domingo, 7 de setembro de 2025

Festival Gastronômico movimenta turismo e fortalece tradições

A 19ª edição do FGT celebra os ingredientes do cerrado, impulsiona a economia local e surpreende moradores e visitantes que encontram na culinária uma expressão de identidade e afeto.

Foto: Lia Mara

Em sua terceira noite, o 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) confirma seu papel como grande vitrine para a culinária da Capital e do Tocantins. Para muitos visitantes, o evento é considerado parada obrigatória no calendário turístico anual. O festival recebe o público até este domingo, 7.

O servidor público André Fernando, natural de São Luís (MA) e morador de Araguaína (TO) há um ano, comparece pela segunda vez consecutiva. “Vim ano passado e a experiência me fez voltar mais um ano. Aqui é um momento de reencontrar meus amigos, de viver o clima de Taquaruçu, de ouvir música boa e experimentar pratos que são novidades”, contou.

O professor universitário Bruno Nunes trouxe o namorado, Jamie Divine, nascido em Miami (EUA), para experimentar a culinária tocantinense e brasileira pela primeira vez no Festival. Divine afirma que se surpreendeu com o evento e com as pessoas, que carregam um espírito hospitaleiro. “Todos são gentis e abertos e essa comida é um exemplo disso. Comida boa feita por diferentes pessoas, raças, idades e diferentes lugares”, declarou.

O reflexo do movimento é sentido também nas pousadas e restaurantes locais, que registram ocupação elevada durante todos os dias do evento.

Cozinha Show e Encontro de Gigantes

Um dos espaços preferidos do público é o Cozinha Show, que apresentou a grande final do Encontro de Gigantes, entre os chefs de cozinha Josué Amorim e Maria Célia Rabelo. Todos os concorrentes são vencedores de antigas edições do FGT e, ao longo desta edição, disputaram o desafio apresentando os temas entrada, prato principal e, neste sábado, sobremesa. Sobre os critérios de avaliação, os jurados reforçaram a importância de aliar técnica e autenticidade em cada receita. O resultado e a premiação serão divulgados no domingo, 7.

Após o encontro, o Chef Jimmy Ogro, americano naturalizado no Brasil é conhecido por sua atuação no programa Mais Você (TV Globo), apresentou a receita “Porc au Vin” (porco ao vinho, em francês). Para ele, trazer a leveza ao palco é que faz a apresentação dar certo. “Como figura pública, eu tenho o maior prazer em receber o carinho que recebi no Tocantins. Eu faço questão de devolver, porque sem o nosso público não somos ninguém”, afirmou o chef.

A pensionista Analice dos Anjos acompanha Jimmy pela TV e adorou as dicas da apresentação “Eu já usava o vinho, mas aqui descobri que não posso usar o vinho suave. Aprendi técnicas simples que, com certeza, vou tentar fazer em casa”, declarou.

Empreendedorismo local

Nos bastidores, o FGT também transforma a realidade dos empreendedores da Capital. A empresa do casal Jessica e Guilherme Gonçalves foi aberta em maio e ter a oportunidade de expor em um festival desse porte significa ampliação dos negócios e dos clientes. Guilherme elogiou a organização e disse que o festival valoriza o empreendedor que investe na cidade. “A projeção é participar ano que vem com certeza, junto com outras empresas locais, que podem também agregar ao evento”, finalizou.

Por Hugo Gross

Festival Gastronômico de Taquaruçu recebe show do Mundo Bita neste domingo, 7

Espetáculo infantil fecha programação da edição de 2025 do FGT; canções clássicas e inéditas para a família se divertir estarão no repertório

Divulgação

O 19° Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), em Palmas, ganha um sabor ainda mais especial neste domingo, 7, com a chegada de um dos espetáculos infantis mais queridos do Brasil: o show do Bita | Festa dos Bichos. A atração promete encantar as famílias que visitarem o distrito, unindo gastronomia e cultura em uma experiência inesquecível.

O novo espetáculo do Mundo Bita, previsto para ter início às 17h30, mergulha no universo animal com 20 canções que passeiam por clássicos e inéditas, incluindo sucessos como ‘Fazendinha’ e ‘Viajar pelo Safari’. Com uma atmosfera lúdica e colorida, o show apresenta personagens marcantes como a girafa, a coruja, a capivara e até o simpático dinossauro Argo.

Com duração de cerca de 1h30, o espetáculo traz cenários vibrantes, figurinos cheios de cores e muita interação com o público. No palco, além do Bita e das crianças Lila, Dan, Tito e Tina, quem conduz a trilha sonora é a cantora Flora, garantindo um espetáculo que emociona e diverte toda a família.

A apresentação integra a programação cultural do FGT, que a cada ano busca oferecer não apenas pratos saborosos e criativos, mas também momentos de lazer e entretenimento para todas as idades. “O FGT é um encontro de sabores, também de cultura e convivência, e o show do Bita chega para fortalecer ainda mais essa proposta”, destaca a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira.

Cozinha Kids 

O espaço Cozinha Show também entra no embalo do tema lúdico e recebe neste domingo chefs mirins para o preparo de receitas com muita criatividade e diversão, a partir das 16 horas.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Governador em exercício Laurez Moreira abre oficialmente a Exposição Agropecuária de Dueré

Expo Dueré 2025 se estende até este sábado, 6, com shows, rodeios, oportunidades de negócios e ações voltadas ao agronegócio, principal atividade econômica do município

Governador em exercício Laurez Moreira abre oficialmente a 28ª edição da Expo Dueré. Fotos: Márcio Vieira/Governo do Tocantins

A cidade de Dueré foi a primeira a ser visitada pelo governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, na noite dessa quinta-feira, 4, onde participou da abertura oficial da 28ª edição da Expo Dueré. A exposição agropecuária é promovida pelo Sindicato Rural e pela prefeitura da cidade, com apoio do Governo do Tocantins, e é um dos principais eventos do segmento na região sul do estado.

Laurez Moreira destacou a alegria de poder prestigiar a exposição, como governador em exercício, na sua cidade natal e onde iniciou sua carreira na vida pública. Na ocasião, o gestor se comprometeu a construir o anel viário de Dueré e realizar outras obras de infraestrutura rodoviária na região. "Estou muito feliz em estar aqui neste momento de festa e podem estar certos de que vamos fazer muito pela nossa cidade de Dueré", afirmou o governador em exercício do Tocantins, ressaltando ainda o compromisso de fazer o anel viário da cidade, o asfaltamento no trecho rodoviário até o Capão de Coco e a ligação para a cidade de Cristalândia.

O prefeito de Dueré, Dida Moreira, enfatizou o crescimento da festa e que, com a ajuda do Governo do Tocantins, muitas obras estruturantes vão contribuir ainda mais com o desenvolvimento da cidade e da região. "Temos um município com uma economia pujante, que contribui para o crescimento desta feira a cada ano e, com a ajuda do nosso governador em exercício, muitas obras esperadas há anos vão se tornar realidade na cidade e região”, pontuou.

Ao ressaltar a importância das exposições agropecuárias, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Paulo Carneiro, ressaltou que a Expo Dueré é uma festa de confraternização da população da zona rural. "Com o apoio do Governo do Estado, da prefeitura de Dueré, do Sindicato Rural e de outros atores, realizamos essa grande festa, que é um momento importante de confraternização", destacou o presidente da Faet.

A presidente do Sindicato Rural, Ozenira Caldeira Marques (Pretinha), agradeceu a presença do governador em exercício Laurez Moreira e o apoio do Governo do Tocantins para realização da feira. "Dueré está em festa para receber o governador Laurez Moreira para abrilhantar a nossa festa", enfatizou.

Expo Dueré 2025

Com uma programação diversificada, a Expo Dueré 2025 teve início no dia 30 de agosto e se estende até este sábado, 6, com shows, rodeios, oportunidades de negócios e ações voltadas ao agronegócio, principal atividade econômica do município. O evento atrai produtores rurais, comerciantes e visitantes de toda a região sul do Tocantins, movimentando e aquecendo a atividade econômica local.

A economia de Dueré é predominantemente agropecuária, com foco na pecuária e na agricultura, especialmente na produção de grãos. O município conta com uma área de 3.424,836 km² e uma população estimada em 4.727 habitantes, com forte ligação ao agronegócio, atividade que impulsiona a economia tocantinense.

Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins

Esmat inaugura LIIARES, o primeiro Laboratório de Inteligência Artificial institucionalizado em uma Escola Judicial no Brasil

O espaço nasce com o propósito de impulsionar a pesquisa científica aplicada, a inovação tecnológica e a formação contínua de magistrados(as), servidores(as) e profissionais da Justiça, por meio da Inteligência Artificial.

Resultado do compromisso do desembargador Marco Villas Boas (foto), diretor geral da Esmat e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), o Laboratório é o primeiro do tipo institucionalizado no âmbito de uma Escola Judicial no Brasil.

Trata-se de uma construção coletiva, fruto da parceria entre Esmat, Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade de São Paulo (USP), consolidando uma iniciativa pioneira e estratégica para o desenvolvimento do Sistema de Justiça nacional. A gestão administrativa e financeira do projeto é feita pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

Um espaço de pesquisa e transformação

O LIIARES será um ambiente de fomento à produção científica, à governança de dados e à criação de soluções tecnológicas que qualifiquem a prestação jurisdicional. Seu foco está na aplicação prática da IA em áreas como gestão pública, educação judicial, análise de dados e formulação de políticas institucionais baseadas em evidências.

Entre seus objetivos, publicados em junho deste ano na Resolução n° 44, de 2025, estão o estímulo à interdisciplinaridade, a formação de redes de pesquisa e a integração de saberes técnicos e jurídicos voltados ao bem comum.

Ao declarar oficialmente inaugurado o espaço, o desembargador Marco Villas Boas celebrou o momento como uma conquista histórica não apenas para a Escola, mas também para todo o Tocantins.

“É um privilégio recebermos, nesta tarde luminosa, pessoas tão comprometidas com o conhecimento e com a justiça, para abrir um espaço que promete contribuir com o desenvolvimento técnico e científico. Este Laboratório é um passo firme em direção à transformação digital e ao fortalecimento das instituições, a partir de pesquisas que vão beneficiar diretamente a sociedade e a atuação do Poder Judiciário”, afirmou.

O desembargador destacou ainda que a iniciativa tem grande potencial de impulsionar os cursos de mestrado e de doutorado em Governança e Transformação Digital (PPGGTD) da Escola, promovidos em parceria com a UFT, fortalecendo a produção científica local e ampliando as perspectivas de inovação no serviço público.

Representando a desembargadora Maysa Vendramini Rosal, presidente do TJTO,  o juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho, transmitiu a mensagem da magistrada:

“Hoje damos um passo histórico na integração entre tecnologia, educação e justiça. O LIIARES reflete o compromisso da Esmat com a promoção de uma cultura de inovação responsável e com o contínuo aprimoramento da gestão pública e da prestação jurisdicional”, declarou.

Revista LIIARES

Para fortalecer ainda mais o papel da pesquisa no ecossistema jurídico, a Esmat também lançou a Revista LIIARES – Inovação e Pesquisa a Serviço da Justiça. O periódico nasce como um canal estratégico de divulgação científica, voltado a conectar inovação, conhecimento e prática no campo da Inteligência Artificial aplicada à Justiça.

A Revista recebe submissões de artigos, a partir do dia 9 de setembro, próxima terça-feira, para sua 1ª edição, com temas que incluem: Automação Responsável no Judiciário, Regulação de IA, Ética e Segurança de Dados, Uso de IA em Políticas Públicas e Soluções para Sustentabilidade e Descarbonização. Pesquisadores(as), magistrados(as), servidores(as), estudantes e profissionais interessados(as) poderão conferir a chamada completa com mais informações posteriormente.

Parcerias estratégicas

Estiveram presentes na inauguração representantes do Poder Judiciário, da Academia, da Advocacia, do setor público municipal e de Escolas da Magistratura de diversos estados, demonstrando o alcance e o prestígio da iniciativa. Entre os nomes:

Desembargador Lídio Modesto da Silva Filho (Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)); Juiz Felipe Damous (Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam-MA)); Juiz Wellington Magalhães (2º Diretor Adjunto da Esmat); Doutor Renato de Oliveira, Procurador-Geral do Município de Palmas,  representando o prefeito Eduardo Siqueira Campos; Professor Doutor Marcelo Leineker (UFT), representando o reitor Professor Doutor Luís Eduardo Bovolato; Doutora Flávia Malachias (ESA/OAB-TO); Professores Doutores Ana Carla Bliacheriene, Luciano Vieira de Araújo e David Nadler (USP e UFT); Professor Doutor Humberto Xavier de Araújo (PPGGTD/UFT); Ronei Dutra e Elionai Magalhães (Escola da Magistratura do Espírito Santo (EMES)); Representantes do Inovassol, do corpo técnico da Esmat e da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJTO.

Confira a Portaria n° 29, de 2025 com a lista do Comitê Gestor do LIIARES.

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Zeca Baleiro é atração na abertura do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu

FGT começa nesta quinta-feira, 4, e segue até domingo, com muita gastronomia, música e cultura


Divulgação

O cantor Zeca Baleiro será a grande atração da primeira noite da 19ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que tem início nesta quinta-feira, 4, a partir das 18 horas.

Para dar mais tranquilidade de acesso ao evento, a Prefeitura de Palmas reforça transporte coletivo durante Festival Gastronômico de Taquaruçu

Ônibus sairão do Ginásio Ayrton Senna a cada 30 minutos a partir das 18 horas. Secom Palmas

Promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), o evento é referência na valorização da culinária tocantinense e segue até domingo, 7, reunindo gastronomia, música de qualidade e experiências inesquecíveis para moradores e turistas, com expectativa de atrair milhares de pessoas ao distrito.

A abertura oficial do festival acontece às 18 horas, com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos e demais autoridades locais.

A programação musical começa às 21 horas, com a apresentação do grupo Pagode da Lu. Em seguida, o consagrado cantor Zeca Baleiro sobe ao palco para embalar o público com sucessos como Telegrama, Lenha, Samba do Approach e Ai Que Saudade d’Ocê.

Para encerrar a noite, a cantora Melissa Lima promete agitar o público ao som de muito forró e sertanejo.

O FGT é sinônimo de boa comida. Quem subir a serra encontrará uma seleção de 47 pratos que exaltam o melhor da culinária tocantinense. As opções estão distribuídas em diferentes categorias: pratos salgados, comidinhas salgadas, pratos doces, alimentação funcional, food truck, drinks regionais e rota gastronômica. Os estandes estarão abertos a partir das 18 horas.

(Veja aqui mais informações sobre o concurso gastronômico.)

Para quem deseja aprender com os mestres da cozinha, o palco Cozinha Show trará a batalha de chefs locais no Encontro de Gigantes, a partir das 18h30. Logo depois, às 19h30, a chef Babi Frazão sobe ao palco para compartilhar segredos e técnicas culinárias.

Zeca Baleiro

Natural de São Luís do Maranhão, Zeca Baleiro iniciou sua carreira em 1997 com o lançamento do álbum Por Onde Andará Stephen Fry?, sucesso imediato de crítica e público. Ao longo de quase três décadas de trajetória, o artista construiu uma sólida discografia, com 17 álbuns de estúdio e nove DVDs lançados, além de diversos projetos especiais em parceria com músicos renomados. Reconhecido por sua originalidade e talento, Baleiro acumula também inúmeros prêmios ao longo da carreira.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Atrações da Serra da Canastra, Mar de Minas e Sul do Estado na AVIRRP

Coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreirqa

A 27ª Feira de Turismo AVIRRP acontece nos dias 5 e 6 de setembro, no Taiwan Centro de Eventos, em Ribeirão Preto interior de São Paulo.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), marca presença no evento considerado destaque na região paulista.

A AVIRRP reúne agentes de viagens e fornecedores nacionais e internacionais e é considerada estratégica para a promoção de destinos mineiros.

No stand de Minas, o público poderá conhecer e vivenciar o melhor da Serra da Canastra, do Mar de Minas e da região de Varginha, além de outros roteiros turísticos que integram a diversidade cultural, gastronômica e natural do estado.

Força coletiva do turismo mineiro - A participação mineira reúne municípios, hotéis, IGRs e receptivos turísticos, entre eles:

●      Municípios e hotéis: Delfinópolis, Claraval, Cássia, Rio Paranaíba, Capitólio, Camanducaia, Três Pontas, Varginha, San Diego Hotéis e Dayrell Hotel;

●      IGRs e receptivos: Serras Verdes, Grutas e Mar de Minas, Montanhas Cafeeiras de Minas, Montanhas de Minas Turismo, Rota 35 Agência de Viagens e Rotas da Canastra Ecoturismo;

●      Rotas Prioritárias em parceria com o Sebrae: Rotas da Canastra e Rota Vulcânica.

Degustações e experiências - O espaço mineiro oferecerá degustações de queijos artesanais da Canastra, cachaças e méis locais, além da apresentação da plataforma de inovação IA Turismo Chiquinho e da explicação das 13 Rotas Temáticas da IGR Montanhas Cafeeiras.

Entre os destaques regionais estão:

●      Lago de Furnas: experiências náuticas e gastronomia local;

●      Serra da Canastra: queijos premiados, Parque Nacional e atrativos naturais;

●      Serras Verdes do Sul de Minas: integração de 20 municípios e cicloturismo;

●      Rota Vulcânica: Poços de Caldas, Andradas, Caldas, Santa Rita de Caldas e Ibitiúra de Minas, com águas minerais e termais, vinhos de altitude e turismo de aventura;

●      Rotas da Canastra: ecoturismo e turismo sustentável, valorizando o queijo, o café e o Rio São Francisco.


Participação de Minas Gerais: stand da Secult com Serra da Canastra, Mar de Minas e região de Varginha

Atrações: degustações de queijos, cachaças e méis regionais

Experiências: IA Turismo Chiquinho e apresentação das 13 Rotas Temáticas

A Ilha da Terra do Fogo se reconecta com o Brasil: convite para o webinar da Tierra Turismo

Turismo como estratégia de desenvolvimento - “O turismo mineiro é uma força que movimenta nossa economia, gera emprego e fortalece a identidade cultural. Na AVIRRP, mostramos como Minas Gerais tem experiências únicas para oferecer, unindo natureza, gastronomia, inovação e hospitalidade”, afirma o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Entre agosto e setembro de 2025, o Governo de Minas marca presença em cinco grandes eventos no estado de São Paulo. Com a participação na feira, Minas Gerais amplia sua presença em um dos principais mercados emissores de turistas do país, fortalecendo parcerias com agentes e operadoras e promovendo destinos que unem tradição, diversidade e sustentabilidade.

 27ª Feira de Turismo AVIRRP 2025

Local: Taiwan Centro de Eventos – Av. Dr. Francisco Gugliano, 2710 – Royal Park – Ribeirão Preto (SP)

Datas: 5 e 6 de setembro 


O Fim do Mundo está de volta: a Posiciona e a Tierra Turismo convidam operadores, agências de viagens e profissionais do trade turístico do Brasil a participarem de um webinar exclusivo sobre a Ilha da Terra do Fogo e Ushuaia — um destino único que combina natureza, aventura e hospitalidade.

Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de se reconectar com um dos destinos mais fascinantes da Patagônia Argentina e conhecer de perto a proposta da Tierra Turismo, receptivo com mais de 15 anos de experiência na criação de programas sob medida para viajantes que buscam experiências autênticas e inesquecíveis no Fim do Mundo.

Tierra Turismo: a aventura começa no Fim do Mundo
Com uma equipe de guias especializados e atendimento personalizado, a Tierra Turismo oferece um portfólio diversificado de atividades para todos os perfis de viajantes:

●       Excursões terrestres pela Cordilheira dos Andes e pelo Parque Nacional Tierra del Fuego;

     Navegações pelo lendário Canal Beagle, com observação de fauna única;

●       Expedições em 4x4, caminhadas e ecoturismo em paisagens patagônicas;

●       Produtos originais, cuidadosamente desenvolvidos por seus próprios fundadores;

●       Experiências gastronômicas, projetadas para criar momentos únicos em torno das excursões.

●       Programas personalizados, sempre com foco em conforto, segurança e sustentabilidade.

"Nosso objetivo é transformar cada viagem em uma experiência inesquecível, unindo natureza, aventura e hospitalidade", destaca a equipe da Tierra Turismo.

Posiciona: Ushuaia novamente próxima do Brasil

Com esta ação, a Posiciona reforça seu papel como ponte estratégica entre a Argentina e o Brasil, reativando a presença de Ushuaia em um mercado-chave e aproximando o trade turístico brasileiro das oportunidades únicas que este destino oferece.

Terra do Fogo: natureza indomável no fim do mundo
No extremo sul da Argentina, a ilha da Terra do Fogo guarda paisagens remotas, selvagens e profundamente emocionantes. Ao longo da Ruta Nacional N°3, a estrada serpenteia entre florestas, montanhas e turfeiras, conectando com recantos quase secretos como Puerto Almanza, um charmoso vilarejo de pescadores às margens do Canal Beagle, e Cabo San Pablo, onde um farol solitário e o casco enferrujado do navio Desdémona contam histórias de vento, mar e naufrágios.

Esse recanto fueguino é muito mais do que uma paisagem: é uma experiência sensorial onde o silêncio, a imensidão e a conexão com a natureza ganham um novo significado. Lá, a Tierra Turismo oferece experiências autênticas que revelam a essência dessa geografia única, combinando aventura, cultura local e sustentabilidade.

O webinar será um convite para descobrir o lado menos conhecido e mais profundo da Terra do Fogo. Uma oportunidade para explorar seu potencial turístico e conhecer como a Tierra Turismo transforma cada visita em uma viagem memorável ao coração do fim do mundo.

Os participantes do webinar também terão a chance de participar de um sorteio exclusivo, preparado especialmente para esta ocasião!

Inscrição - Webinar Tierra Turismo & a Ilha da Terra do Fogo – Posiciona Travel Trade Marketing

A participação no webinar é gratuita. Para se inscrever, clique aqui 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKBbZ_AZ_w3fTp60ps6KeH5yrcKOctyJ34X7j3X3IXpLTjfQ/viewform

📅Data do webinar: 09 de setembro

🕒Horário:15hs (horário Brasília)

📍Modalidade: Online (com inscrição prévia)

A música encanta- Com maestro argentino convidado, Coral Lírico de Minas Gerais apresenta concerto gratuito no Museu Inimá de Paula

Fotos: Paulo Lacerda

Coral Lírico de Minas Gerais- (CLMG) apresenta mais uma edição da tradicional série “Lírico no Museu”, desta vez sob a regência do maestro argentino convidado Juan Manuel Brarda. O programa é dedicado ao repertório coral-sinfônico europeu dos séculos XVIII e XIX e conta com obras dos compositores italianos Antonio Vivaldi e Luigi Cherubini. O evento será realizado no Museu Inimá de Paula, localizado no Centro de Belo Horizonte, no dia 4 de setembro, às 19h, com entrada gratuita e sem a necessidade de retirar ingressos previamente. O “Lírico no Museu” reafirma o compromisso do Coral Lírico de Minas Gerais em aproximar a música de concerto do público, oferecendo apresentações de excelência em espaços que dialogam com diversas linguagens artísticas.

O concerto terá início com o “Requiem em dó menor”, de Luigi Cherubini, obra escrita em memória do rei francês Luís XVI. Trata-se de uma composição admirada por nomes reconhecidos da música clássica, como Johannes Brahms e Robert Schumann. Ludwig van Beethoven elegeu o réquiem de Cherubini como uma das maiores peças sacras já compostas, e a obra chegou a ser tocada em seu funeral, no ano de 1827. Mais recentemente, em 1992, a composição fez parte da trilha sonora do filme “Twin Peaks – Os Últimos Dias de Laura Palmer”, do renomado diretor David Lynch. Na sequência, o público poderá apreciar uma versão coral de “Inverno”, de Antonio Vivaldi, com arranjo do compositor francês Franck Krawczyk, que acrescenta novas cores e texturas à célebre obra pertencente a “As Quatro Estações” – a mais conhecida de Vivaldi e uma das peças mais populares da música de concerto, muito utilizada também em filmes e séries. O “Inverno”, especificamente, aparece em produções diversas, como “La Casa de Papel”, “Os Simpsons” e “Wandinha”

Foto: Susana Perez

O maestro Juan Manuel Brarda ressalta que as duas obras evidenciam a riqueza expressiva do coral. “A versão de ‘Inverno’, de Vivaldi, originalmente concebida como concerto para violino, propõe um exercício de releitura no qual o contraponto instrumental se transforma em um diálogo entre dois coros, ressaltando tanto o virtuosismo quanto a energia rítmica característica do barroco de Veneza.

Foto: Susana Perez

O ‘Réquiem’ de Cherubini, em sua versão para piano, constitui uma das contribuições mais significativas ao repertório sacro do século XIX: uma escrita inteiramente coral, sem solistas, que confere ao conjunto o papel exclusivo de portador do drama expressivo e antecipa o lugar central do coral na estética romântica”, explica o regente.

“Lírico no Museu” é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Fundação Clóvis Salgado . As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a CEMIG,  como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale,  e Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed BH e da Ardelor Mttal, Patrocínio da Vivo, e correalização da APPA-Cultura & Patrimônio,  O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução.

Fotos:Paulo lacerda

Coral Lírico

De Córdoba a Minas Gerais – Juan Manuel Brarda é o atual regente titular do Coro de Cámara de la Provincia de Córdoba, na Argentina, e trabalhou com o Coral Lírico de Minas Gerais pela primeira vez em abril deste ano, na preparação do grupo para o concerto “Messias”, de Haendel. “Aquela experiência foi reveladora: descobri um conjunto de excelência artística, com grande disciplina e uma entrega apaixonada e profissional que enaltece sua história e a tradição do canto coral lírico em Minas Gerais”, relembra o maestro.

Segundo Juan, a experiência trabalhando com um conjunto dessas características convida-nos a refletir sobre o valor de um elenco estável como o Coral Lírico de Minas Gerais. “Um corpo artístico dessa natureza não apenas preserva e divulga um repertório diverso e exigente, mas também encarna uma decisão cultural e política de grande alcance: garantir continuidade na formação dos intérpretes, consolidar uma identidade artística própria e contribuir de maneira sustentável para o patrimônio coletivo. A condução de um elenco com essas qualidades oferece a possibilidade de abordar um repertório de alta exigência e grande valor histórico. Retornar a Belo Horizonte como regente convidado é uma honra e uma profunda satisfação, e agradeço a oportunidade de contribuir para este projeto artístico”, celebra o regente.

Programa do concerto

“Requiem em dó menor”, de Luigi Cherubini

“Inverno” (“As quatro estações”), de Antonio Vivaldi, com arranjo de Franck Krawczyk

CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS – Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais. Interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Participa da política de difusão do canto coral, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização das séries Concertos da Liberdade – Lírico ao Meio-dia e Lírico em Concerto –, Coral Lírico na Cidade e Noites Líricas, além de integrar as temporadas de óperas da FCS. O Coral Lírico de Minas Gerais teve como regentes Luiz Aguiar, Marcos Thadeu Miranda Gomes, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes, Lincoln Andrade, Lara Tanaka e Hernán Sánchez Arteaga.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Regido por Juan Manuel Brarda, programa inclui obras de compositores italianos renomados como Antonio Vivaldi e Luigi Cherubini

Lírico no Museu

Data: 4 de setembro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Museu Inimá de Paula

(R. da Bahia, 1201 – Centro de Belo Horizonte)

Classificação indicativa: 10 anos

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço

BH recebe evento de novidades da aviação

Nos dias 18 e 19 de setembro, acontecerá a primeira edição do Aviation XP no Sudeste, no Aeroporto da Pampulha.

Minas Gerais tem se destacado nos setores de aviação geral, executiva e agrícola, com crescimento e investimento sólidos nos últimos anos. O Aeroporto da Pampulha, no coração da capital do estado, registrou mais de 27 mil operações de pousos e decolagens em 2023, refletindo a expansão da aviação executiva no estado. A frota de aeronaves agrícolas no estado cresceu 4% em 2024, com 104 aeronaves em operação, representando 3,8% da frota nacional.

Minas Gerais tem 67 aeroportos públicos, 199 privados, 146 helipontos, 7 empresas de táxi aéreo, 21 empresas de serviços aeroagrícolas e 55 oficinas de manutenção aeronáutica, de acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag).

O evento tem a expectativa é reunir fabricantes, operadores, prestadores de serviço e empresas que vão levar algumas das principais novidades do universo da aviação executiva para a capital mineira. O evento conta com o apoio da Motiva, que é a concessionária responsável pelo aeroporto.

“É uma honra para a Motiva sediar a primeira edição da AviationXP no Sudeste, especialmente no Aeroporto da Pampulha, hoje líder em movimentos de aeronaves executivas de asa fixa no Brasil. Como líderes no segmento de Aviação Geral no Brasil, com 18% do mercado, acreditamos no poder dos encontros que impulsionam negócios e fortalecem o setor. O AviationXP é uma vitrine estratégica, e estamos orgulhosos de apoiar essa iniciativa em Belo Horizonte”, afirma Graziella Delicato, Gerente Executiva de Negócios Aéreos da Motiva.

Consolidada como um dos principais encontros do setor aeronáutico no Brasil, a Aviation XP já possui um histórico de sucesso em diversas regiões do país, como a quinta edição no Centro-Oeste e forte presença no Nordeste e no Sul.

Reconhecida por ser um ponto de encontro essencial para fabricantes e fornecedores, a Aviation XP, agora, leva sua proposta ao Sudeste, com sua primeira edição em Belo Horizonte. No evento, uma vasta gama de produtos e serviços é apresentada a potenciais clientes. Os convidados terão a chance exclusiva de conhecer modelos em exposição e, em alguns casos, participar de voos de demonstração.

Para mais informações sobre o evento, acesse 

aviationxp.com.br.

Festival Os Sons do Brasil chega em Mariana

Vibração em alta! O Festival Os Sons do Brasil, que fez história em Ouro Preto com a presença de artistas consagrados como Sandra Sá, Russo Passapusso e Carlos Dafé, se prepara para mais uma temporada, desta vez no Museu de Mariana, entre os dias 5 e 7 de setembro, com uma programação gratuita, diversa e dançante.

 Mariana recebe artistas de diferentes regiões do país: Luê, Manoel e Felipe Cordeiro, Thiago Delegado, Allan Abbadia, Fernando Bento, Silas Prado, Erika Curtiss, Carla Sceno e DJ Pátrida, reafirmando o compromisso do Festival com a valorização da música brasileira em suas múltiplas expressões, reunindo artistas consagrados e emergentes que dialogam com as raízes culturais do Brasil.

A cena musical paraense ganha destaque na sexta, dia 5, com a cantora e instrumentista Luê, que apresenta um repertório marcado pela fusão da música nortista com influências da música clássica e do pop, tendo a rabeca como protagonista. Na sequência, o público é convidado para o Baile do Papai, comandado pelo guitarrista Manoel Cordeiro, referência da guitarrada, do carimbó e do brega. Ao lado do filho, o cantor e compositor Filipe Cordeiro, ele traz uma sonoridade contemporânea que dialoga com as tradições da região Norte.

No sábado, dia 6, o Museu recebe Érika Curtiss, que lança o trabalho Desdobrável, em um repertório marcado pela MPB e pelo samba. O público também acompanha o violinista e compositor Thiago Delegado, ao lado de Fernando Bento, em clássicos do jazz, choro e samba. Encerrando a noite, a cantora e compositora Roberta Sá, um dos grandes nomes da música brasileira contemporânea e vencedora do Grammy Latino, apresenta um show que transita pela MPB, bossa nova e samba.

O encerramento do Festival 2025 acontece no domingo, dia 7, com Allan Abbadia apresentando o projeto IFÈsta, ao lado de Silas Prado, em uma imersão na música negra da diáspora. Em seguida, a mineira Carla Sceno leva ao palco um trabalho que une jazz, música popular e tradição afro-brasileira. Nos intervalos, a pista fica por conta do DJ Pátrida, que anima a festa em todos os dias do evento.

O Festival Os Sons do Brasil é viabilizado através da Lei Rouanet com o patrocínio master da Vale, patrocínio da J. Mendes, apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Prefeitura de Mariana, Museu Boulieu e do Museu de Mariana. Uma realização da Bento Produção Cultural e Ministério da Cultura – Brasil União e Reconstrução.


Roberta Sá

Programação completa – Festival Os Sons do Brasil em Mariana
 Museu de Mariana | Entrada gratuita

05 de setembro (sexta-feira)  a partir das 19h

●     DJ Pátrida

●     Luê

●     Baile do Papai – Manoel Cordeiro convida Felipe Cordeiro

06 de setembro (sábado) – a partir das 18h30

●     DJ Pátrida

●     Erika Curtiss

●     Thiago Delegado convida Fernando Bento

●     Roberta Sá

07 de setembro (domingo) – a partir das 15h30

●     DJ Pátrida

●     Allan Abbadia apresenta IFÈsta, participação Silas Prado

●     Carla Sceno

Festival Os Sons do Brasil 2025 | Mariana

Datas: De 5 a 7 de setembro

Local: Museu de Mariana

ENTRADA FRANCA - RETIRADA NO SYMPLA

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63  informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br