segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Teresina, bela, aconchegante e com uma gastronomia de dar água na boca

Estive em Teresina, Capital do Piauí, para participar do lançamento da Diretoria Executiva da reativada Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Estado, a Abrajet-PI. Guiados por colegas abrajetianos conheci pontos turísticos importantes, experimentei da especial gastronomia piauiense e vivi momentos inesquecíveis.

Por do sol no encontro dos Rios Poty e Parnaíba. Foto: melhorviagemlp.com

Com os colegas da Abrajet-PI

Nossa passagem por Teresina foi rápida, mas conseguimos visitar em um dia e meio o Museu do Piauí, Central de Artesanato Mestre Dezinho, Encontro dos Rios, Parque da Cidade e a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, que é decorada por obras de arte em madeira, além de apreciarmos a boa gastronomia da capital do Piauí e um revigorante day use em uma bela praia do rio Parnaíba.

Museu do Piauí


Foto: Suzane Jales

É um atrativo imprescindível, vale a pena visitar, apesar do calor imenso, pois, no dia de nossa visita, o ar condicionado central não estava funcionando. Muita coisa interessante de se ver e conhecer sobre a história e a cultura do estado, desde os povos originários, o período colonial até chegarmos aos tempos modernos.

Central de Artesanato Mestre Dezinho

Foto: melhorviagemlp

O Piauí é reconhecido pelo seu artesanato em madeira, cerâmica e tecelagem. Você encontra uma boa amostra de tudo isso, inclusive das pedras preciosas produzidas no estado, na Central de Artesanato Mestre Dezinho. Impressionante a criatividade e o manuseio da madeira pelos artesãos piauienses.

Encontro dos Rios

Foto: melhorviagemlp.com

O encontro dos rios Poty e Parnaíba demonstra bem a grandiosidade da natureza. Emocionante presenciar o por do sol no encontro dos rios a partir do mirante do restaurante Pesqueirinho, um dos mais antigos de Teresina.

Parque da cidade

Foto: Ascom/Semam Teresina. Divulgação

O Parque Cidade, onde fica um imóvel da Rede Ferroviária que servia Teresina, é ponto de encontro das famílias e recuperou para uso comum uma área que estava desassistida, em ponto bem localizado da cidade. Bom para passeio com a família e caminhada leve.

Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes

Foto: Helder Borges

Fundada no dia 8 de setembro de 1960, a paróquia Nossa Senhora de Lourdes fica localizada no bairro Vermelha.  A paróquia surgiu da necessidade de uma assistência religiosa mais intensa na região Sul de Teresina onde o então arcebispo de Teresina, Dom Avelar Brandão Vilela, escolheu a capela da Vermelha como sede, que, com o passar do tempo se tornou Matriz e teve como seu primeiro pároco o padre Francisco das Chagas Carvalho. A igreja é toda adornada com arte em madeira, uma marca do bairro, que reúne muitos ateliês de artesanato. 

Gastronomia

A passagem por Teresina foi rápida, mas deu tempo de degustarmos da boa gastronomia piauiense. No primeiro dia, o almoço foi no Restaurante São João, onde é servida a melhor carne de sol da cidade. À noite, após a reunião de trabalho – lançamento da Abrajet Piauí, no Sesc Cajuína – esticamos até ao Restaurante Boteco Original. O restaurante serve porções originais, tudo de primeira, com gosto de quero mais.

Fotos: melhorviagemlp.com

Praia do Rio Parnaíba

Recompondo as energias

No segundo dia esticamos até a zona rural de Teresina, mais precisamente à fazenda Santo Antônio, onde está o BRB Bar e Restaurante, de propriedade do sempre atencioso Rogério Barros. Lá almoçamos a tradicional galinha caipira a cabidela (deliciosa) e restauramos as energias nas águas do rio Parnaíba.

Para fechar a visita, antes do retorno a Palmas, jantamos no Restaurante Fagulhas, especializado em carne de porco. Costelinha defumada, pancetta crocante e croquete de carne de porco, acompanhados de baião de dois, vinagrete e molhos especiais de deixar saudade.

Mas isso é bom, porque aí a gente volta.

Obrigado, colegas abrajetianos.

Aguardamos vocês em Palmas também!

Curiosidade

Teresina é a única capital brasileira da região nordeste que não se localiza no litoral, distando 343 km do Oceano Atlântico. Sua população, conforme o Censo Demográfico de 2022, é de 866.300 habitantes. É a cidade mais populosa do Piauí.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário