotecas locais, gerando engajamento comunitário, promoção do turismo cultural e fortalecimento das identidades locais. Além disso, a atividade a ser realizada poderá ser ser incluída na Declaração de Acervos Culturais como iniciativa de democratização do acesso aos bens culturais.

Foto: Maria Luiza Sarmento

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma ação do Governo de Minas, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com coordenação da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade e apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS).

A Noite Mineira é um projeto que abrange um conjunto de eventos culturais realizados em diversos municípios de Minas Gerais, com o objetivo de ampliar o horário de funcionamento de museus e bibliotecas uma vez a cada dois meses, a fim de que mais pessoas conheçam e visitem esses espaços.

Durante esse período noturno, o público pode conferir uma programação cultural gratuita e diversificada, que pode incluir exposições, saraus literários, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atividades.

A iniciativa busca valorizar os museus e bibliotecas como espaços de conhecimento, memória e identidade, promovendo o engajamento da comunidade e a ampliação do acesso à cultura de forma inclusiva e democrática. Por meio dessas ações, o projeto reforça a importância desses equipamentos culturais na vida das pessoas e no fortalecimento da diversidade cultural mineira.

4ª Noite Mineira De Museus E Bibliotecas

Período de inscrições: até 7/11

Data do evento: 27/11

Horário: 18h às 22h

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63  informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

















domingo, 2 de novembro de 2025

São Thomé das Letras-MG: o mistério estava escrito nas estrelas

Ao chegar a São Thomé das Letras-MG, na Serra da Mantiqueira (divisa com o Rio deJaneiro e São Paulo), você é imediatamente abduzido pelo ambiente místico do lugar

melhorviagemlp.com


melhorviagemlp.com


Barraquinhas de artesanato. Foto: melhorviagemlp.com

Um duende no meio da rua em plena luz do dia, a estátua do Chico Taquara - curandeiro que morava em uma gruta das redondezas -, histórias de luzes misteriosas nos céus, sociedades místicas... tudo isso nos leva do espaço sideral aos seres encantados da natureza.

Uma lenda bem difunda na região envolve o portal da Gruta do Carimbado, que conectaria São Thomé das Letras a Machu Picchu, no Peru. Outra lenda conta que antiga civilização construiu uma pirâmide na região para fins desconhecidos. O avistamento de OVNIs e histórias de contato com seres de outros planetas completa o encantamento que atrai milhares de turistas todas as semanas à cidade.

As bruxas não poderiam ficar de fora, com a Pedra da Bruxa atraindo os curiosos e a Casa da Bruxa realizando rituais ancestrais. A Casa da Pirâmide, no Parque Municipal Antônio Rosa, considerado o ponto mais alto da cidade, é o local mais tradicional para se apreciar o pôr do sol, espalhando suas luzes pelo horizonte das montanhas ao redor.

A própria comunidade se empoderou e vive desse misticismo, recebendo os turistas com a tradicional gentileza mineira e ampliando a magia com produtos com a marca Cogumelo Azul e brincadeiras com interação de "ETs" com os turistas em casa noturna tradicional na cidade.

Origem do nome

Teto da Igreja Matriz de São Thomé das Letras. Foto: melhorviagemlp.com 

O nome "São Thomé das Letras", no entanto, vem da lenda do escravo João Antão, que teria encontrado a estátua de São Thomé e uma carta misteriosa numa gruta, onde se refugiou após ser ameaçado de morte pelo seu senhor. As "letras" se referem às inscrições rupestres encontradas na gruta. 

sábado, 1 de novembro de 2025

Naturatins lança a Operação Piracema 2025/2026 nesta sexta-feira, 31

Período de defeso começa neste sábado, e segue até 28 de fevereiro de 2026

Naturatins realiza lançamento da Operação Piracema 2025/2026 - Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins


O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou nesta sexta-feira, 31, o lançamento da Operação Piracema 2025/2026. A ação marca o início do período de proteção à reprodução dos peixes, que ocorre neste sábado, 1º, e segue até dia 28 de fevereiro de 2026. Durante os próximos quatro meses, a pesca em rios, lagos e outros corpos d’água no estado está proibida. 

A iniciativa tem como objetivo preservar as espécies nativas e garantir o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, além de reforçar a fiscalização contra a pesca predatória. O fenômeno migratório da Piracema, período em que diversas espécies de peixes sobem os rios para desovar, é um processo natural essencial para a manutenção e o equilíbrio das populações de peixes nos ecossistemas aquáticos. 

Durante o evento, foram apresentados os planos de fiscalização, ações educativas e orientações para pescadores e comunidades ribeirinhas, com a participação de autoridades e parceiros como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins (Graer/PMTO), Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Ambiental de Palmas, Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (Semarh), além de representante da Colônia de pescadores. 

O presidente do Naturatins, Cledson Lima, reforçou o papel do órgão diante dessas atividades. “As ações do Naturatins vão além da fiscalização, elas buscam informar e engajar a população sobre a preservação do meio ambiente e a proteção dos recursos pesqueiros. O trabalho educativo é desenvolvido em escolas e comunidades de pescadores em todo o estado, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação das espécies aquáticas. Se a população estiver bem-informada, a incidência de crimes ambientais pode ser significativamente reduzida”, afirmou.

A operação segue até o final do período de defeso, contribuindo para a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e para a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.

Exceções e Regras

Embora a pesca esteja proibida na maioria das modalidades, algumas exceções incluem a pesca amadora esportiva na modalidade "pesque e solte" e a pesca de subsistência para ribeirinhos, desde que sem fins comerciais. A comercialização de peixes capturados de forma irregular estará sujeita a fiscalização rigorosa.

Os estabelecimentos que possuírem estoques de peixes congelados ou não, precisam declarar esses estoques até esta sexta-feira, 31, através do Sistema Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam). Esta declaração é obrigatória para comprovar a origem do pescado em caso de fiscalização. O desrespeito às regras, podem resultar em multas e apreensão de equipamentos e produtos.

A iniciativa do Governo do Tocantins, por meio do Naturatins, reforça a importância da colaboração da sociedade na preservação da biodiversidade local.

Por Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Morre Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites

O jovem empresário (42 anos), foi encontrado desacordado por familiares nesta sexta-feira, 31 de outubro, e foi levado para atendimento médico, quando foi constatado o óbito. O velório está previsto para 16 horas, na Paxtins, Quadra 112 Sul rua sr - 09/ n 13 Lote 13, Qd. 112 Sul R. SR 9, 11 - Plano Diretor Sul, Palmas.


Cleib foi um dos desbravadores e grande  consolidador do destino Jalapão no Brasil e em vários países. Também era promoveu as Serras Gerais do Tocantins com muita intensidade. Era ainda proprietário da empresa FaturaTUR, especializada em qualificação de agentes de viagens.

Entidades emitem nota de pesar

Nota de Pesar – ABAV Tocantins

É com profundo pesar que a ABAV Tocantins comunica o falecimento de Cleib Filho, CEO e fundador da Jalapão 100 Limites Expedições, uma das mais importantes operadoras de ecoturismo do nosso estado.

Cleib foi um profissional admirável, empreendedor incansável e grande defensor do turismo tocantinense. Sua atuação deixou um legado de amor pelo Jalapão, de incentivo à acessibilidade e de valorização das belezas e potencial do Tocantins.

Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colaboradores.
Que Deus conceda conforto e força a todos.

🙏 Descanse em paz, Cleib. Seu exemplo permanecerá vivo entre nós.

ABAV Tocantins
Associação Brasileira de Agências de Viagens – Seccional Tocantins

A APROTUR lamenta profundamente o falecimento do nosso estimado companheiro Cleib Filho. Sua contribuição para o turismo em nosso estado será sempre lembrada. Nossas condolências à família e amigos.

Que Deus abençoe seu espírito imortal.

Atenciosamente,
APROTUR
Maria Arisleda"

A Associação Tocantinense de Turismo – ATTR manifesta profundo pesar pelo falecimento de Cleib Fernandes, empresário do setor e um dos grandes impulsionadores do turismo em nosso estado.

Sua atuação à frente da 100 Limites do Jalapão foi marcada por comprometimento, pioneirismo e amor pelo que fazia. Cleib acreditava no potencial do Jalapão, defendia seu crescimento e se dedicou a mostrar suas belezas ao Brasil e ao mundo, deixando uma contribuição expressiva para o fortalecimento do turismo tocantinense.

Mais do que um empreendedor, ele foi um entusiasta incansável, que sonhava e fazia acontecer. Sua ausência será sentida por todos que fazem parte da cadeia do turismo, pelos colegas de profissão e pelas comunidades que se beneficiaram de sua visão e trabalho.

Neste momento de dor, a ATTR se solidariza com os familiares, amigos e colaboradores, desejando consolo e força para superar essa perda tão dolorosa.

Que sua trajetória permaneça como legado e inspiração para todos nós que seguimos construindo o turismo do Tocantins.

Associação Tocantinense de Turismo – ATTR

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Turistas estrangeiros visitando as Minas Gerais

Coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreira

Possibilidades de experiências únicas, cultura diversa e hospitalidade sustentam a internacionalização do destino Minas Gerais, que alcança níveis recordes neste ano.

Levantamento do Observatório do Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), a partir de dados da plataforma Amadeus-ForwardKeys, mostra que 2025 é o melhor ano internacional da série histórica 2018–2025 do estado.

As reservas internacionais emitidas para o período de outubro a dezembro de 2025 registram alta de 74%, consolidando Minas Gerais como um dos maiores centros de expansão turística das Américas no recorte de cultura, natureza e bem-estar.

"Minas lidera o país em gastronomia, patrimônio histórico e acolhimento, esses são pilares da nossa mineiridade. Esse reconhecimento, somado ao título internacional do Queijo Minas Artesanal (QMA), nos projeta com vigor nos mercados estrangeiros", pontua a secretária da Secult-MG, Bárbara Botega.

Principais destaques 

Estados Unidos: crescimento de 29,1%; segue como principal origem, com 46,2% de participação nas reservas do trimestre.

Portugal: avanço de 198,2%; reforça o eixo luso-mineiro (gastronomia, patrimônio e vínculos culturais).
Canadá: aumento de 110,1%; mercado em ascensão.

Itália: expansão de 141,3%; destaque para o turismo cultural e gastronômico.

Suíça: crescimento consistente de 112,1%.

Holanda: salto expressivo de 722% (mercado emergente); forte tração em natureza e bem-estar.

Bélgica: incremento de 157%; sinaliza diversificação do fluxo europeu.

Por que agora?  

O desempenho internacional inédito de Minas Gerais em 2025 é resultado de um conjunto de fatores estruturais e estratégicos. A força dos produtos turísticos e da identidade cultural mineira tem papel central nesse avanço. O reconhecimento de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade concedido ao Queijo Minas Artesanal, além do vasto patrimônio histórico e da tradicional hospitalidade mineira, consolidam a autenticidade do destino e ampliam sua atratividade global.


Ao mesmo tempo, políticas de promoção e qualificação vêm fortalecendo a presença de Minas nos mercados internacionais. A participação em feiras especializadas, a realização de press trips, a integração de rotas turísticas nos eixos de cultura, natureza e bem-estar, e o trabalho contínuo de inteligência de mercado conduzido pelo Observatório do Turismo garantem uma atuação cada vez mais estratégica e orientada por dados.

Outro fator decisivo é a diversificação geográfica dos mercados emissores. Além do tradicional eixo Estados Unidos–Portugal, observa-se uma expansão significativa na Europa continental, com destaque para Itália, Holanda, Bélgica e Suíça, o que reduz a dependência de poucos mercados e amplia as oportunidades de crescimento sustentável no médio e longo prazo.

Redução de dependência de São Paulo - Além do destaque na série histórica internacional, Minas Gerais vive uma mudança estrutural, com turismo mais distribuído e conectado à cultura e à mineiridade. Relatório do Observatório do Turismo da Secult-MG, também a partir de dados da Amadeus-ForwardKeys, revela uma mudança significativa no perfil de origem dos turistas que chegam a Minas Gerais.

Historicamente, São Paulo representava mais de 40% do total de visitantes do estado. Em 2025, embora continue como principal emissor, sua participação caiu para 26%, demonstrando forte diversificação geográfica e amadurecimento do mercado turístico mineiro.

Enquanto São Paulo reduziu sua representatividade, outros estados ampliaram fortemente seus fluxos, com destaque para Alagoas, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina. O caso de Alagoas é simbólico: o estado saltou de 13 mil turistas em 2018 para 82 mil em 2025, o que representa um crescimento superior a 530% e é reflexo direto da promoção de Minas Gerais em novos mercados emissores e da ampliação das conexões aéreas.

O crescimento de mercados como Alagoas (acima de 530%), Pernambuco (282%), Santa Catarina (258%) e Bahia (58%) indica que o turismo mineiro entrou em um novo ciclo de expansão. Com 35,1% de aumento nas chegadas domésticas e 74% nas internacionais, Minas Gerais consolida-se como um dos maiores polos turísticos do Brasil e das Américas, ancorado em três pilares: cultura, natureza e bem-estar.

Trem Vitória-Minas

A partir de janeiro de 2026, os mineiros que desejam aproveitar as praias do Espírito Santo e os capixabas conhecerem as belezas das cidades mineiras durante as férias e feriados prolongados contarão com uma nova alternativa de transporte: o trem noturno da linha Vitória-Minas. A novidade foi confirmada pela Vale, que anunciou a ampliação do serviço de passageiros com um segundo horário diário, previsto para entrar em operação inicialmente nos meses de janeiro e julho.

Atualmente, o trem de passageiros que liga Belo Horizonte, em Minas Gerais, à cidade de Cariacica, na Grande Vitória, é o único do país com circulação diária em longa distância. O percurso de 664 quilômetros é realizado em cerca de 13 horas, com paradas em 42 municípios e 30 estações de embarque e desembarque. A linha transporta, em média, 70 mil passageiros por mês, número que chega a 100 mil durante o verão e o meio do ano.

Segundo a Vale, a decisão de ampliar o serviço atende ao crescimento contínuo na procura por passagens, especialmente nos feriados e nas férias escolares. A empresa informou que o novo horário - ainda em fase de definição - deverá funcionar nos dois sentidos, partindo de Belo Horizonte e de Cariacica. A venda das passagens para o novo trem está prevista para começar em 15 de novembro de 2025, mas os horários exatos das viagens noturnas ainda não foram divulgados.

O trem Vitória-Minas é um símbolo do transporte ferroviário brasileiro e um importante elo entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Com composições climatizadas, o trem oferece vagões nas classes econômica e executiva, restaurante a bordo, serviço de lanches e um vagão adaptado para pessoas com deficiência. Os preços atuais variam entre R$ 81 (classe econômica) e R$ 116 (classe executiva), e a viagem é gratuita para idosos com renda de até dois salários mínimos, conforme previsto em lei federal.

A ampliação do serviço integra as negociações do novo contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), firmado entre a Vale e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

https://vale.com/pt/trem-de-passageiros

Hotéis Laghetto no Festuris


Com mais de 30 anos de atuação, a Rede Laghetto Hotéis consolidou-se como referência em hospitalidade no Brasil, combinando tradição, excelência em atendimento e expansão estratégica. Nascida em Gramado (RS), a marca mantém sua essência acolhedora mesmo diante do crescimento, levando o estilo de receber da Serra Gaúcha a diferentes regiões do país.

informações e reservas https://www.laghettohoteis.com.br/

Atualmente, a Laghetto conta com unidades em destinos estratégicos como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela e Rio Grande, além de 13 hotéis em Gramado. Em cada localidade, a proposta é oferecer mais do que hospedagem: proporcionar experiências personalizadas e memoráveis, seja para lazer, negócios ou eventos.

Em Gramado, principal polo turístico da rede, a Laghetto se destaca por integrar seus hotéis aos grandes eventos da cidade. A essência da marca, traduzida na frase “paixão em servir”, está presente em cada atendimento, no carinho com o café da manhã, na hospitalidade das equipes e na busca constante por encantar.

Essa visão também se reflete em parcerias institucionais estratégicas. Um exemplo de destaque é a aliança com o FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento do qual a Laghetto é parceira de longa data. A proximidade entre as duas marcas reforça o compromisso conjunto com o fortalecimento do turismo nacional, a valorização de experiências autênticas e a promoção de Gramado como um dos principais destinos do Brasil.

Segundo Cristiane Mörs, diretora de Vendas e Marketing da Laghetto, o diferencial está em manter a identidade de Gramado em cada hotel. “Nosso compromisso é garantir que o hóspede sinta o mesmo carinho e atenção em todas as unidades. Levamos o espírito acolhedor de Gramado para cada destino, criando experiências que unem conforto, hospitalidade e emoção”, destaca.

A CEO e fundadora do FESTURIS, Marta Rossi, destaca a importância dessa parceria: “A Rede Laghetto sempre acreditou no potencial transformador do turismo e é uma aliada fundamental na construção do sucesso do FESTURIS. A Laghetto é daquelas empresas que entrega acolhimento e excelência, contribuindo diretamente para a imagem de Gramado como um destino de referência. É uma parceria que nos orgulha e que cresce a cada ano”.

Com um modelo de gestão que alia excelência, expansão e tradição, a Laghetto Hotéis segue como uma das redes hoteleiras mais respeitadas do país, conectando pessoas, destinos e propósitos. O Festuris vai receber mais de 15 mil profissionais do turismo em Gramado entre os dias 6 e 9 de novembro, durante sua 37ª edição.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte reinaugura Desembarque 1



O BH Airport reinaugurou dia 25 de outubro, o Desembarque 1, totalmente reformado, para oferecer uma experiência aeroportuária mais moderna, confortável e eficiente aos clientes.

A nova infraestrutura amplia a comodidade, a segurança e a agilidade no fluxo de circulação, consolidando o aeroporto como referência em inovação tecnológica e arquitetônica.

Espaço modernizado e mais funcional - Com 2 mil metros quadrados, o novo Desembarque 1 apresenta layout renovado e diversas melhorias. Entre os principais avanços estão:


Cinco esteiras adicionais de bagagem

- Dois novos conjuntos de banheiros (masculino, feminino, prioritário e fraldário)

- Câmeras de monitoramento e sistemas eletrônicos de última geração

- Melhorias em climatização, sinalização (wayfinding), elevador, escadas rolantes e área para carrinhos de bagagem

Nova configuração operacional das companhias aéreas - A reabertura também redefine a operação das companhias aéreas. A partir de agora, o Desembarque 1 será dedicado exclusivamente à Azul, enquanto o Desembarque 2 passa a atender Gol e Latam.

O BH Airport recomenda atenção às mudanças e à sinalização. Caso o passageiro saia por uma sala diferente daquela destinada ao voo, poderá ter transtornos na recuperação da bagagem, como a necessidade de deslocamento para a sala correta.

Vale destacar que passageiros sem bagagem despachada poderão desembarcar por qualquer uma das salas.

Gestão e hospitalidade mineira - “Estamos prontos para receber os passageiros no novo desembarque, com toda a hospitalidade que traduz o nosso jeito mineiro de transformar chegadas e partidas em experiências acolhedoras, eficientes e agradáveis”, afirma o COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes 

A semana que antecedeu a reinauguração do Desembarque 1 foi marcada por simulações operacionais, dentro do Programa de Gestão e Transição Operacional (ORAT), metodologia internacional utilizada em grandes projetos aeroportuários.

“O programa garante a segurança e a eficiência de todos os processos, sistemas, instalações e atendimentos antes da abertura. Além disso, teremos uma equipe reforçada para orientar os passageiros durante os primeiros dias de operação”, complementa Rodrigo Côrtes.

Investimentos e responsabilidade da obra - As obras do Desembarque 1, de responsabilidade do poder público, contaram com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões do BH Airport, com ressarcimento previsto pela Infraero.

O projeto integra um conjunto de intervenções remanescentes, estimadas em R$ 250 milhões, originalmente previstas para a preparação do aeroporto para a Copa do Mundo.

“As modernizações incluem melhorias no terminal de passageiros, novas opções comerciais, modernização da fachada, sistemas elétricos e eletrônicos, climatização, transporte e inspeção de bagagens, além da conclusão de obras no pátio de aeronaves”, esclarece o CEO do BH Airport, Daniel Miranda.

11 anos de concessão e mais de R$ 1,3 bilhão investidos - Desde o início da concessão, há 11 anos, o BH Airport já investiu cerca de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura. Entre as principais entregas estão:

- Construção do Terminal de Passageiros 2, que ampliou a capacidade anual de 10 para 32 milhões de pessoas

- Melhorias viárias, reformas nos terminais, intervenções na pista e ampliação da pista de pouso e decolagem para 3.600 metros, a terceira maior do Brasil

Os investimentos também impulsionaram inovações tecnológicas, como o sistema de atendimento e embarque automatizado e o e-gate, equipamento que permite checagem eletrônica de passaportes em poucos segundos.

Crescimento e conectividade internacional -  Comparando o período pré-pandemia (2019) com 2025, o BH Airport registrou crescimento de 20% na movimentação de passageiros, enquanto a média nacional foi de 9%.

- De janeiro a setembro de 2025, mais de 9 milhões de passageiros passaram pelo terminal, representando um aumento de cerca de 10% em relação ao mesmo período de 2024.

Serraria Souza Pinto em reforma

Belo Horizonte vem recebendo eventos nacionais e internacionais, movimentando o trade turístico com o turismo de negócios, simpósios, exposições, feiras, seminários. A Serraria Souza Pinto, um dos equipamentos culturais e exemplos arquitetônicos de Belo Horizonte, iniciou uma nova fase com as obras de revitalização e modernização, em parceria com o Consórcio Nova Serraria. O governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e secretarias de Estado, formalizou a concessão pública do espaço em agosto de 2024.

O projeto de concessão prevê investimentos mínimos de R$ 7 milhões ao longo dos 20 anos de vigência. As obras abrangem a restauração da fachada original, a modernização das instalações internas, adequações elétricas e hidráulicas, melhorias em acessibilidade e a instalação de sistemas de climatização e iluminação. A empresa paulista Revee, única participante do Consórcio Serraria, formado no ano passado, venceu a licitação para revitalizar e administrar o espaço por 20 anos. 

Com 4 mil metros quadrados no Centro, a Serraria Souza Pinto voltará a receber shows, feiras, exposições e eventos corporativos. O espaço oferecerá infraestrutura versátil, com áreas destinadas a camarins, bufês, bares e uma nova bilheteria.

A fachada, considerada um símbolo da identidade da Serraria Souza Pinto, passará por uma restauração minuciosa, com limpeza, recomposição de elementos arquitetônicos e pintura coerente com as cores e características originais.

André Ottoni, gerente de projeto e arquiteto urbanista da Revee, ressaltou o cuidado no restauro do equipamento. "Existe um trabalho de muito cuidado no restauro desse equipamento e, junto com isso, não é só o equipamento, né? Tem o trabalho principalmente da [Consórcio] Revee, a responsabilidade da Revee, em trazer não só a parte cultural, mas acima de tudo a revitalização social", disse.

Os espaços internos serão modernizados com a revitalização dos pisos, atualização dos sistemas elétrico e hidráulico, instalação de climatização e melhoria da iluminação cênica e funcional. O consórcio Nova Serraria será responsável pela operação e manutenção do espaço.

No dia 23 de outubro, o governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, vistoriou o local ao lado da secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega, e do presidente da FCS, Sérgio Rodrigo Reis, além de André Ottoni, que representa a Revee e apresentou o cronograma de ações

"A Serraria Souza Pinto é o único dos nossos prédios históricos do momento da construção da capital que é utilizado como equipamento para eventos públicos e, portanto, ela tem um peso simbólico para a cidade muito grande", afirmou Mateus Simões. Ele destacou que a reabertura representa a recuperação de um espaço importante e o início da requalificação do entorno, pela presença das pessoas.

Fotos:Cristiano Machado

O governador em exercício mencionou que a reabertura do espaço, que já foi palco de shows, feiras e carnaval, deve impactar positivamente o centro da cidade. "Tenho certeza que no próximo ano nós vamos estar podendo usufruir de novos eventos aqui", disse. Segundo ele, a agenda de eventos está aberta com a possibilidade de ter programações já no final do primeiro trimestre de 2026.

Braztoa fortalece o turismo no Festuris

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) marca presença no Festuris, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que acontece de 6 a 9 de novembro, em Gramado. Neste ano, a associação fortalece e amplia sua parceria com o evento, reforçando sua contribuição para o debate sobre os rumos do setor. Em 2025, a associação não apenas renova a curadoria e execução do palco ESG, localizado na área Green Experience, como também assume a co-curadoria dos podcasts oficiais do evento e realiza, em parceria com a GKS Inteligência Territorial, uma pesquisa inédita alinhada ao tema central “Reimaginando o Amanhã”.

O Semeando Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável no Turismo (SEEDS) será novamente responsável pelo palco ESG, que se consolida como espaço essencial de reflexão sobre turismo regenerativo, valorização das comunidades locais, preservação dos recursos naturais e culturais, inovação, sustentabilidade e enfrentamento das mudanças climáticas e sociais. O conteúdo trará cases práticos e experiências reais, oferecendo ferramentas concretas para repensar o turismo de forma mais consciente e transformadora.

Como novidade, a parceria inclui a co-curadoria dos podcasts oficiais do Festuris, que apresentarão dados, pesquisas e análises sobre o presente e o futuro do turismo. O objetivo é oferecer ao trade informações estratégicas para antecipar tendências, identificar oportunidades e preparar o setor para novos desafios, reforçando o papel da Braztoa como referência em sustentabilidade e inteligência de mercado.

“Acreditamos que o futuro do turismo depende de nossa capacidade de agir hoje, com responsabilidade e inovação. A parceria com o Festuris e a condução do SEEDS são caminhos para inspirar o setor a construir um turismo mais sustentável, resiliente e conectado com as necessidades atuais e do futuro. A Braztoa reforça seu compromisso em promover a sustentabilidade e a inteligência estratégica no turismo, unindo dados, conhecimento e parcerias que potencializam o desenvolvimento do setor", comenta Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa. “Acreditamos que só construímos o futuro do turismo de forma sólida por meio da colaboração entre entidades que compartilham propósito e visão. A renovação da parceria com o Festuris fortalece essa construção coletiva, ampliando o alcance de temas essenciais para o desenvolvimento sustentável do setor", finaliza.

“O turismo precisa ser mais que um destino, precisa se tornar um caminho de transformação, consciência e propósito. A parceria entre a Braztoa e o Festuris prova que sustentabilidade e inovação caminham juntas. A curadoria do palco ESG e a coassinatura dos podcasts são oportunidades únicas de ampliar vozes, compartilhar soluções e fortalecer o compromisso com um turismo mais humano, regenerativo e inteligente. Estamos reimaginando o amanhã com coragem e responsabilidade porque acreditamos que viajar pode, sim, transformar o mundo. E a Braztoa, junto ao Festuris, está ajudando a escrever esse novo capítulo com visão, parceria e ação”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

A parceria reafirma o papel da Braztoa como líder na promoção da sustentabilidade e do uso de dados e inteligência estratégica aplicados ao turismo. Com iniciativas que unem conhecimento, integração e inovação, a associação impulsiona o desenvolvimento do setor e contribui para um turismo mais resiliente, equilibrado e alinhado às demandas sociais, ambientais e econômicas.

A BRAZTOA reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais. Em 2024, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 22,09 bilhões e embarcaram 9,81 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade vanguardista e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados, também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais, outras entidades do setor, imprensa e mercado, além de estar comprometida com o fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Ao longo de quase quatro décadas de existência, tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente sua missão de inovar e antecipar as demandas de mercado, se consolidando como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo no Brasil.


Em 2024, passou a ser uma entidade carbono neutro, comprometendo-se a mensurar todas as suas atividades e operações, empenhando-se na redução das emissões sempre que possível e compensando aquelas que não podem ser eliminadas. Essa conquista consolida sua posição de liderança em práticas sustentáveis no setor de turismo.

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63  informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br