Coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreira
O Servas
inaugura, neste dia 26 de junho, sexta-feira, às 18h30, no Palácio das Artes,
em Belo Horizonte, a exposição “20 Mulheres de História: A Travessia do
Cuidado”.
Sarah
Kubitschek
A mostra integra o programa comemorativo dos 75 anos
da instituição, idealizado e presidido por Christiana Renault, presidente do
Servas.
A exposição dá continuidade ao programa lançado no
dia 15 de junho, no Palácio da Liberdade, com o livro homônimo. Se o livro
organiza a dimensão histórica e editorial da iniciativa, a exposição transforma
essa memória em experiência audiovisual, documental e imersiva, aproximando o
público da trajetória do Servas e das 20 mulheres que estiveram à frente da
instituição.
Na abertura da exposição, também será lançado o
catálogo referencial do programa e será assinada a portaria conjunta entre o
Arquivo Público Mineiro, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas
Gerais e o Servas para criação do Programa Permanente de Salvaguarda da Memória
do Servas.
A iniciativa institui uma política continuada de
proteção, organização, preservação e acesso ao acervo histórico, documental e
simbólico da instituição.
Logo após a abertura da exposição, será realizado o
concerto comemorativo dos 75 anos do Servas, com a Orquestra Sinfônica de Minas
Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais e participação especial de Marcus Viana.
A apresentação integra a dimensão artística das comemorações e reforça a relação
entre memória, cultura, cuidado e celebração pública.
Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até o
dia 26 de julho. Concebida em linguagem audiovisual contemporânea, reúne vídeos
históricos, painéis digitais, projeções documentais, fotografias ampliadas,
depoimentos institucionais e linhas do tempo visuais, compondo uma experiência
imersiva que traduz a história do Servas em narrativa acessível à sociedade.
O catálogo referencial constitui uma publicação
própria dentro do programa, distinta do livro e da exposição. Enquanto o livro
sistematiza a pesquisa histórica sobre a trajetória do Servas, e a exposição
traduz essa memória em experiência audiovisual e expográfica, o catálogo
registra, organiza e referencia conteúdos, documentos e elementos conceituais
vinculados à mostra e à memória institucional.
A curadoria da exposição é de Leônidas Oliveira,
secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e a expografia é da
Greco Design.
Para a presidente do Servas, Christiana Renault, a exposição
amplia o alcance público do trabalho de preservação da memória institucional
iniciado com o livro.
Foto: Matheus
Guerra
“A exposição permite que a memória do Servas seja
vivida como experiência. Ela aproxima o público das mulheres que construíram
essa trajetória e mostra como o cuidado se tornou, ao longo de 75 anos, uma
força institucional em Minas Gerais.”
“Livro, exposição, catálogo, medalha, concerto e
salvaguarda fazem parte de um mesmo gesto: reconhecer o que foi construído,
proteger essa memória e compartilhá-la com a sociedade. Celebrar os 75 anos do
Servas é também cuidar do futuro da instituição.” — Christiana Renault
O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destaca
que a iniciativa valoriza uma dimensão essencial da história social mineira.
“Ao celebrar os 75 anos do Servas, Minas Gerais
reconhece uma trajetória construída por mulheres que transformaram o
cuidado em presença pública e compromisso institucional. Preservar essa memória
é também valorizar aquilo que o Estado tem de mais humano: a capacidade de
amparar, incluir e construir redes de solidariedade.” — Mateus Simões
O curador da exposição, Leônidas Oliveira, destaca
que a assinatura da portaria conjunta amplia o alcance institucional das
comemorações.
“As celebrações são importantes porque reconhecem
uma trajetória, mas a criação de uma política permanente de salvaguarda garante
que essa memória não volte ao vazio. Ao proteger documentos, registros e
narrativas, especialmente a história dessas mulheres, o Servas transforma
comemoração em permanência e memória em patrimônio público.” — Leônidas
Oliveira
A coordenadora do projeto, Danusa Carvalho, da
Casulo Cidadania, destaca o caráter público da iniciativa.
“Mais do que apresentar uma trajetória, a exposição
constrói uma leitura pública sobre o cuidado em Minas Gerais. É um trabalho que
parte da memória para organizar sentido, reconhecendo o papel das mulheres e
transformando essa história em experiência acessível e compartilhada com a
sociedade.”
A mostra reconhece o protagonismo das presidentes
que conduziram o Servas e contribuíram para consolidar práticas de
solidariedade, assistência, mobilização social e atenção à população mineira.
São elas: Sarah Gomes de Lemos Kubitschek (em memória), Lia Portocarrero de
Albuquerque Salgado (em memória), Francisca Tamm Bias Fortes (em memória),
Berenice Catão de Magalhães Pinto (em memória), Coracy Uchoa Pinheiro (em
memória), Marina de Freitas Pacheco (em memória), Minervina Sanches de Mendonça
(em memória), Cybele Pinto Coelho (em memória), Latife Haddad Pereira dos
Santos (em memória), Risoleta Guimarães Tolentino Neves (em memória), Édila
Aida de Andrade Couto (em memória), Maria Lucia Mendonça Cardoso, Maria Coeli
Memória Porto, Heloísa Maria Penido de Azeredo, Andrea Neves da Cunha, Célia
Pinto Coelho, Carolina de Oliveira Pimentel, Aléxia Rodrigues de Paiva Brant,
Elizabeth Jucá e Mello Jacometti e Christiana Noronha Renault de Almeida.
Exposição
“20 Mulheres de História: A Travessia do Cuidado”
Data de abertura: 26 de junho
Horário: 18h30
Aberta ao público até 26 de julho
Local: Foyer do Palácio das Artes — Avenida Afonso
Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte
Ficha técnica da exposição
Concepção e presidência do programa comemorativo dos
75 anos do Servas: Christiana Renault
Curadoria da exposição: Leônidas Oliveira
Coordenação geral: Danusa Carvalho — Casulo
Cidadania
Direção de arte, diagramação e expografia: Greco
Design
Produção: Luiza Jucá — Casulo Cidadania
Coordenação de conteúdo: Lilian Lobato
Pesquisa: Ana Amélia Arantes, Iana Coimbra e Luiza
Jucá
Texto do livro e narração do documentário: Iana
Coimbra
Revisão: Caroline Poletto Morais
Documentário: Mariana Borges — MB Produções
Audiovisuais
Direção de fotografia: Carolina Silva
Finalização: Limonada Audiovisual
Trilha sonora: Tattá Spalla
Assessoria de imprensa: Luz Comunicação - Jozane
Faleiro
Acessibilidade: Acessibiliza Comunicação
Gestão: Janaína Silva e Luciene Faria
Concerto
comemorativo dos 75 anos do Servas
Data: 26 de junho, após a abertura da exposição
Com Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral
Lírico de Minas Gerais e participação especial de Marcus Viana
O projeto é viabilizado com patrocínio da Cemig, por
meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e realizado pela
Casulo Cidadania, em parceria com o Servas, Palácio das Artes, Palácio da
Liberdade e Circuito Liberdade.
Com
investimentos em novos espaços de eventos Intercity BH Expo comemora 10 anos
Casamentos intimistas, celebrações familiares e
eventos corporativos estão impulsionando a demanda por eventos na hotelaria. A
possibilidade de reunir hospedagem, segurança, gastronomia, infraestrutura e
serviços em um único local tem atraído cada vez mais clientes em busca de praticidade,
conforto e uma experiência completa para anfitriões e convidados. De olho nesse
movimento, especialmente no crescimento de eventos como pequenas reuniões e
casamentos (mini weddings), o Intercity BH Expo, maior hotel da rede Intercity
no Brasil e terceiro maior empreendimento hoteleiro de Belo Horizonte, celebra
seus 10 anos e projeta a implantação do Centro de Convenções BH Expo, um novo
espaço multiuso voltado a eventos sociais e corporativos. Com previsão de
entrega até março de 2027, o novo projeto de expansão, que marca um novo ciclo
na trajetória do empreendimento e integra as comemorações pelos seus 10 anos,
será apresentado oficialmente ainda este mês durante um evento exclusivo para
clientes, parceiros e representantes da Rede Intercity de diversas regiões do
país.
Com investimento superior a R$ 2 milhões, o projeto
do Centro de Convenções BH Expo está em fase de aprovação junto à Prefeitura de
Belo Horizonte, Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes, com previsão de
entrega para março de 2027. A nova estrutura será implantada em uma área
atualmente ocupada por parte do estacionamento do hotel e ampliará a capacidade
do empreendimento para receber desde mini weddings e celebrações sociais até
feiras, convenções, lançamentos de produtos, eventos culturais e encontros
corporativos de médio porte.
Com pé-direito de seis metros, integração direta à
estrutura do hotel e capacidade para até 300 pessoas, o novo Centro de
Convenções BH Expo foi projetado para ampliar significativamente a operação de
eventos do Intercity BH Expo. Com aproximadamente 440 m², a nova área
praticamente dobrará a capacidade atual destinada a eventos, permitindo ao
empreendimento receber simultaneamente diferentes formatos de encontros
sociais, corporativos e institucionais. O espaço contará ainda com
infraestrutura de automação, recursos audiovisuais e tratamento acústico
planejado para garantir mais conforto, qualidade sonora e flexibilidade
operacional. A expansão amplia o portfólio de espaços do hotel e acompanha a
evolução de um mercado que demanda ambientes cada vez mais versáteis, modernos
e preparados para múltiplas configurações.
Segundo Rodrigo Cançado, diretor do Intercity BH
Expo, o investimento representa um novo ciclo para o empreendimento.
"Chegamos aos 10 anos em um momento de maturidade e crescimento. O hotel
consolidou sua relevância no mercado e continua evoluindo junto com as
necessidades dos clientes. Essa ampliação é uma resposta direta à demanda por
espaços mais flexíveis e preparados para diferentes formatos de eventos. Nosso
objetivo é fortalecer ainda mais o posicionamento do Intercity BH Expo como uma
das principais referências em hospitalidade e eventos da Grande Belo
Horizonte", afirma.
Outro diferencial do novo Centro de Convenções BH
Expo será sua versatilidade. Projetado para receber desde feiras, convenções e
encontros corporativos até experiências gastronômicas especiais, o espaço
permitirá a realização de eventos com operações independentes de alimentos e
bebidas, como churrascos premium e fogo de chão, sem impactar a cozinha
principal do hotel. A proposta é oferecer mais flexibilidade aos organizadores,
ampliar as possibilidades de personalização e posicionar o empreendimento como
uma opção ainda mais completa para eventos de médio porte em Belo Horizonte.
Eventos sociais impulsionam expansão - A aposta
do Intercity BH Expo acompanha uma tendência já observada no mercado e na
própria operação do hotel. Segundo pesquisa do DataEventos, casamentos,
aniversários e formaturas já representam 64,2% do mercado de eventos em Minas
Gerais. O movimento também se reflete no empreendimento, que registrou
crescimento de cerca de 10% na procura por mini weddings, batizados e
celebrações intimistas no último ano.
Rodrigo Cançado comenta que mais do que espaços para
eventos, o perfil do cliente atual busca experiências completas. O público tem
valorizado celebrações para grupos menores, mais acolhedoras e personalizadas,
em ambientes que ofereçam conforto, gastronomia diferenciada e atendimento
especializado.
Rooftop.
Para atender esse perfil, o Intercity BH Expo conta
com diferentes opções de espaços, como o Rooftop, que oferece vista panorâmica
de Belo Horizonte, e a área privativa do Restaurante Libertas, voltada para
encontros mais exclusivos.
O Espaço Essência, um ambiente intimista voltado
para reuniões de pequeno porte, cafés corporativos e celebrações mais
reservadas. A futura Arena Multiuso complementará esse portfólio, ampliando a
capacidade do hotel para receber tanto eventos sociais quanto feiras,
convenções e encontros corporativos de médio porte. “Percebemos uma mudança
clara no comportamento dos clientes, que buscam experiências mais
personalizadas e ambientes que proporcionem exclusividade sem abrir mão da
estrutura e dos serviços de um grande hotel. Nossa proposta é justamente
oferecer essa combinação entre hospitalidade, gastronomia, segurança e
eventos”, afirma Rodrigo Cançado, diretor do Intercity BH Expo.
Para celebrar os 10 anos de operação e apresentar o
projeto de expansão do Centro de Convenções BH Expo, o Intercity BH Expo
promoverá uma celebração exclusiva para clientes, parceiros estratégicos,
fornecedores e representantes da Rede Intercity de diversas regiões do Brasil.
O evento, fechado para convidados e realizado na área onde será implantado o
novo espaço, reunirá importantes nomes dos setores de hotelaria, turismo,
eventos e negócios em uma noite de relacionamento e celebração.
Com o tema Arraiá de São João, o encontro fará uma
homenagem à cultura mineira por meio da gastronomia, da música e de
experiências que traduzem a hospitalidade característica do estado. A proposta
é celebrar a trajetória construída ao longo da última década e reconhecer a
contribuição de parceiros que fazem parte da história do empreendimento, hoje
consolidado como uma das principais referências em hotelaria e eventos de Minas
Gerais.
Em 10 anos de operação, o Intercity BH Expo recebeu
mais de 1 milhão de hóspedes do Brasil e do exterior e realizou mais de 2 mil
eventos entre convenções, feiras, treinamentos, encontros corporativos e
celebrações sociais. Na área de Alimentos e Bebidas, são cerca de 140 mil
refeições servidas anualmente.
Hoje, o empreendimento conta com 281 apartamentos,
quatro salas de eventos com capacidade para até 500 pessoas, rooftop, espaços
gastronômicos, coworking e estrutura completa para hospedagem e eventos.
“Chegar aos 10 anos com mais de 1 milhão de hóspedes
e mais de 2 mil eventos realizados demonstra a confiança do mercado no nosso
trabalho. Esses resultados reforçam nosso compromisso de continuar investindo e
evoluindo para atender às novas demandas dos clientes”, finaliza o diretor do
Intercity BH Expo.
Informações
https://www.intercityhoteis.com.br/hotel-belo-horizonte/hotel-intercity-bh-expo
PIC empossa nova diretoria
O Pampulha Iate Clube (PIC) realizou, no dia 18 de
junho, a cerimônia de posse de sua nova Diretoria Executiva para o biênio
2026–2028. Na oportunidade, deu posse aos novos membros do Conselho Fiscal
e Deliberativo e aos conselheiros que se tornaram Natos. O evento reuniu
associados, ex-presidentes, conselheiros, familiares, gestores e colaboradores
em uma solenidade marcada pela emoção, pelo reconhecimento da trajetória do
Clube e pela celebração de um novo ciclo administrativo.
À frente da nova gestão está Wilson Alvarenga de
Oliveira Filho, que retorna à Presidência do PIC após ter comandado a
instituição entre 2018 e 2022. Nos últimos quatro anos, exerceu a Presidência
do Conselho Deliberativo e integrou o Conselho Consultivo do Clube.
Natural de Barão de Cocais (MG), Wilson Alvarenga é
empresário, fazendeiro e administrador de empresas. Casado com Maria Lúcia de
Araújo Alvarenga, é associado do PIC desde 1998. Sua história com o Clube,
entretanto, teve início há quase quatro décadas, quando atuou nas áreas de
Recursos Humanos e Financeira. Posteriormente, assumiu a Vice-Presidência
Fiscal e Financeira, tornou-se Conselheiro Nato e consolidou uma trajetória
marcada pelo compromisso e pela dedicação à instituição.
Ao assumir novamente a Presidência, Wilson Alvarenga
reafirmou seu compromisso com o trabalho desenvolvido, pautado pela
responsabilidade administrativa, pela valorização do quadro associativo e pelo
fortalecimento da posição do PIC como uma das mais importantes entidades
sociais, esportivas e recreativas de Minas Gerais.
Em seu discurso de posse, o presidente emocionou os
presentes ao recordar sua trajetória no Clube e destacar a importância dos
associados para o futuro da instituição. “Hoje tenho a felicidade e a honra de
ser empossado novamente como presidente do Pampulha Iate Clube. São quase 40
anos de dedicação a esta instituição, que se tornou parte da minha vida e da história
da minha família. Ao longo dessa caminhada, tive a oportunidade de servir ao
Clube em diferentes funções, desde a área administrativa até a Presidência do
Conselho Deliberativo e a Presidência do PIC. Cada experiência me ensinou algo
valioso e fortaleceu ainda mais meu compromisso com esta instituição”,
enfatizou.
“Retorno à Presidência com a convicção de que a
experiência acumulada ao longo desses anos pode contribuir para que o Clube
continue crescendo, se modernizando e ampliando sua relevância, sempre
preservando os valores que construíram sua história. Acima de tudo - afirmou
ele - volto motivado a trabalhar pelos associados, que são a
verdadeira razão de existir do PIC. É por eles que dedicamos nossos esforços,
nossos projetos e nossa dedicação diária.
Para finalizar, o novo presidente disse que recebe
esta missão com muita responsabilidade, entusiasmo e gratidão. “Espero
corresponder à confiança que me foi depositada e conduzir uma gestão marcada
pelo diálogo, pela união, pela inovação e por importantes conquistas para o
nosso Clube.”
Fotos: Equipe Túlio Barros
Diretoria
Executiva do Pampulha Iate Clube – PIC
Biênio
2026–2028
Presidente
Wilson Alvarenga de Oliveira Filho
Vice-Presidente da Área de Saúde Jamil Nahass
Vice-Presidente Comercial João Henrique Franco
Garcia
Vice-Presidente de Esportes 1 Pedro Eduardo Pimenta
Cortez Vice-Presidente de Esportes 2 Carlos Augusto Moreira
Vice-Presidente Fiscal e Financeiro Arnaud Gazzi e
Veiga
Vice-Presidente Jurídico, de Secretaria e de
Recursos Humanos Ricardo Scalabrini Naves
Vice-Presidente de Obras Carlos Roberto Rodrigues
Teixeira
Vice-Presidente de Operações Hudson Venâncio
Vice-Presidente Social Cláudio Roberto Ferreira
Gontijo
Vice-Presidente de Tecnologia da Informação Marcos
Alverni Nannetti
Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista
Sérgio Moreira @sergiomoreira63
informações para sergio51moreira@bol.com.br





