segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Primeira tocantinense a ser vacinada contra Covid-19 é de Gurupi

A primeira pessoa no Tocantins a receber a dose da vacina contra a Covid-19 foi Edileuza Ferreira dos Santos, de 52 anos. Ela foi imunizada na noite desta segunda-feira (18), no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, com a presença do Governador Mauro Carlesse, e da prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

Fotos: Lino Vargas

Edileuza é enfermeira desde 1994 e trabalha no Hospital Regional de Gurupi. “É com muita satisfação que eu falo aqui que foi muito bom, muito gratificante e eu louvo ao meu Deus por isso. Eu estou muito feliz porque agora, recebendo essa imunização, eu vou poder trabalhar com mais vontade, com mais afinco e cuidar de outras vidas que ainda precisam do meu cuidado e ainda não foram vacinadas ainda”, declarou, emocionada.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela técnica em Enfermagem do Hospital Geral de Palmas (HGP) Jocília Tito Barbosa, que optou em permanecer trabalhando na linha de frente de combate à Covid-19 desde o início da pandemia, mesmo fazendo parte do grupo de risco. “A sensação foi maravilhosa em saber que estamos iniciando uma campanha desse porte, que representa a esperança para os colegas e para a população. Essa data é histórica e temos que agradecer a Deus e aqueles que lutaram para que esse momento fosse concretizado”, disse. 

A terceira pessoa vacinada na solenidade foi José Arnaldo, 30 anos, da etnia Xerente, da Aldeia Funil, localizada em Tocantínia.

O governador Mauro Carlesse agradeceu a equipe da Secretária da Saúde e lembrou das dificuldades enfrentadas com o advento da pandemia e a luta junto ao Ministério da Saúde em busca de ajuda. “Esse dia representa fé e esperança. Graças a Deus hoje estamos podendo realizar esse dia histórico, que é motivo de muita felicidade, mas é importante lembrar que com a pandemia vieram a falta de oportunidade, o desemprego e a fome para muitas famílias, que nos obrigou a atender esse segmento da população com kits de alimentação”, disse o governador, lembrando que somente em 2020 foram distribuídas mais de 1 milhão de cestas básicas.

Plano de imunização

O Tocantins foi um dos primeiros estados a apresentar um Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19. A Secretaria Estadual da Saúde já dispõe de estoque de seringas e da logística definida para agilizar a entrega das doses aos 139 municípios.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, explicou que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde serão utilizadas na aplicação das primeira e segunda doses. Segundo ele, a expectativa é que os lotes sejam enviados em um curto espaço de tempo para atender novos grupos prioritários, provavelmente profissionais da educação, segurança e aqueles privados de liberdade.

O secretário ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde. Para facilitar a logística, foram criados dois centros de distribuição, em Palmas e em Araguaína. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Do lote de seis milhões de vacinas Coronavac entregues ao Governo Federal pelo Instituto Butantan, coube ao Tocantins um total de 44 mil doses, sendo 29.840 destinadas à população em geral e 14.600 à população indígena.

Atualmente, o Tocantins contabiliza 310.318 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 96.589 casos confirmados. Destes, 85.427 pacientes estão recuperados, 9.846 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.316 pacientes foram a óbito.

Com informações da Secom Tocantins e Secom Gurupi

Nenhum comentário:

Postar um comentário