quinta-feira, 1 de maio de 2025

Serras Gerais vive alta temporada durante feriadões e se prepara para o Dia do Trabalhador com forte procura

O movimento turístico na Região das Serras Gerais durante o feriado da Semana Santa surpreendeu empresários e gestores municipais

Foto: Ascom/Setur Tocantins

Cada vez mais, os tocantinenses estão redescobrindo as riquezas do próprio estado. O crescimento do turismo nas Serras Gerais se reflete também em outras regiões turísticas do Tocantins, impulsionado principalmente pelo turismo de proximidade, que vêm movimentando a economia e revelando novos destinos aos próprios tocantinenses e visitantes de estados vizinhos.

Em Aurora do Tocantins, por exemplo, onde ficam atrativos como o Rio Azuis, o “Escorrega do Betinho” e a Praia do Puçá, além de diversas pousadas ecológicas, o fluxo de visitantes chegou a exigir o controle de acesso em alguns momentos, respeitando a capacidade de carga e garantindo a preservação ambiental durante o feriadão da Semana Santa.

Em Lavandeira, conhecida pelos belos banhos de cachoeiras e córregos, a situação não foi diferente: pousadas e restaurantes lotaram com turistas da própria região e de cidades próximas de outros estados.


Pousada Pé de Deus

Segundo os proprietários da pousada Pé de Deus, localizada a apenas 12 km da sede de Aurora, José Tavares Filho (Zuzinha) e Mara Regina Rezende, o feriado superou todas as expectativas. “Todas as pousadas e casas de hospedagem lotaram. Em nossa pousada, com estrutura de bar, restaurante e banho, também ficamos com toda a capacidade ocupada. Para o feriado do Dia do Trabalhador, já estamos com todos os apartamentos reservados. Esperamos um bom número de turistas nesses dias”, afirmou Zuzinha.

O prefeito Edson Neiva acredita que o turismo pode alavancar a economia local. Segundo ele, cada gestão contribuiu, em seu tempo, para que Aurora hoje tenha protagonismo no setor. “Estamos trabalhando para estruturar cada vez mais o segmento. Nosso município tem atrativos para turistas que buscam tranquilidade, contato com a natureza e segurança”, destaca.

“Nunca vi tanta gente em Aurora como no feriado da Semana Santa. Acredito que esse movimento se repita no feriado do Dia do Trabalhador, que será prolongado. A informação que temos é que todas as pousadas já estão lotadas. Estamos atentos à infraestrutura urbana e à conservação das estradas de acesso aos atrativos. Para isso, contamos com apoio dos parlamentares e do Governo do Estado”, completa Edson.

O prefeito também considera fundamental a qualificação do trade turístico. Ele cita parcerias com o Sebrae Tocantins e a assistência contínua na área da saúde, com plantão médico 24h à disposição da população e dos visitantes.

Edson também lembra que o boom de visitas, especialmente ao Rio Azuis, considerado o terceiro menor rio do mundo, ganhou força após reportagem exibida no programa Mais Você, da Rede Globo. “Tivemos turistas que se hospedaram em Barreiras (BA), por falta de vaga na região. Acreditamos que essa lotação máxima se repita no próximo feriado”, afirma.

Turismo de proximidade

O turismo de proximidade se caracteriza por viagens curtas, de ida e volta no mesmo dia ou durante o fim de semana, permitindo ao turista conhecer lugares próximos de casa. No Tocantins, as boas condições das rodovias facilitam o deslocamento, tornando as viagens mais sustentáveis, inclusive no que diz respeito à emissão de gases poluentes.

Esse modelo de turismo permite visitar cidades históricas ou atrativos naturais por um custo mais acessível, com maior flexibilidade de horários e planejamento, além de proporcionar o prazer de redescobrir lugares encantadores bem perto de casa.

Governo investe na valorização das regiões turísticas

O secretário do Turismo, Hercy Filho, destaca que o Governo do Tocantins tem apostado na interiorização do turismo por meio de ações estratégicas. “Com o projeto Turismo na Estrada, temos percorrido várias regiões do estado, identificando necessidades e promovendo ações de fortalecimento da atividade. As Serras Gerais, por exemplo, são um verdadeiro paraíso a ser descoberto pelos tocantinenses. Estamos empenhados em estruturar esses destinos, gerar emprego e renda, e garantir que o turismo seja uma ferramenta real de desenvolvimento para os municípios”, completou.

O secretário também ressaltou o apoio do governador Wanderlei Barbosa, que tem sido um entusiasta do setor. “O governador entende o potencial do turismo como motor econômico e tem dado total suporte para que o Tocantins se consolide como um destino nacional de natureza e experiências únicas”, finalizou Hercy Filho.

 

Agenda técnica do projeto Turismo na Estrada termina com aprendizados e aprovação dos participantes

Ação do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Turismo, foi levada ao sudeste do estado nesta semana

Treinamento em Paranã encerrou com aprovação total dos participantes. Foto: Ascom Setur/Governo do Tocantins

Ter um belo atrativo natural não garante o sucesso de um destino turístico. Esta foi uma das mensagens enfatizadas pelos técnicos da Secretaria de Turismo do Tocantins durante os dois dias de treinamento da Caravana do Turismo em Paranã. A programação técnica do evento começou na terça-feira e chegou ao fim nesta quarta-feira, 30 de abril, reunindo representantes de 11 municípios das Serras Gerais.

"Tivemos uma excelente edição do projeto, com ampla participação de gestores e técnicos das prefeituras engajados no propósito de transformar o turismo no Tocantins", comemora o secretário de Turismo Hercy Filho.

Duas importantes ferramentas do setor foram abordadas no segundo dia: a Plataforma Integrada de Turismo (PIT) e o Mapa do Turismo. A Plataforma PIT é uma importante ferramenta de divulgação de atrativos e serviços dos municípios, dos seus equipamentos turísticos e da oferta de serviços, que deve ser preenchida pelos próprios empresários e prefeituras.

"Quanto mais detalhado, com fotos, localização, informações, melhor", explicou a técnica Tânia Márcia, lembrando que a Setur fornece um Manual Básico de Preenchimento da Plataforma PIT, além das possibilidades de treinamento on-line e atendimento individual.

Outro desafio para os gestores públicos municipais é o cumprimento de todos os critérios para o ingresso no Mapa do Turismo do Brasil, para que o município possa ser beneficiado pelos programas federais do Ministério do Turismo.

As exigências da Portaria MTur nº 41, de 24 de novembro de 2021, incluem a atuação regular de um órgão de Turismo municipal e do Conselho Municipal de Turismo, a adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, possuir inventário turístico, entre outros.

"Acompanhamos a dificuldade dos municípios para mobilizar a iniciativa privada a participar dos conselhos municipais e fóruns regionais, e precisamos de estratégias para atrair essas pessoas", ressalta a superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, Kleiryanne Aguiar. Segundo ela, o engajamento passa pela elaboração de pautas de interesse e o cumprimento das propostas que visam os projetos de fomento ao desenvolvimento do turismo nos municípios.

A técnica Graziela Cortez também aproveitou para responder dúvidas sobre os fóruns regionais e conselhos municipais, tema apresentado no primeiro dia.

"Precisamos entender que nós somos uma região turística, tivemos grande evolução, mas temos que nos fortalecer", disse o secretário de Turismo e Cultura de Paranã, Sammuel Oliveira, em nome do Fórum Regional de Turismo.

Proximidade

O secretário de Turismo de Rio da Conceição, Romário Cerqueira, está otimista quanto ao ingresso de municípios das Serras Gerais em 2026 no Mapa do Turismo, em função da maior proximidade da Setur. "Vocês são uma extensão nossa, precisamos dessa aproximação, desse diálogo", comemorou.

"O Turismo na Estrada foi elaborado para conhecermos de perto a realidade dos municípios, levando nossos serviços ao conhecimento de todos", completou Kleiryanne Aguiar.

Temporada de Praia

Último tema abordado pelo gerente de Produtos Turísticos da Setur, Eduardo Vale apresentou o diagnóstico da Temporada de Praia 2024, mostrando como o correto direcionamento de verbas pode impactar de forma positiva e como os negativos podem atrapalhar a atração de turistas. Ele também ressaltou a importância de inserir a cultura local na programação das praias, como shows com artistas regionais e montagem de barracas para venda de artesanato.

"Vale a pena acreditar no turismo e nós estamos aqui para contribuir com o desenvolvimento de cada município", afirmou Eduardo Vale.

Ascom Setur/Governo do Tocantins

 

Deputados aprovam lei que amplia Região Metropolitana de Palmas

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou na terça-feira, 29, a Lei Complementar nº 01/2025, de autoria do Governo do Estado, que altera a LC nº 90/2013 e amplia a composição da Região Metropolitana de Palmas (RMP). Com a nova legislação, a RMP foi ampliada de 17 para 21 municípios.

Foto: Sílvio Santos/Dicom Aleto

A proposta do Governo incluí os municípios de Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins. Com o debate da matéria nas Comissões, os parlamentares aprovaram a inclusão no RMP de Rio dos Bois, proposto pela deputada professora Janad Valcari (PL) e Nova Rosalândia, proposto pelo deputado Eduardo Mantoan (PSDB).

Além de Palmas e desses cinco novos municípios, fazem parte da Região Metropolitana os municípios: Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Lajeado, Lagoa do Tocantins, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Novo Acordo, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pugmil, Santa Tereza do Tocantins, Silvanópolis e Tocantínia.

A nova lei tem como objetivo promover a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, especialmente aquelas cujos impactos sociais, econômicos e políticos envolvem toda a área metropolitana da capital.

Entre os principais itens da legislação, destacam-se: Planejamento regional integrado, voltado ao desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida; Cooperação entre os três níveis de governo, visando à otimização dos recursos públicos; Uso ordenado do solo, respeitando critérios de sustentabilidade e proteção ambiental.

Na lei consta também o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Palmas, órgão colegiado com poderes normativo e de gestão financeira sobre os recursos do Fundo Metropolitano de Desenvolvimento. O Conselho é responsável por normatizar convênios e parcerias entre os entes federados, além de atuar na melhoria da mobilidade urbana, com foco na ampliação e qualificação das infraestruturas públicas.