quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Programa Palmas Solar garante destaque de Palmas em congresso internacional em Barcelona, na Espanha

Juliana Matos

Fotos: Divulgação

Para se tornar a primeira cidade brasileira com 100% de seus prédios públicos atendidos por energia solar fotovoltaica, Palmas tem empregado grandes esforços para estimulação do segmento de modo a incentivar, como consequência, a adesão do consumidor doméstico e empresarial a essa tecnologia de aproveitamento de energia solar.

O reflexo de todo esse esforço foi apresentado nesta quarta-feira, 20, no Smart City Expo World Congress, pela prefeita Cinthia Ribeiro em Barcelona, Espanha. O congresso se transformou em uma vitrine de compartilhamento de iniciativas exitosas de inovação e empoderamento de cidades ao redor do mundo.


 Durante sua apresentação, a prefeita Cinthia destacou a legislação adotada na Capital do Tocantins e seus mecanismos de incentivo à adesão da iniciativa privada ao programa que garantiram um salto de 12 para 786 sistemas fotovoltaicos instalados em Palmas entre 2015 e 2019, considerando dados parciais até novembro ano corrente. Um crescimento de mais de 6.000%.

Investimento e retorno

Considerando o projeto do Parque Solar, a prefeita Cinthia frisou a validade do investimento total de R$ 50 milhões para garantir a autossuficiência ao Poder Público Municipal em relação ao consumo de energia elétrica. 

Além do fortalecimento de práticas sustentáveis dentro do Município e da estimulação deste nicho de mercado, o programa foi citado como ferramenta de conversão de investimento em educação, saúde, infraestrutura, projetos sociais através da economia gerada pela construção do Parque Solar Municipal.

“Estamos aqui graças a um convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) prospectando Palmas para o mundo. Os eventos aqui estão sendo excelentes e esta é uma oportunidade muito grande para mostrarmos os resultados nos nossos esforços e da visão que estamos fomentando para nossa cidade, que tem todas as condições para se tornar referência como cidade sustentável e eficiente para o mundo”, destacou a prefeita, que também é vice-presidente de Relações Institucionais da FNP. (Fonte: Ascom Palmas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário