segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Ravioli de Brie com Jabuticaba é o premiado no I Circuito Gastronômico da Jabuticaba

Malena mota

Regiane Rocha 

Não faltou criatividade aos participantes do I Circuito Gastronômico da Jabuticaba na elaboração dos pratos e bebidas que deu a merecida importância à fruta. Assim como os jurados técnicos puderam se deliciar com os diversos pratos apresentados, quem foi ao evento, que começou na sexta, 15, e encerrou no sábado, 16, na Praça das Crianças, em Taquaruçu, pôde degustar os a variedade de quitutes oferecidos.



Regiane Rocha 

Os pratos vencedores fizeram um menu completo, com prato principal em primeiro lugar - um ‘Ravioli de Brie com Jabuticaba’, seguido da sobremesa, que foi o brigadeiro de jabuticaba. E para finalizar, o aperitivo, um delicioso licor de Jabuticaba feito com Gin. Ninguém pôde reclamar da criatividade dos competidores, um evento pequeno na amplitude, mas enorme para os moradores que puderam demonstrar suas habilidades gastronômicas.

Regiane Rocha 

O evento teve como objetivo valorizar e eleger o melhor prato à base da fruta Jabuticaba, sendo que os pratos e bebidas foram apresentados na sexta, 15, aos jurados técnicos, e no último sábado, 16, foram conhecidos os vencedores do concurso gastronômico. Os jurados técnicos avaliaram quatro quesitos - apresentação, sabor, criatividade e textura. Além do título, os três primeiros lugares receberam troféus comemorativos.

Segundo uma das organizadoras, Luciene da Silva Miranda, o concurso vem para valorizar a versatilidade do que a Jabuticaba pode proporcionar, desde vinhos, licores, geleias, compotas, sucos, tortas, até molhos para carnes, entre outros.“O Circuito Gastronômico de Jabuticaba foi surpreendente e superou todas as minhas expectativas, como uma das organizadoras dessa ideia nem imaginava tamanha repercussão, ver o envolvimento de toda a comunidade foi o mais importante, ver o interesse das crianças que também estiveram presentes em todas as atividades durante o evento tanto nas oficinas, desde sabonetes de jabuticaba, como no plantio das mudas, foi prazeroso”, disse satisfeita a organizadora.

Ela complementa ainda que, mesmo nesta segunda-feira, 18, o circuito estava tendo efeito, que é o que ela esperava, ou seja, a comunidade envolvida. “Hoje mesmo eu vi uma cena inusitada, uma criança molhando o pé que plantou durante o evento. Então isso para mim é muito gratificante, saber que deixamos um legado”, disse Luciene emocionada com o resultado da iniciativa.

“Aqui em Taquaruçu muitos nem conheciam a jabuticaba. Com a programação recheada de atividades puderam conhecer melhor agora, além da culinária com diversos pratos à base da fruta. E, tendo o incentivo de um concurso, percebemos que a comunidade quis saber mais sobre a Jabuticaba”, disse a organizadora.

Divulgação

Para a ganhadora do primeiro lugar do concurso, Erlandia Gomes, o evento foi um desafio e uma grande oportunidade. “No meu prato pude ousar, usando doce e salgado, picante e afrodisíaco, o que tenho a dizer é gratidão por tudo”, agradeceu a vencedora.

Para o participante Edson Cabral, que levou o terceiro lugar, foi uma felicidade fazer parte do evento, que segundo ele é inovador.  "Foi uma excelente oportunidade para apresentar nosso licor artesanal, feito com gin e outro com álcool de cereais. O licor é produzido em nosso Espaço no distrito e feito com muito amor e carinho”.

Cabral ressalta que há 25 anos planta alguns pés de jabuticabas para consumo próprio e arborização e paisagismo no que ele chama de ‘nosso cantinho’. “Há dois anos começamos a produzir os licores e distribuir para alguns amigos e parentes. Criamos uma logomarca e o circuito foi essencial para estratégia de lançamento do produto. Ser premiado foi uma grata surpresa e um estímulo para continuar nosso projeto de produção de licores artesanais”, disse Cabral.

De acordo com o consultor do Sebrae Tocantins, Maicon Dimbarre, o evento surgiu quando os empreendedores estavam fazendo o curso de eventos, promovido pelo projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu. Segundo ele, foi aplicada a metodologia Urban hacking: ocupação dos espaços públicos para a geração de negócio.

Para o gerente de estruturação turística da Agtur, Willian Brito, este foi um evento proposto pela comunidade, dentro do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu. “Estamos felizes em ver que a comunidade entendeu o projeto, e tem aproveitado todo o suporte que a Prefeitura e Sebrae tem dado. “O evento teve apoio da Prefeitura, mas quem organizou e idealizou foram os empreendedores atendidos pelo projeto. O evento era para ser pequeno, mas já nasceu grande e isso é um orgulho para todos nós”.

O Festival conta com o apoio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedem), Sebrae Tocantins e Projetos de Estruturação Turística de Taquaruçu. Segundo as organizadoras o objetivo principal é a aproximação da comunidade, turistas e empreendimentos locais por meio do resgate da história e cultura, buscando provocar emoções que se transformam em momento memoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário