sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Salão de Turismo dos Campos Gerais valoriza diversidade cultural da região

Heranças culturais transformam os Campos Gerais do Paraná em destino turístico único


Parque Histórico de Carambeí. Divulgação 

A Região dos Campos Gerais é um destino que encanta pelas belezas naturais e pela riqueza de seu patrimônio cultural. De origem marcada pela presença indígena, tropeira e de imigrantes europeus, como holandeses, poloneses, alemães e ucranianos, a região preserva e celebra suas raízes em eventos, museus, centros culturais e patrimônios tombados, que encantam visitantes e moradores.

Segundo Felipe Lomba, mediador no Setor Educativo e Cultural do Museu Parque Histórico de Carambeí e mestrando em História, a experiência imigrante no Paraná impacta a cultura local de diversas formas, como na gastronomia, arquitetura, além de influenciar nas festividades. “Dando como exemplo, a imigração polonesa, que só no Paraná possui aproximadamente 1 milhão e 200 mil descendentes, acaba definindo o estado turisticamente justamente pela diversidade cultural que o compõe”.

Felipe ressalta que a imigração ainda influencia na criação de eventos culturais como a Münchenfest e de espaços museais como o Museu Parque Histórico de Carambeí e o Memorial da Colônia Cecília.

Outro exemplo, é o Centro Cultural Castrolanda, que fica na cidade de Castro e mantém viva a memória dos colonizadores holandeses, com exposições, arquitetura típica e festas tradicionais. Em Palmeira, casarões históricos e igrejas centenárias compõem um cenário que remete ao Brasil do século XIX.

Com isso, muitas dessas tradições misturam-se com o cotidiano dos descendentes desses imigrantes. “A própria arquitetura de muitas casas da região reflete a presença imigrante no estado, com residências marcadas por projetos arquitetônicos de origem germânica ou até mesmo a presença de lambrequins de origem polonesa”, enfatiza o mestrando.

Culturalmente, há grupos folclóricos que preservam as origens e as tradições, como o Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda, marcados por apresentações teatrais com dança e música, ou até mesmo a Associação Germânica dos Campos Gerais, conhecidos pela realização do Erntedankfest, ou Festa da Colheita.

Para historiadores, a região dos Campos Gerais é um cenário interessante para pesquisa e espaço que permite enxergar um processo histórico de formação do estado, sendo reconhecido pela ampla diversidade cultural por seu encontro de culturas e modos de viver. “A presença imigrante é importante para a formação histórica da região, mas ela não pode apagar nem invalidar a existência, presença e influência de outros grupos que são tantas vezes marginalizados e subestimados”, finaliza Felipe.

E é por esse motivo, que neste ano, o tema do 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais faz uma homenagem à cultura regional. “Não tem como estar nos Campos Gerais e não se surpreender pela história de formação, por isso cultura que encanta, experiência que conectam”, enfatiza a organizadora do evento, Karen Kobilarz.

No evento, marcado para abrir ao público nos dias 29 e 30 no centro de convenções do Bourbon Hotel em Ponta Grossa, os visitantes poderão mergulhar na cultura regional através da gastronomia, apresentações culturais e até souvenirs turísticos.

“Vai ser uma verdadeira celebração do que temos de melhor nos Campos Gerais”, finaliza Karen.

O 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, tem realização da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur) e conta com parceria do Visite Ponta Grossa e Sebrae/PR.

Tem patrocínio do Shopping Palladium Ponta Grossa por meio da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Nº 12.066/14) e ainda conta com apoio da Abrasel Campos Gerais, RPC, Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Secretaria de Turismo dos Paraná.

Mais informações no site www.salaodeturismocamposgerais.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário