Sebrae maio 1

Sebrae maio 1
Consultores

domingo, 22 de dezembro de 2019

Morre em São Luís o turismólogo e empresário José Gomes Figueiredo


O turismólogo e empresário José Gomes Figueiredo, ex-vice-prefeito de Primeira Cruz, faleceu na manhã deste sábado (21), em São Luís, aos 77 anos. Último proprietário do Hotel Central, na Praça Benedito Leite, foi também proprietário do Hotel Ribamar (na Praça João Lisboa) e sócio do Hotel Ponta d’Areia, da empresa Turismar e primeiro diretor da Agetur.

Além de empresário, militou em diversas entidades patronais, como Associação Comercial, Sindicato de Hoteis e outras. Por oito anos, Figueiredo foi vice-prefeito de Primeira Cruz, na gestão de João Neto, de quem era muito próximo, pois as esposas de ambos são irmãs, Maria da Graça e Kátia, respectivamente.

Criador da Maratur, empresa maranhense de turismo, no governo Nunes Freire na década de 70, Zé Figueiredo nasceu em Juazeiro do Norte (CE). A logomarca da empresa Maratur foi criada pela irmã, a arquiteta Margareth Figueiredo. Irrequieto, criou várias marcas do universo comercial de São Luís, como o nome Arpaso, inspirado no nome do proprietário Arsênio Pacífico de Sousa. Colecionador de camisas havaianas, chamou atenção da imprensa nacional.

Durante muitos anos, ele foi um atuante colaborador do suplemento JP Turismo, onde escrevia a coluna “Turismania”, e foi um dos mais influentes empresários do ramo de turismo no Maranhão.
Além de empresário, político e colaborador do JP Turismo, chegou a gravar um CD com músicas de bolero.

O turismo foi a grande paixão de Figueiredo, que conheceu os lugares mais importantes do mundo, não apenas para se divertir, mas conhecer seus costumes e deles tirar lições para aplicar em suas atividades. Foi membro atuante da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet na seccional do Maranhão e também em nível nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário