segunda-feira, 15 de março de 2021

Presidente da Adetuc vê ordenamento como chave para o fortalecimento do Jalapão

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, visita região Encantos do Jalapão e reforça parceria da entidade com gestores, empresas e entidades turísticas. 

Fotos: Henrique Lopes / Governo do Tocantins


Jairo Mariano ouve demandas de empresários locais.

O ordenamento das atividades do Jalapão, o fortalecimento do turismo local, o apoio às comunidades quilombolas e a retomada dos planejamentos e ações para o desenvolvimento do Turismo da Região, foram algumas das pautas tratadas pelo presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Soares Mariano, durante visita ao Jalapão, ocorrida entre os dias 09 e 11 de março.

“Parcerias devem ser fortalecidas”, afirma presidente da Adetuc durante visita a Mateiros.

Com uma equipe reduzida e seguindo os protocolos de controle e combate ao Covid-19, Jairo Mariano, acompanhado da superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares, visitou as principais cidades incluídas no roteiro do Jalapão, conversou com gestores de Ponte Alta, Mateiros e São Félix do Tocantins sobre a execução do Plano de Ações para a região e ouviu as demandas dos gestores, que priorizaram ações nas áreas de infraestrutura e incentivo a integração dos roteiros turísticos entre as regiões do Encanto do Jalapão e Serras Gerais.

Durante as reuniões com os prefeitos, Jairo Mariano frisou a importância da parceria do Governo do Estado, por meio da Adetuc, para o impulsionamento do turismo, principalmente voltada às áreas de turismo de aventura, turismo de base comunitária e ecoturismo. “Viemos para somar forças com os municípios”, frisou o presidente.

Percorrendo os principais pontos escolhidos pelos visitantes na região turística mais conhecida do Tocantins, o presidente ouviu as demandas dos empresários, artesãos e demais entidades que atuam na região Encantos do Jalapão, entre elas a Associação Jalapoeira de Condutores Ambientais (Ajaca) e Associação Capim Dourado do Povoado de Mumbuca.

De acordo com Jairo Mariano, o fortalecimento do turismo na região, que tem sido prejudicado pela pandemia do Covid-19, é uma das prioridades do Governador Mauro Carlesse. “Visitar o Jalapão, saber quais são as suas principais necessidades é o primeiro passo para implantarmos políticas públicas de incentivo ao turismo que vão realmente atender a região. Além de ampliar as ações do plano estratégico para o desenvolvimento da região, queremos que, por meio do turismo, o dia a dia dos tocantinenses que vivem nessa região sejam transformado”, declara Jairo Mariano.

O presidente também ressaltou a relevância do ordenamento turístico para a otimização das atividades na região. Entre eles está a sinalização turística, controle de capacidade dos atrativos, integração com outras regiões turísticas e formação das empresas e agentes de desenvolvimento do turismo no Jalapão. 

Otimismo

A visita do presidente da Adetuc Jairo Mariano foi vista com otimismo pelos gestores das cidades visitadas, entre eles o prefeito de Ponte Alta, Kleber do Sacolão, que parabenizou o Governo do Estado e a Adetuc pela abertura dada aos municípios. “Que de fato a Adetuc possa estar mais presente nos municípios, pois a gente precisa dessa parceria. Espero que esta seja a primeira de várias reuniões, a gente precisa de todo o envolvimento e integração entre Estado e Município”, frisou.

Já os gestores de Mateiros e São Félix do Tocantins também afirmaram que o fortalecimento da parceria com a Adetuc viabilizará diversos benefícios para a região. “É muito bom saber que o Governo do Estado tem trabalhado para fortalecer o turismo na nossa região e atender às nossas demandas, pois isso trará melhoria para toda a população”, afirmou o prefeito de Mateiros Pastor João.

 “Temos diversas necessidades que foram ouvidas e serão levadas ao governador, desta forma, sabemos que o principal trabalho, que é o de mobilizar para que sejamos ouvidos, já foi feito. Hoje Jalapão traz muita visibilidade ao turismo estadual e isso irá se fortalecer com a presença Adetuc”, completou Carlão, prefeito de São Félix. 

Adetuc em Ação

Entre as ações de ordenamento turístico em execução pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) está o Projeto Turismo de Base Comunitária (TBC), que visa valorização da gastronomia por meio de oficinas de Gastronomia ministrada pela ex quebradeira de coco e chefe de cozinha premiada nacionalmente Ruth Almeida em comunidades quilombolas e restaurantes da região “Encantos do Jalapão”.

A ação tem o objetivo impulsionar a gastronomia regional, por meio da elaboração de pratos com insumos locais, além de integrar ao conhecimento dos empresários locais noções de manipulação de alimentos, segurança alimentar, apresentação dos pratos e elaboração de ficha técnica.

Fonte: Adetuc Tocantins

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário