terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Representantes de assentamento no Bico do Papagaio são capacitados pelo Sebrae

Resultados destas ações foram apresentados nesta segunda-feira para o Estado 


Divulgação

Representantes dos assentamentos Coco e Vitória, com o apoio do Sebrae Tocantins e Prefeitura de Aguiarnópolis, protocolaram nesta segunda-feira, 26, dois projetos de agroindústria na Secretaria Estadual da Indústria e Comércio (Sics).

O objetivo das propostas é fomentar o desenvolvimento e agroindustrialização dos segmentos de piscicultura e fruticultura nestas comunidades, que ficam localizadas no Bico do Papagaio, extremo norte do Estado.

A iniciativa faz parte do programa Produtos da Terra, do Governo Estadual. Nesta direção, o Sebrae atuou, junto às comunidades destes assentamentos, com consultorias tecnológicas, para adequação dos estabelecimentos agroindustriais às normas sanitárias exigidas pelos órgãos competentes.

O trabalho, que durou aproximadamente um ano, foi realizado por meio do Sebraetec. As capacitações atenderam  em torno de 100 famílias famílias e, indiretamente, quando em funcionamento, a expectativa é que elas atinjam os sete municípios que abrangem a região do Bico do Papagaio, ampliando o número de famílias atendidas. 

Segundo o analista do Sebrae Gilberto Noleto, aqueles que tiverem interesse neste modelo de consultoria apresentado pela instituição, basta procurarem o Sebrae mais próximo. “Neste trabalho realizamos todo o preparo para que os empreendedores possam processar as matérias primas de forma adequada, atendendo à legislação sanitária vigente e, posteriormente, buscarem a comercialização destes produtos processados no mercado”, explica. 

Produtos da Terra  

O programa Produtos da Terra terá abrangência nas oito regiões econômicas do Estado: Bico do Papagaio; Norte; Meio-Norte; Metropolitana; Vale do Araguaia; Jalapão; Sul e Sudeste. O grupo de trabalho – formado por órgãos do Governo do Tocantins e outras instituições público-privadas – auxiliará na identificação dos arranjos produtivos locais e de projetos e iniciativas que necessitem de fomento. 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário