segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Wanderlei Barbosa abre Jogos Escolares Indígenas do Tocantins. Melhores atletas são premiados

Abertura do Jeits ocorreu na Praia da Graciosa, em Palmas, no sábado, 30, reunindo mais de 700 estudantes indígenas de sete etnias do Estado. Competição encerra nesta segunda-feira, 2, com decisão do futebol Society no Clube da Caixa, a partir das 8h

Governador Wanderlei Barbosa abre oficialmente os Jeits no sábado, 30. Esequias Araujo/Governo do Tocantins 

O evento faz parte das comemorações dos 35 anos do Tocantins e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa.

Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), os Jogos Escolares Indígenas reúnem mais de 700 estudantes-atletas indígenas entre 12 e 17 anos, de 35 escolas, representando sete povos originários do Tocantins: Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Xerente.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de fortalecer a identidade cultural indígena, fomentar o intercâmbio entre os povos originários do Tocantins e estimular a socialização, enquanto incentiva a prática esportiva comum entre essas comunidades únicas. “Esse momento é único, de junção de várias etnias, de intercâmbio entre os nossos povos, enriquecendo o nosso Estado, a nossa gente. Nós temos uma dívida histórica com os povos originários e nosso Governo vai valorizar ainda mais a nossa gente. Desejo um bom jogo para todos os atletas que estão comprometidos com o esporte, com sua comunidade, com o nosso Tocantins, declarando assim aberta a segunda edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins”, declarou o governador Wanderlei Barbosa.

A abertura oficial da competição contou com apresentações culturais indígena; desfiles das sete delegações; apresentações de modalidades esportivas e corrida com a tocha olímpica.

Jeits

Os Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits) seguem até esta segunda-feira, 2, com 11 modalidades diferentes, incluindo arco e flecha, arremesso de lança, luta corporal, corrida de 100 metros rasos, corrida de resistência de 2 e 3 mil metros, corrida com varinha 4x100 metros, corrida com tora, cabo de guerra, natação e futebol society.

Os jogos de futebol society serão realizados na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; Escola do Flamengo e Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF).

Melhores atletas indígenas em dez modalidades são premiados em cerimônia do II Jeits 

Após disputas acirradas no sábado, no domingo, 1⁰ de outubro, ocorreram as semifinais, as finais e as premiações em 10 modalidades: natação, corrida de resistência, corrida 100m, arco e flecha, luta corporal, corrida de tora, corrida de varinha, arremesso de lança e cabo de guerra. 

Campeões estreantes

Na primeira vez que veio à Capital, o estudante-atleta Kahomana Wehaju Javaé, da Escola Indígena Ijawala, de Sandolândia, foi o vencedor da prova arco e flecha.

Da Escola Estadual Indígena Tekator, de Tocantinópolis, Ana Cristina Dias Fernandes, 15 anos, é da equipe campeã da corrida de tora e estava emocionada com a conquista.  

Socialização e integração

Para o gerente de Educação Indígena da Seduc, Ercivaldo Xerente, os Jeits estão sendo importantes para promover a socialização e a integração dos povos indígenas do Estado, contemplados pela política educacional do Governo do Tocantins. "Os jogos estão fazendo a função de compartilhar e de tornar prática a convivência entre nós. É uma experiência única da qual temos muito orgulho em participar".

O boletim, com a classificação de todos os competidores das provas encerradas neste domingo, está disponível no site da Seduc.

Fonte: Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário