quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Com o Laptop na bagagem - diário sobre viagem de negócios e conferências


Por Divaldo Rezende


Acompanho o sucesso do Blog do meu amigo jornalista Luiz Pires www.melhorviagemlp.com. Na semana passada conversamos muito e ele me propôs um desafio, sem compromisso: o de escrever uma coluna sobre as experiências  das viagens de negócios e conferências .

As pessoas que me conhecem sabem que viajo muito a procura de financiadores para projetos viáveis no Tocantins e em várias partes do mundo e também falando sobre a minha área de conhecimento que é a mudança climática, finanças sustentáveis e os Green Bonds, ou seja a dívida verde e, claro, as questões do meio ambiente.


O setor de turismo e viagens contribuiu com 8,8 bilhões de dólares para a economia global no ano e empregava 319 milhões de pessoas, indica um estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC), sendo que o turismo de negócios representa 27% deste valor apresentado em 2018.

O WTTC, fórum mundial da indústria de viagens e turismo, reforça que, pelo oitavo ano consecutivo, o setor cresceu a um ritmo superior ao do PIB mundial. A riqueza gerada pelo turismo e viagens aumentou 3,9% em 2018, enquanto a economia mundial cresceu a um ritmo de 3,2%. O relatório aponta que o setor gerou 10,4% de toda a atividade económica mundial e contribuiu com 319 milhões de empregos, o que representa um em cada 10 postos de trabalho no mundo.

Considerando os números acima e o grande desafio do setor de turismo de negócios para o tocantins e o mundo, aceitei o desafio e começo agora a compartilhar sobre as minhas experiências  de viagem de negócios e os temas discutidos durante a viagem. Esperto que a leitura seja agradável e qualquer sugestão e comentários são sempre bem vindos.

Nos vemos brevemente

Divaldo Rezende, PhD

Nenhum comentário:

Postar um comentário